REGISTRO: Com presença do cônsul Yasushi Noguchi, 63º Tooro Nagashi espera cerca de 20 mil visitantes

Realizado pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo), Nichiren-Shu do Brasil e Prefeitura de Registro, com apoio da Associação Cultural e Esportiva de Registro (Acer), Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista (Amavales), Autopista Régis Bittencourt, Sesc e Sabesp, a tradicional cerimônia religiosa do Tooro Nagashi celebrada em Registro, no Vale do Ribeira, chega a sua 63ª edição nos dias 1º e 2 de novembro.

 

63ª edição do Tooro Nagashi de Registro espera 20 mil visitantes.Foto: Wagner Assanuma

 

Segundo o vice-presidente do Bunkyo de Registro, Mario Soshin Sakugawa, Registro foi a primeira cidade brasileira a prestar homenagem aos antepassados. O Tooro Nagashi foi realizado pela primeira vez em 1955, em memória às vítimas de afogamento nas águas do Ribeira de Iguape. Em homenagem, foram lançados sete tooros (barquinhos), levando, além de seus nomes, os caracteres da essência da prática budista. “Hoje a homenagem é feita para todos os antepassados”, explica Sakugawa, acrescentando que são esperados cerca de 20 mil visitantes, incluindo caravanas de outras regiões.

 

Apesar do ar festivo, ponto alto do Tooro Nagashi contiunua sendo a homenagem aos antepassados. Foto: Wagner Assanuma

 

Cônsul – Este ano, destaque para a presença do novo cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, que confirmou presença no início desta semana. Ele participará das atividades no dia 2 e no dia 3, cumprirá uma agenda especial, com direito a visita à casa do Chá Obaatian, comandada por Ume Shimada.

A homenagem aos antepassados começa já no dia 1º de novembro (quarta-feira), às 9 horas, no Cemitério da Saudade, com a Cerimônia Inter-religiosa no Monumento das Almas, e continua às 19h, no Parque Beira Rio, com apresentações  de danças de Minyo Yamato-Kai e às 20h, bon odori. Às 22h30 será a vez dos jovens com o Matsuri Dance, que encerra a programação.

O evento recomeça no dia 2, às 9 horas, coma celebração de um Culto da Seichô-No-Iê às vítimas de acidentes na BR 116 (próximo à ponte), com a participação de representantes de todas as religiões, e prossegue à tarde no Parque Beira Rio com a Cerimônia de Purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape e Ato inter-religioso para as almas dos antepassados.

Além das apresentações artísticas e das celebrações religiosas, o ponto alto é a aguardada soltura dos barquinhos nas águas do Rio Ribeira de Iguape, que deve acontecer por volta das 19 horas. Segundo Mario Soshin Sakugawa, este ano serão soltos cerca de 1500 barquinhos confeccionados pelos assistidos pela AME (Apoio ao Menor Esperança) e pelo próprio Bunkyo.

Quem quiser pode adquirir seu próprio tooro no dia do evento, ao preço de R$ 20,00 ou fazer a reserva através do site: www.tooronagashi.com.br, criado pelo Bunkyo com a finalidade de divulgar o evento. De acordo com Sakugawa, este ano os tooros devem ser confecionados com um papel mais impermeável. “O problema tem sido as chuvas, que danificam o material”, explica ele, lembrando que os barquinhos são recolhidos depois da cerimônia.

 

Mario Soshin Sakugawa

 

Sashimis – Mario Sakugawa conta que este ano uma das novidades é a parceria com o Sesc, que terá uma programação paralela no dia 2, com com destaque para a oficina de pipamodelismo, com o engenheiro Ken Yamazato e a apresentação da banda Tontonmi.  Destaque também para a praça de alimentação, com pratos típicos das culinárias brasileira e japonesa, incluindo o famoso sashimi de manjuba.

Pioneiro no país, o tooro nagashi de Registro foi escolhido para ser o evento que representará o município nas comemorações da Região da Uces nos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 13/3822-4144 e 3822-2865

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    PROGRAMAÇÃO

    DIA 01/11 (QUARTA-FEIRA)

    9H: Cerimônia Inter-religiosa no Monumento das Almas – Local: Cemitério da Saudade (centro)

    19H: Wadaiko do Bunkyo de Registro – Local: Parque Beira Rio

    19H30: Apresentação de Danças de Minyo Yamato-Kai – Local: Parque Beira Rio

    20H: Bon Odori – Local: Parque Beira Rio

    22H30: Matsuri Dance – Local: Parque Beira Rio

    00H – Encerramento

     

    DIA 02/11 (QUINTA-FEIRA)

    9H – Culto do Seicho No Ie às vítimas de acidentes na BR-116 com a poarticipação de todas as religiões – Local: Próximo à ponte da rodovia

    11H: Almoço

    11H: Wadaiko de Registro – Local: Rua Miguel Aby-Azar (Parque Beira Rio)

    12H: Apresentação de sumô – Local: Sesc

    13H -16H: Oficina de Origami

    13H: Radio Taisso

    13H15: Kenko Taisso (Associação Kenko Taisso do Brasil)

    13H30: Apresentação de Tai Chi Chuan

    15H: Teatro com a Cia Kumbaya

    17H – Cerimônia de Purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape – Local: Parque Beira Rio

    18H – Ato inter-religioso para as almas dos antepassados. Local: Parque Beira Rio

    19H – Tooro Nagashi (soltura dos barcos) – Local: Parque Beira Rio

    19H45: Kenko Taisso

    20H – Apresentação de Danças de Minyo Yamato-Kai – Local: Parque Beira Rio

    20H20: Wadaiko do Bunkyo

    21H: Bon Odori – Local: Rua Miguel Aby-Azar (Parque Beira Rio)

    22H: Queima de Fogos – Local: Parque Beira Rio

    22H15: Bon Odori – Local: Parque Beira Rio

    23H: Matsuri Dance – Local: Parque Beira Rio

    24H: Encerramento

     

     

    PROGRAMAÇÃO SESC

    DIA 02/11 (QUINTA-FEIRA)

    10h às 18h30: Exposição “Tecelagem Manual Brasileira”

    13H ÀS 15H: Oficina “Os sentidos do chá: experiência sensorial” Com Nathalia Leter

    11H ÀS 16H: Oficina “Oficina de Pipamodelismo”. Com o professor Ken Yamazato

    14H – 15H: Intervenção “Aula-espetáculo de Taiko” Com Ribeira Ryofu Daiko

    15H30 – 17H: Show “Banda Tontonmi”

    Grátis – Sem retirada de ingressos

    Local: Área de Convivência do Sesc Registro

    Sesc Registro

    Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro, Registro – SP, 11900-00

     

     

    Related Post

    TEATRO YOSE: Teatro clássico de variedades se apre... Rio de Janeiro e São Paulo tiveram oportunidade de conferir a apresentação do Teatro Yose – teatro clássico de variedades. Em São Paulo, as apresentaç...
    IMIGRAÇÃO JAPONESA: Alckmin participa da comemoraç... O Estado de São Paulo e a província japonesa são “estados irmãos” desde 1973     Alckmin participou com os membros da Associação...
    REGISTRO: 59º Tooro Nagashi espera mais de 15 mil ...   O Bunkyo de Registro (Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro), em parceria com a Comissão Organizadora do Centenário da Colonização...
    Comunidade: Cônsul Noriteru Fukushima recebe homen...   Na noite do dia 6 de setembro, no salão de festas do Hiroshima Kenjinkai, os ex-bolsitas do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, a...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *