REGISTRO/SETE BARRAS/IGUAPE: Centenário no Vale do Ribeira pretende deixar legado para as novas gerações

 

As comunidades nipo-brasileiras de Registro, Sete Barras e Iguape, cidades situadas no Vale do Ribeira, estão em contagem regressiva para a cerimônia comemorativa do Centenário da Colonização Japonesa nessas localidades. O ponto alto dos festejos será na próxima quinta-feira (31). Para a festa, que acontece no Hangar 116 (Rodovia Régis Bittencourt, 448 – a dois quilômetros do centro da cidade), é esperada a presença de uma comitiva de Nakatsugawa, cidade-irmã de Registro, que virá com 24 integrantes, entre eles o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores.

 

Nova sede do Bunkyo de Sete Barras foi inaugurada no ano passado (foto: divulgação)

 

A programação terá início a partir das 17 horas, quando acontecerá a celebração de um culto budista. Em seguida serão homenageadas dez personalidades das três cidades e as autoridades procederão a troca de títulos de Cidadãos Honorários entre as prefeituras de Registro e Nakatsugawa. De Registro, serão homenageados com o título de Cidadão Honorário de Nakatsugawa o prefeito Gilson Fantin (PSDB), o presidente da ACER – Asociação Cultural e Esportiva de Registro (antigo RBBC), Rubens Shimizu, e Yoneko Seimaru, presidente da Federação dos Fujinkais de Registro. À noite, um jantar de confraternização encerrará a cerimônia oficial.

As festividades prosseguem no dia 1º e 2 de novembro, com a realização do tradicional Tooro Nagashi de Registro, que este ano chega a sua 59ª edição, e a inauguração do Anexo II do Bunkyo de Registro, que, com a ampliação, ganhou um almoxarifado, uma cozinha e duas salas de aula de nihongaku.

 

Toro Nagashi da Paz também recebeu o selo do Centenário (foto: divulgação)

 

Segundo o presidente da Comissão Organizadora da Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa de Registro, Iguape e Sete Barras, Toshiaki Yamamura, são aguardados cerca de 400 convidados, incluindo autoridades e políticos.

Diferentemente de 2008, ano das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, quando a ênfase foram as construções de monumentos – sendo sete assinados pelo artista Yutaka Toyota, além de um obelisco – Yamamura explica que desta vez a ideia foi priorizar construções que a comunidade possa usufruir.

Fazem parte dessa lista a reforma do ginásio do RBBC, a construção do Anexo II do Bunkyo de Registro e da nova sede do Bunkyo de Sete Barras, inaugurada no ano passado. Além disso, todas as festividades ocorridas ao longo de 2013, como o 63º Campeonato Intercolonial Brasileiro de Tênis de Mesa, realizado em janeiro no Ginásio de Esportes Governador Mário Covas; o Sushi Matsuri; o Campeonato Internacional de Xadrez (em julho); o Bon Odori e o Tooro Nagashi da Paz (em agosto), receberam o selo comemorativo.

 

Campeonato Intercolonial de Tênis de Mesa foi realizado em Registro (foto: divulgação)

 

Para 2014, estão previstas ainda a terceira fase da reforma no ginásio do RBBC e a construção de praças em Iguape, que também será contemplada com um museu que deve ficar ao lado da nova sede do Bunkyo. Também no próximo ano serão lançados o Livro Comemorativo do Centenário e o Álbum dos Nikkeis de Registro, Sete Barras e Iguape, uma coletânea de fotografias com as personalidades das três cidades, que naquela época pertenciam ao mesmo município e recebiam a assistência da KKKK (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha), empresa administradora e assistencial dos imigrantes japoneses.

 

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MEMAI: NY TIMES CRIA HAICAI ELETRÔNICO   Manchetes e notícias de jornal já renderam poemas para autores como Manuel Bandeira e Ferreira Gullar.  Até agora, ninguém havia pensado...
KOUHAKU: 19º Grand Kouhaku The Friends acontece ne... Os 58 cantores – sendo 29 homens e 29 mulheres – participam neste domingo (20), a partir das 10 horas, no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasil...
REGISTRO: Visita da comitiva de Nakatsugawa fortal...   Em três dias, eles cumpriram uma extensa agenda de eventos comemorativos, visitas e passeios turísticos. A comitiva japonesa de Nakatsugawa ...
KYODO MATSURI: Amanda Kimie Lamera Higa é a nova M... Ponto alto do 30º Kyodo Matsuri, realizado pela Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil (CCOB), em Diadema (SP), o con...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *