REGISTRO: Com tempo bom, 63ª edição do Tooro Nagashi de Registro supera expectativas

Realizado nos dias 1º e 2 de novembro pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo), Nichiren-Shu do Brasil e Prefeitura de Registro, com apoio da Associação Cultural e Esportiva de Registro (Acer), Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista (Amavales), Autopista Régis Bittencourt, Sesc e Sabesp, a 63ª edição do Tooro Nagashi – tradicional cerimônia religiosa em homenagem aos antepassados celebrada em Registro, no Vale do Ribeira, foi coroada de pleno êxito.

 

Bom tempo bom, 63ª edição do Tooro Nagashi de Registro supera expectativas. Foto: Prefeitura de Registro. Foto: KOHEI OSAWA/Nikkey Shimbun

 

“Felizmente não choveui nos dois dias, o que não acontecia há muito tempo, e o evento superou todas as nossas expectativas”, disse o presidente em exercício do Bunkyo de Registro, Mario Soshin Sakugawa, explicando que a previsão inicial era atrair um público estimado em cerca de 20 mil pessoas nos dois dias. De acordo com estimativas dos organizadores, entre 25 e 30 mil visitantes prestigiaram o evento cuja programação teve início ainda no dia 1º, no Cemitério da Saudade, com a Cerimônia Inter-religiosa no Monumento das Almas, e prosseguiu, no Parque Beira Rio, com apresentações de danças de Minyo Yamato-Kai, bon odori e Matsuri Dance.

 

Apesar do clima de festa, cerimônias religiosas continuam sendo o ponto forte do Tooro Nagashi. Foto: KOHEI OSAWA/Nikkey Shimbun

 

O evento recomeçou no dia 2, com a celebração de um Culto da Seichô-No-Iê às vítimas de acidentes na BR 116 (próximo à ponte), com a participação de representantes de todas as religiões, e continuou à tarde no Parque Beira Rio com a Cerimônia de Purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape e Ato inter-religioso para as almas dos antepassados.

 

Cerimônia inter-religiosa. Foto: KOHEI OSAWA/Nikkey Shimbun

 

Ao vivo – Como acontece todos os anos, o ponto alto da festa foi a soltura dos barquinhos nas águas do Rio Ribeira de Iguape, que este ano foi transmitida ao vivo através das redes sociais. Segundo Sakugawa, outro detalhe que fez bastante diferença foi a programação na parte da tarde, além da parceria com o Sesc, que teve como destaque oficinas e apresentação de sumô com Cristiano Moriy e Júlio Cesar Vieira.

 

Prefeito Gilson Fantin. Foto: KOHEI OSAWA/Nikkey Shimbun

 

“A tendência para os próximos anos é continuarmos tanto com a parceria com o Sesc quanto com a  programação na parte da tarde, que deram bastante certo”, revelou Sakugawa, lembrando que, no dia 2, estiveram presentes, entre outros, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi e o secretário Chefe da Casa Civil, deputado Samuel Moreira.

 

Cônsul Yasushi Noguchi. Foto: KOHEI OSAWA/Nikkey Shimbun

 

Orgulho – Sobre a cerimônia do Tooro Nagashi, que foi escolhido por Registro como o evento que representará o município nas comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil organizada pela Uces,  o prefeito Gilson Fantin disse ao Jornal Nippak que, “além de uma belíssima homenagem aos nossos antepassados, a celebração do Tooro Nagashi representa a harmonia entre as diversas religiões, que se unem para propagar a paz no dia em que sentimos com maior intensidade a saudade dos nossos amigos e familiares que já se foram”. “Para Registro, o Tooro Nagashi também contribui para fomentar a economia e o turismo, já que a cada ano atrai mais visitantes ao nosso município. Enfim, é um orgulho para a nossa cidade preservar tradição tão singular”, explicou o prefeito.

 

Apresentação de grupo de taiko. Foto: KOHEI OSAWA/Nikkey Shimbun

 

Outro destaque foi a visita do cônsul geral Yasushi Noguchi, que esteve em Registro pela primeira vez desde que assumiu o cargo. Além da cerimônia, o cônsul  cumpriu uma extensa agenda que incluiu visitas ao Gabinete do Prefeito, ao Bunkyo, ao Obelisco, à Acer, ao Templo Budista, à Delegacia, à Caixa Ecômica Federal,e à Casa de Chá Obaatian, da simpática Ume Shimada, e à Fábrica de Chá Amaya.

 

Evento une várias religiões. Foto: KOHEI OSAWA/Nikkey Shimbun

 

Memorial – A celebração do Tooro Nagashi deste ano teve um momento bastante especial com a assinatura do contrato para construção do novo Memorial da Imigração Japonesa. O contrato e a ordem de serviço para início das obras do novo museu foram assinados pelos prefeito Gilson Fantin e o diretor da empresa vencedora da licitação, Irineu Gonzales.

Também assinaram como testemunhas o cônsul Yassushi Noguchi, o presidente da Fenivar, Toshiaki Yamamura, o presidente em exercício do Bunkyo, Mario Soshin Sakugawa, o diretor do Memorial, Satoru Sassaki, e o secretário Chefe da Casa Civil, deputado Samuel Moreira, responsável pela articulação do recurso que possibilitará a obra.

 

Autoridades presentes. Foto: KOHEI OSAWA/Nikkey Shimbun

 

Serão investidos cerca de R$ 1,3 milhão no novo museu, sendo R$ 500 mil oriundos do convênio com a Casa Civil e o restante de recursos próprios do município.

“Com a cessão do Conjunto KKKK para o Sesc, nos comprometemos a construir uma nova sede para abrigar de forma adequada o acervo histórico da colônia japonesa. Além de preservar a memória de um momento muito importante da história do nosso município, tenho certeza que o novo museu se transformará em mais um ponto turístico de Registro”, explicou o prefeito, destacando também a importância do apoio do deputado Samuel para a consolidação do projeto.

 

Assinatura do contrato para obras do novo Museu. Foto: KOHEI OSAWA/Nikkey Shimbun

 

O edifício será construído no Parque Beira Rio e o projeto levará a assinatura dos arquitetos Francisco de Paiva Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz – responsável pela restauração do Conjunto KKKK. O local contará com salas expositivas, auditório, sanitários, copa e área de guarda de acervo em uma área total construída de 666 m². As obras estão previstas para iniciar a partir de 10 de novembro. A previsão é que a inauguração ocorra somente em 2019.

 

Arrow
Arrow
Visita à Fazenda de Chá Amaya. Foto: Kohei Osawa/Nikkey Shimbun
ArrowArrow
Slider

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Related Post

    COMUNIDADE: Shinenkai da Aliança Cultural Brasil-J... A Aliança Cultural Brasil-Japão, que comemora 60 anos em 2016, reuniu seus diretores, conselheiros, professores e funcionários para a confraternização...
    TECNOLOGIA: Na Espanha, Ihoshi conhece aplicações ... O deputado federal Waltr Ihoshi (PSD-SP) voltou recentemente da Espanha, onde participou do Congresso Mundial de Telefonia Móvel, o GSMA Mobile World ...
    MAJAN: Lúcia Ikawa é campeã do 12º Torneio Interno... A Associação Naguisa realizou no dia 22 de junho, o seu 12º Torneio Interno de Majan com a participação de 28 jogadores daquela associação. A vencedor...
    SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Uma homenagem à Professora M...   (Foto: Shigueyuki Yoshikuni) Pelo seu aniversário do dia 18 de julho próximo, muito bem merecida. Ela vem há muitos anos locomovendo-se ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *