REGISTRO: Prefeito de Registro destaca importância do 61º Tooro Nagashi

Ao anoitecer do Dia de Finados, 2 de novembro, cerca de dois mil barquinhos coloridos e iluminados por velas cobriram as águas do Rio Ribeira de Iguape, em Registro, no Vale do Ribeira, na mais bela e tradicional homenagem aos antepassados realizada na região: o Tooro Nagashi, que este ano chegou a sua 61ª edição.

 

Cerimônias religiosas são o ponto alto do Tooro Nagashi, cujo objetivo é homenagear os antepassados (Foto: Prefeitura Municipal de Registro)

Cerimônias religiosas são o ponto alto do Tooro Nagashi, cujo objetivo é homenagear os antepassados (Foto: Prefeitura Municipal de Registro)

 

 

Realizado nos dias 1 e 2 de novembro pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro, Nichirenshu Emyoji e Prefeitura Municipal de Registro, o evento deste ano fez parte das comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

A cerimônia, no Parque Beira Rio, contou com as presenças do prefeito Gilson Fantin e sua esposa Maria Amelia, além do deputado federal Samuel Moreira, o vice-prefeito de Registro, Nilton Hirota, o presidente do Bunkyo de Registro, Kazuoki Fukuzawa, e o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Rubens Shimizu.

 

Para o prefeito, “Dia de Finados ganha um novo significado”

Para o prefeito, “Dia de Finados ganha um novo significado”. (Foto: Prefeitura Municipal de Registro)

 

Novo significado – Gilson Fantin destacou a importância de manter as tradições japonesas no município. “O Tooro Nagashi se consolidou como um dos mais bonitos eventos turísticos da nossa região, atraindo muitos visitantes. O Dia de Finados ganha um novo significado com a beleza dos barquinhos iluminando nosso Rio Ribeira. É uma forma especial de lembrar e homenagear nossos antepassados”, afirmou.

 

Cerimônias religiosas (Foto: Prefeitura Municipal de Registro)

Cerimônias religiosas (Foto: Prefeitura Municipal de Registro)

 

Para o presidente do Bunkyo de Registro, “apesar do mau tempo, conseguimos cumprir nosso principal objetivo, que era o de homenagear nossos antepassados”. Embora não tenha uma estimativa, Kazuoki Fukuzawa calcula que cerca de 10 mil pessoas passaram pelo local nos dois dias. “Quem foi gostou muito”, disse, explicando que nem a chuva nem as dificuldades financeiras tiraram o brilho do Tooro Nagashi.

 

Cerimônia religiosa no Rio Ribeira de Iguape (Foto: Prefeitura Municipal de Registro)

Cerimônia religiosa no Rio Ribeira de Iguape (Foto: Prefeitura Municipal de Registro)

 

“Exceto a apresentação de sumô, o básico da programação dos anos anteriores foi mantido. Em outros casos, como na gastronomia, por exemplo, houve até um aumento no número de barracas”, destacou o presidente do Bunkyo, lembrando que este ano, pela primeira vez na história do Tooro Nagashi de Registro, os organizadores homenagearam os mortos e sepultados cujos túmulos de alguma forma encontravam-se abandonados.

“Fizemos um levantamento em conjunto com a Prefeitura de descobrimos 68 casos”, disse Fukuzawa, explicando que o abandono pode ocorrer pelos mais diferentes motivos, como mudança dos familiares, de pessoas que não tinham parentes na cidade e até mesmo casos de familiares que também acabaram falecendo.

 

Centenas de barquinhos iluminaram o Rio Ribeira de Iguape

Centenas de barquinhos iluminaram o Rio Ribeira de Iguape. (Foto: Prefeitura Municipal de Registro)

 

Catamarã – “Eles já eram homenageados com um missa inter-religiosa celebrada no dia 1, este ano decidimos escrever seus nomes também nos barquinhos”, revelou Fukuzawa, acrescentando que, por causa das chuvas que caíram durante a semana no Vale do Ribeira, o rio subiu cerca de 1,5m o que impossibilitou a vinda do Catamarã de Ilha Comprida e também fez os barquinhos deslizarem mais rápido. “Mas nada que prejudicasse o evento”, assegurou.

Durante dois dias, os visitantes puderam conferir, além de apresentações de música e dança, cerimônias interreligiosas, praça de alimentação com saborosos pratos da culinária japonesa e queima de fogos de artifício.

 

Apresentação de taiko

Apresentação de taiko. (Foto: Prefeitura Municipal de Registro)

 

O Tooro Nagashi é uma promoção da Associação Cultural Nipo-brasileira de Registro (Bunkyo), em conjunto com a Nichiren-Shu do Brasil, com apoio da Associação Cultural e Esportiva de Registro (ACER), Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista (Amavales), Autopista Régis Bittencourt e Prefeitura Municipal de Registro.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    reg1

     

     

    reg2

    Related Post

    SOFTBOL: Maringá é campeã do 29º Brasileiro Interc... Com uma vitória sobre o Gecebs por 10 a 0, a equipe de Maringá sagrou-se campeã do 29º Campeonato Brasileiro Interclubes de Softbol Feminino Sub 13. R...
    SÃO PAULO: Líder da bancada do PSDB na Câmara Muni... Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo que votaram contra o Projeto de Lei nº 272/2015 (Uso e Ocupação do Solo) entraram com uma representação no...
    CARNAVAL 2015: ‘Obrigado, Águia de OuroR... A Vai-Vai foi a grande campeã do carnaval paulistano de 2015. A escola, que homenageou a cantora Elis Regina, totalizou 269,9 pontos contra 269,6 da M...
    ENCONTRO: Prefeitos nikkeis e jovens líderes da co...   Numa iniciativa pioneira do cônsul geral do Japãoem São Paulo, Noriteru Fukushima, foi realizado no último dia 25, na residência oficial do ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *