REGISTRO: 59º Tooro Nagashi espera mais de 15 mil visitantes

 

O Bunkyo de Registro (Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro), em parceria com a Comissão Organizadora do Centenário da Colonização Japonesa em Registro, Sete Barras e Iguape, Nichirenshu Emyoji, Associação Cultural e Esportiva de Registro (Acer) e Prefeitura Municipal de Registro, realiza nos dias 1º e 2 de novembro (sexta e sábado), a 59ª edição do Tooro Nagashi.

 

Ponto alto e a soltura dos barquinhos, que dao um colorido especial ao rio (foto: divulgação)

 

Este ano, segundo o presidente do Bunkyo de Registro, Kuniei Kaneko – e conforme antecipou o Jornal Nippak – uma das novidades será a presença de membros da comitiva de Nakatsugawa – cidade-irmã de Registro – que virá especialmente para a festa do Centenário, que acontece na quinta-feira (31 de outubro), véspera do Tooro Nagashi. “É a quinta vez que recebemos uma comitiva de Nakatsugawa, mas muitos nunca tiveram oportunidade de assistir o Tooro Nagashi”, explica Kaneko, que acrescentando que este ano são esperados cerca de 15 mil visitantes nos dois dias, incluindo caravanas já confirmadas de diversas localidades do país.

 

Cerimonia Inter-Religiosa e uma das marcas do evento (foto: divulgação)

 

Marcado por cerimônias religiosas com o objetivo de homenagear as almas dos antepassados e as vítimas de acidentes da BR 116, o evento também mescla cultura e culinária. A praça de alimentação, por exemplo, além dos já tradicionais pratos típicos preparados pelo Fujinbu do Bunkyo, Fenivar (Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira) e da Acer, terá também uma barraca de sashimi de manjuba – uma especialidade de Registro – e ostra. Como nos anteriores, haverá também exibição de sumô com atletas da Sudoeste.

 

Cerimonias religiosas marcam o Tooro Nagashi (foto: divulgação)

 

O ponto alto, no entanto, é a soltura dos tooros ( este ano serão cerca de 2.500, todos montados pelos alunos da APAE de Registro – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – e da AME – Apoio ao Menor Esperança), que acontece por volta das 19 horas de sábado (2).

 

Praca de alimentacao tera ostras e sashimi de manjuba (foto: divulgação)

 

Com a escuridão, as lanternas dos barquinhos refletem nas águas dando um colorido todo especial ao Rio Ribeira de Iguape.

Os tooros podem ser adquiridos na secretaria do Bunkyo (telefone: 13/3822-4144 e 3822-2865) ao preço de R$ 15,00 (cada um).

 

Culto em memorias as vitimas na BR 116 (foto: divulgação)

 

O Tooro Nagashi de Registro faz parte do Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Município e do Estado de São Paulo.

 

(Aldo Shiguti)

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 1/11 (SEXTA)

Local: Cemitério da Saudade

9H00: Cerimônia Inter-Religiosa no Monumento das Almas

 

Local: Rua Miguel Aby-Azar

19H30: Apresentação de Danças Minyo Yamato-Kai

19H45: Wadaiko do Bunkyo de Registro

20H00: Bon Odori

22H30: Matsuri Dande

 

DIA 2/11 (SÁBADO)

Local: Próximo à ponte

09H00: Culto da Seicho-No-Iê às vítimas de Acidentes na BR 116

 

Local: Rua Miguel Aby-Azar

10H00: Exibição de Sumô

17H00: Cerimônia de Purificação das Águas do Rio Ribeira de Iguape

18H00: Ato Inter-Religioso para as almas dos antepassados

19H00: Tooro Nagashi

20H00: Bon Odori

21H00: Apresentação de Danças Minyo Yamato-Kai

21H10: Wadaiko do Bunkyo de Registro

21H20: Matsuri Dance

21H30: Bon Odori

22H30: Encerramento com Queima de Fogos de Artifícios

*Programação sujeita a alteração

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

EVENTOS: Grupo Ikesaki celebra 50 anos em grande e... Em cerimônia bastante concorrida, o Grupo Ikesaki comemorou 50 Anos de fundação em grande estilo. A festa, que reuniu autoridades, políticos, empresár...
MOGI DAS CRUZES: Juliano recebe secretário da Pess... Políticas públicas voltadas à acessibilidade são tema do encontro entre Cid Torquato e prefeito em exercício que também abordou ações para adequar ent...
GOLFE: São Fernando e Clube de Campo dividem lider... A disputa da 2ª rodada do 38º Torneio Interclubes  Feminino Scratch do Estado de São Paulo acontece hoje (3), no Guarapiranga Golf & Country Club,...
BEISEBOL: Brasil é Campeão dos Jogos Panamericano ...   Após conquistar a qualificação para o mundial de beisebol adulto de forma surpreendente, o nome do Brasil está sendo muito bem visto pelo be...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *