REGISTRO: Prefeito de Registro participa das comemorações dos 35 anos de convênio com Nakatsugawa

Uma comitiva registrense formada por 18 pessoas e liderada pelo prefeito Gilson Fantin esteve no Japão onde participou das comemorações pelos 35 anos do convênio com a cidade-irmã Nakatsugawa. No último dia 17, ao se despedir, ainda em solo japonês, Fantin disse que “quando viemos ao Japão, achávamos que seríamos recepcionados em nossa cidade-irmã”. “Mas fomos verdadeiramente acolhidos e nos sentimos em casa com tanto carinho. Não temos palavras para demonstrar nossa gratidão”, destacou o prefeito, que aproveitou a visita a Nakatsugawa para fortalecer os vínculos com a cidade-irmã no Japão, visando um maior intercâmbio entre os dois países.

 

Da esquerda para a direita Jun Suguimoto, prefeito Aoyama, prefeito Gilson e Kunihiko Takahashi (diretor do convênio em Registro) (Foto: divulgação)

Da esquerda para a direita Jun Suguimoto, prefeito Aoyama, prefeito Gilson e Kunihiko Takahashi (diretor do convênio em Registro) (Foto: divulgação)

 

O prefeito de Nakatsugawa, Setsuo Aoyama, e o presidente do Convênio de Cidades Irmãs, Jun Suguimoto, também ressaltaram a importância das relações entre Registro e Nakatsugawa, bem como entre o Brasil e o Japão. “Mais que um intercâmbio cultural, este convênio é um intercâmbio de corações, que valoriza a amizade e a paz”, disse o prefeito Aoyama.

Durante visita à Prefeitura de Nakatsugawa, o prefeito Gilson Fantin afirmou que pretende profissionalizar o convênio em Registro, por isso a Prefeitura já contratou uma pessoa para cuidar especificamente das relações com a cidade-irmã. “As tradições japonesas, bem como o patrimônio cultural deixado pelos imigrantes, já fazem parte do nosso calendário de eventos e dos nossos atrativos turísticos. Com o fortalecimento desse intercâmbio entre as Cidades-Irmãs, podemos avançar ainda mais, tornando Registro e Nakatsugawa dois grandes polos de turismo ao unirmos culturas tão distantes e distintas”, disse o prefeito Gilson.

 

Prefeito e comitiva foram recepcionados na Prefeitura de Nakatsugawa (foto: divulgação)

Prefeito e comitiva foram recepcionados na Prefeitura de Nakatsugawa (foto: divulgação)

 

“Queremos construir as bases para tornar o convênio de Cidades-Irmãs efetivo de fato, para que nossa relação de amizade também contribua para o enriquecimento cultural e econômico dos nossos municípios”, assinalou.

Além das comemorações pelos 35 anos do convênio de Cidades-Irmãs, a programação da comitiva registrense também incluiu visitas ao Corpo de Bombeiros, museus e a fábricas de cosméticos e peças. Na Creche Sugui, a comitiva assistiu a uma apresentação musical das crianças e ainda aprendeu um pouco sobre o instrumento tradicional japonês “shamisen”.

O roteiro feito pelos irmãos de Nakatsugawa contou ainda com visita à cidade histórica de Kyoto, que já foi capital do Japão, onde o grupo registrense conheceu os Templos Kinkaku-Ji, Nijo-Jo e Ninna-Ji, além do Castelo de Matsumoto, na cidade de Matsumoto.

 

Foto oficial da comitiva registrense com o prefeito e autoridades de Nakatsugawa (Foto: divulgação)

Foto oficial da comitiva registrense com o prefeito e autoridades de Nakatsugawa (Foto: divulgação)

 

Agradecimento – No jantar de comemoração dos 35 anos do convênio de Cidades-Irmãs, o prefeito Gilson Fantin fez questão de agradecer a Nakatsugawa por todos os recursos já enviados ao município de Registro. Por meio dos Rotary Clubes das duas cidades, foram doados 40 mil dólares para a APAE (1998); 7,5 mil dólares para o Lar dos Velhinhos (compra de lavanderia – 2003); 25 mil dólares para equipamentos destinados ao Hospital São João (UTI Neonatal – 2008); 172 mil dólares para equipamentos para a UTI Neonatal do Hospital Regional de Pariquera-açu (2014); além de recursos para a CRIFF, AME, construção da sede do Bunkyo, implantação do Memorial da Imigração Japonesa e, mais recentemente, para a compra de taikôs (tambores japoneses – Bunkyo).

“Em diversas ocasiões, nossos irmãos japoneses colaboraram com as vítimas das enchentes no Rio Ribeira de Iguape, enviando recursos financeiros para minimizar as perdas materiais. Trago um abraço de toda a população de Registro e o nosso muito obrigado a Nakatsugawa por ajudar a construir uma cidade melhor.  Aproveito para renovar os votos de amizade e parceria, colocando nosso município à disposição para contribuir com Nakatsugawa em todos os segmentos possíveis”, afirmou o prefeito Gilson.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

KARAOKÊ: Harumi afirma que o Bunkyo também quer se... Conforme antecipou o Jornal Nippak na edição de 19 de maio, representantes das entidades nikkeis do interior do Estado de São Paulo, liderados por Tos...
MEMÓRIA: Evento em São Paulo lembra ‘10 Anos Sem P... A Família Kobayashi e o Instituto Paulo Kobayashi realizaram na noite de 30 de junho, no Nikkey Palace Hotel, um encontro para lembrar os 10 Anos Sem ...
MEMÓRIA/AVIAÇÃO: Livro conta a história de Saburo ... O piloto de caça Saburo Sakai: 64 aviões inimigos abatidos (foto: reprodução)   Já está à venda nas principais livrarias do país o mais re...
CUIABÁ-MT: II Festival do Japão em Mato Grosso ...   O Festival do Japão em Mato Grosso, que acontece de 31 de agosto a 1 e 2 de setembro de 2012, tem o objetivo de preservar, divulgar e foment...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *