RIBEIRÃO PRETO: 20ª edição do Festival Tanabata ganha segundo palco voltado para o público jovem.

 

A 20ª. edição do Festival Tanabata de Ribeirão Preto ganhou um segundo palco, voltado para o público jovem, com o espaço Seinen Kai, que significa espaço jovem e será montado na Praça Alto do São Bento. A idéia é trazer também para o Festival de Ribeirão, o formato Japan Pop, buscando mesclar a cultura tradicional e a cultura Pop japonesa. A cultura Pop japonesa, cada dia mais se fortalece e é praticada no mundo todo e agora, vem só somar e enriquecer ainda mais o Tanabata de Ribeirão Preto.

 

20ª edição do Festival Tanabata ganha Espaço Seinen Kai (foto: divulgação)

 

Além do Seinen Kai,  serão realizadas Oficinas de furoshiki, kirigami, mangá, origami, concurso de cosplay, artes marciais, torneio de card games, taiko, culinária japonesa e muito mais.

 

A variedade e a riqueza do sabor da culinária japonesa já fazem parte do paladar e conquistam cada vez mais os brasileiros. As iguarias podem ser servidas quentes, semi-fritas na chapa, grelhadas, empanadas e cozidas, para a alegria dos visitantes do 20º Festival Tanabata (foto: divulgação)

 

 

Você sabia que:

Card Game: é um jogo de cartas colecionáveis, são jogos de estratégia nos quais os participantes devem derrotar um ou mais oponentes com um baralho que ele mesmo monta, seguindo uma estratégia própria.
O objetivo varia de jogo para jogo, assim como suas regras, mas o que todos esses jogos tem em comum, são as estampas ilustrativas sobre um determinado assunto. Geralmente, estas imagens encantam os colecionadores, pois unem a beleza das imagens ao entretenimento do jogo. Esta modalidade de jogos vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil e no Mundo.

Cosplay:  é uma abreviação de costume play, é o ato de se caracterizar com seu personagem favorito do universo dos animes (desenhos japoneses), ficção cientifica e fantasia, com a qual a pessoa se identifique muito, seja com sua personalidade, história de vida, valores morais ou culturais. Esse costume começou no Japão na década de 80 e desde então, acompanha todos os eventos de Animes e Mangás, onde se espalhou, até chegar ao que é hoje, uma parte da cultura japonesa.  No Japão, não é difícil achar pessoas andando normalmente vestidas de seus personagens favoritos.

A parte crucial do Cosplay é a atuação, ou seja, interpretar o personagem reproduzindo sua personalidade, postura, falas conhecidas e gestos típicos dele.

Benefícios da prática do Cosplay:  ajuda muito no desenvolvimento da criança, porque ensina a superar desafios e explorar a sua criatividade e imaginação, incentivando a área artística.

Mas o mais importante é que este desenvolvimento é guiado por valores destes heróis, geralmente associados à honra, ao respeito, coragem e abnegação.

Existem muitos eventos de Cosplay pelo mundo, tendo até competições dos melhorescosplayers. O Cosmaker, é o responsável criador dos acessórios, roupas e afins desse costume.

 

Demonstração de artes marciais fez parte da programação (foto: divulgação)

 

 

Arte marcial:  hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental, com ou sem o uso de armas tradicionais (armas brancas).

No oriente, um monge em sua peregrinação pela busca da perfeição de mente e corpo, encontrou um povoado oprimido por oficiais da lei local que, agindo com o consentimento do senhor feudal, podiam usar armas brancas e cometiam atrocidades sob o pretexto de agirem legalmente.  Após tal vislumbre, o monge começou  “na surdina” , a ensinar aos camponeses como se defenderem utilizando todos as ferramentas básicas de trabalho no campo. Também existem outros termos mais adequados para a definição destas artes, como Bu-Shi-Do  no Japão, que também significa artes de guerra ou “caminho do Guerreiro”.

Muitas destas artes de guerra deram origem a artes que são praticadas atualmente em todo o mundo, como: Aikido, Karatê, Jiu-jitsu, Judô, Kendo, Ninjutsu e etc.

 

Animeke: Karaoke(ê) ou caraoque(ê)  é um substantivo japonês formado pelas palavraskara  (“vazia”) e ōkesutora  (“orquestra”). Trata-se de um hobby de origem japonesa no qual as pessoas cantam versões instrumentais de músicas. No Animeke é composto por musicas de Anime e J-pop.

Karaoke foi inventado por Daisuke Inoue (nascido em 10/05/1940 em Osaka), que em 1971 montou e alugou os primeiros 11 aparelhos para bares em Kobe (e recebeu por isso em 2004 o prêmio IgNobel da Paz).

Infelizmente, ele não patenteou sua invenção e os aparelhos, fitas de reprodução e os CDs foram logo feitas pela indústria do entretenimento. Daisuke ganhou praticamentenada com a sua invenção, que agora é mundialmente famosa, proporcionando alegria e descontração a milhões de pessoas.

 

Mangá:  é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Sua origem está no Oricom Shohatsu (Teatro de Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá.

 

Espaço foi decorado para o Festival (foto: divulgação)

 

Origem – O Tanabata é uma festa tradicional da cultura japonesa baseada em uma lenda chinesa existente há 4.000 anos adaptada pelos japoneses há mais de 1.300 anos.

O Tanabata Matsuri ou Festa das Estrelas e sua lenda têm origens em um festival chinês chamado kikkoden, que chegou ao país no período Heian (794-1185). Comemoração realizada apenas pelos nobres, que se popularizou no período Edo (1603-1867) quando Date Masamune, rei do norte do Japão no início do século XVII promoveu em Sendai, uma festa em homenagem às mulheres e crianças onde elas recebiam o deus da água na sua oficina de tear e passavam a noite tecendo. No dia seguinte, elas presenteavam o deus da água com o tecido já pronto. Estas mulheres eram denominadas tanabatatsume. Tanabata seria abreviatura de tanabatatsume, cuja tradução é tecelã. Desde então, o Tanabata é comemorado todos os anos, mas teve seu recesso durante as guerras. Após o conflito mundial foi importante comemorar a data para que novas esperanças alegrassem o povo japonês. (fonte site: Aliança Cultural Brasil Japão 26/04/2005 – Japão de A a Z).

 

Ribeirão Preto se transformou num pedacinho do Japão (foto: divulgação)

 

Tanabata em Ribeirão Preto

 

Devido a grande concentração de imigrantes japoneses e descendentes em Ribeirão Preto e região e pela absorção e fascínio que a cultura japonesa possuía e poderia proporcionar a cidade, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade desde 1994.

O Festival Tanabata tem como objetivo estreitar as relações entre a colônia japonesa e a comunidade em geral, ao mesmo tempo em que desperta e reforça o interesse da sociedade na formação e transferência do conhecimento desta cultura milenar.

Através das suas várias manifestações artísticas: danças folclóricas, música e seus delicados instrumentos (shamizen, shakura, etc.), artes marciais, tambores japoneses (taiko), canto (karaokê), artes plásticas (pintura, origami, kirigami, etc.), arranjos florais (Ikebana), cultivo de árvores em miniaturas (Bonsai) há o fortalecimento da cultura de um povo aos seus descendentes estimulando a formação de uma sociedade Nipo-Brasileira fortemente alicerçada na Educação e na Cultura.

Na cultura japonesa temos vários conceitos ao nosso alcance para orientar o estilo de vida ocidental com os ensinamentos de um povo discreto e disciplinado. O Tanabata, festa tradicional no Japão, reflete este reconhecimento. A cada ano que passa atrai mais pessoas interessadas em conhecer e, sobretudo vivenciar essa sabedoria.

É esta mistura de aprendizados que se faz cada ano melhor a experiência de proporcionar três dias de tradição e de reflexão ao público que prestigia o Festival Tanabata e um futuro aprimoramento e construção de novos saberes.

 

A 20ª edição do Festival Tanabata de Ribeirão Preto aguarda 60 mil visitantes (foto: divulgação)

 

 

Infra-estrutura e local – A estrutura conta com 40 expositores distribuídos em três áreas distintas sendo duas áreas destinadas para alimentação e uma área para produtos secos: objetos artesanais, decoração e serviços. Um palco montado parte na mais alta do Parque Municipal Morro do São Bento proporciona ao público maior visibilidade dos espetáculos.

Toda a área que compreende o Parque Municipal Morro do São Bento, inclusive o espaço aéreo, é decorado com kussudamas (enfeite confeccionado com flores e fitas de papel colorido representando as estrelas Veja e Altair). Também são montados arcos verdes de bambu com enfeites que lembram gigantes cometas com cauda (referindo-se as estrelas da lenda), todos confeccionados pela comunidade japonesa e expositores durante os dois meses que antecedem a comemoração. Toda esta decoração é feita em uma área arborizada que dá fundos ao Bosque Municipal “Fábio Barreto” o que proporciona um ar nostálgico ao local que fica próximo ao Teatro Municipal e Teatro de Arena.

O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e uma excelente oportunidade de encontro com a tradição japonesa, sua culinária exótica, shows de dança, shows de Taikô (tambores japoneses) músicas tradicionais, oficinas de Ikebana, origami, bonsai e pipas, e exposições de artes plásticas e uma variedade de objetos e produtos japoneses.

 

Cerimônia de abertura (foto: divulgação)

 

 

Programação

 

Oficinas

 Mangá Fabio Shin – 05 06 07 (Sexta 21h30 – Sábado 16h – Domingo 14h e 16h)
Louise de Londres – 07 (Sábado 11h e 13h)
Ricardo Samambaia – 07 (Domingo 11h e 13h)
 Cerâmica Roberto Schumaker – 05 06 07 (Sexta 21h30 Sábado 12h 16h 19h – Domingo 12h e 16h)
 Origami Débora Codognato – 6 e 7 (Sábado 12h 15h – Domingo 12h e 14h)
 Pipamodelismo Carlinhos – 6 e 7 (Sáb e Dom) – 11h
 Kirigami Naomi Uezu – 6 e 7 (Sábado 17h 19h – Domingo 11h 13h 15h)
   

Dia 05 de Julho de 2013- Sexta Feira (Abertura 19h)

 19:30 Instituto NITEN Prof. Donega
 20:10 Escola de Karatê Aline Lamonato
 20:30 Artes Marciais – Instituto Ricardo Aguiar
 20:50 Escola de Aikido Tradicional TORII DOJO – Prof Neto
 21:20 Grupo Sakura Dance
 21:30 Odori – Karaoke Assoc Cultural Japonesa de Ribeirão Preto
 22:00 Grupo de Taiko Yukio Yamahita de Ribeirão Preto
 23:00 BON ODORI
 

 

Dia 06 de Julho de 2013 – Sábado

 13:00 Jaboticabal – Guatapara –  Karaoke Odori
 13:20 Judo – Academia Corpore Sano – Ipanema Clube – Prof. Cleber
 13:50 Jaboticabal – Guatapara –  Karaoke Odori
 14:00 Artes Marciais
 14:30 Jaboticabal – Guatapara –  Karaoke Odori
 14:40 Karatê Kyukushin Ribeirão Preto Dojo – Prof. André
 15:10 Jaboticabal – Guataparab –  Karaoke Odori
 15:20 Escola de Aikidô Tradicional TORII DOJO – Prof. Neto
 15:50 Jaboticabal – Guatapara –  Karaoke Odori
 16:00 Ninjutsu – Academia MANJI DOJO – Prof. Mauro
 16:30 Show KAREN ITO
 17:00 Instituto NITEN Prof. Donega
 17:30 Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko
 18:00 Grupo POP SOUL
 18:50 Sakura Dance – Assoc Cultural Japonesa de Ribeirão Preto
 19:00 Show Pedro Mizutani e Grupo Todos Nós
 19:50 Himawari Taiko
 20:40 Show Satiko Ono e Takeshi Nishimura
 21:20 Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko + Shishimai
 22:30 BON ODORI
 

 

Dia 07 de Julho de 2013 – Domingo

 13:00 Show KAREN ITO
 13:40 Artes Marciais – Academia Atletica – Akatsuki – Prof Terencio
 14:10 Himawari Taiko
 15:00 Karatê Kyukushin Ribeirão Preto Dojo – Prof. André
 15:30 Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko + Shishimai
 16:30 Show Luciano Takeda
 17:00 Dança Típica – Tomono Kai – São Carlos
 17:30 Yanagi Taiko – São Carlos
 18:00 Dança de Salão – Prof. Andréia Camargo
 18:15 Jiu Jitsu – Academia Marcio Barão
 18:45 Odori – Kodomonokai – São Carlos
 19:15 Karaoke – São Carlos
 19:45 Ninjutsu – Academia MANJI DOJO – Prof. Mauro
 20:15 Show Satiko Ono e Takeshi Nishimura
 20:55 Grupo de Taiko Yukio Yamahita de Ribeirão Preto
 21:30 BON ODORI
 

 

ESPAÇO SEINEN KAI – PALCO

Dia 05 de Julho de 2013 – Sexta

 19:00 Abertura Oficial do 20º Festival Tanabata
Abertura Palco Seinen Kai: Apresentação do ganhador do Cosplay 2012 (Super Shock)
Banda: Mononoke (Ribeirão Preto)
Desfile do CosMaker Betho-San
Karaokê – Temas de desenho Japonês (AnimeKe)
Desfile Cosplay
Banda: Sem Identidade (Brodowski)
 

 

Dia 06 de Julho de 2013 – Sexta

 10:00 UndoKai – Gincana Japonesa de Grupos
Grupo de Taiko (Seinen Kai – Mombuka-Guatapará)
Desfile do CosMaker Betho-San
Dança Yosakoi (Seinen Kai – Mombuka-Guatapará)
Desfile de moda Sugoi Sweet Shoes
Karaokê – Temas de desenho Japonês (AnimeKe)
Desfile de Estilos de moda Japonesa – Louise de Londres
Workshop Grupo de Taiko Yukio Yamashita de Ribeirão Preto
Workshop Bon Odori – Lineu Ikeda
Desfile Cosplay
Apresentação Cosplay (livre)
Grupo Black For Black (J-POP)
Artes Marciais – Instituto NITEN (RibeirãoPreto) Prof. Donega
Concurso – Cosplay Individual
Grupo XGirls (Estilo Para Para-J-POP)
Concurso – Cosplay Grupo
Shishimai РLẹo de Okinawa
Banda: Mononoke (RibeirãoPreto)
Grupo Tomodachi Crossover – Teatro Cosplay
Banda: Lullaby (Brodowski)
 

 

 Dia 07 de Julho de 2013 – Sexta

 10:00 UndoKai – Gincana Japonesa de Grupos
Banda: Lullaby (Brodowski)
Karaokê – Temas de desenho Japonês (AnimeKe)
Desfile do CosMaker Betho-San
Grupo de Taiko Yukio Yamashita de Ribeirão Preto
Workshop Bon Odori – Lineu Ikeda
Workshop Grupo de Taiko Yukio Yamashita de Ribeirão Preto
Desfile de Estilos de moda Japonesa (Sugoi Sweet Shoes)
Workshop – Fábio Shin (Caricatura em Mangá)
Desfile Cosplay
Apresentação Cosplay
Grupo POP SOUL (São Paulo)
Grupo XGirls (Estilo Para Para-J-POP)
Desfile de moda Sugoi Sweet Shoes
Show Luciano Takeda
Concurso – Cosplay Individual
Grupo de Taiko Yukio Yamashita de Ribeirão Preto
Concurso – Cosplay Grupo
Banda: Sem Identidade (Brodowski)
Workshop Bon Odori – Lineu Ikeda
Banda: Lullaby (Brodowski)
 

 

Oficinas – SEINEN KAI

Dia 05 de Julho de 2013 – Sexta

 10:00 Game de Dança: Just Dance (entrada franca)
Com: Leonardo Morila e Edson Ajeje
 

 

Dia 06 de Julho de 2013 – Sexta

 10:00 Workshop: PoPKai Gard Game – Como jogar Magic: the Gathering
Com: Juiz oficial Wizards of the Coast, Antonio Bitarian (Tonhão) e Instrutor, Danilo William (Montila)
 10:00 Espaço Portáteis da Nintendo – StreetPass
Com: Jornalista do NPortátil, Tiago Barboza Borges (Lagarto)
Torneio Mario Kart 7 (Nintendo 3DS)
Torneio Pokémon B/W & B2/W2 (Portáteis da Nintendo)
 11:00 Torneio PoPKai de Magic: the Gathering (Formato:T2- entrada franca)
Com: Juiz oficial Wizards of the Coast, Antonio Bitarian (Tonhão)
 19:00 Game de Dança: Just Dance (entrada franca)
Com: Leonardo Morila e Edson Ajeje

 

 

 

 Dia 07 de Julho de 2013 – Sexta

 10:00 Workshop: PoPKai Gard Game – Como jogar Yu-Gi-Oh! TCG
Com: Juiz Oficial da Komani, Otávio Kajiwara
 10:00 Espaço Portáteis da Nintendo – StreetPass
Com: Jornalista do NPortátil, Tiago Barboza Borges (Lagarto)
Torneio Mario Kart 7 (Nintendo 3DS)
Torneio Pokémon B/W & B2/W2 (Portáteis da Nintendo)
 11:00 Torneio PoPKai de Yu-Gi-Oh! TCG (entrada franca)
Com: Juiz Oficial da Komani, Otávio Kajiwara
 19:00 Game de Dança: Just Dance (entrada franca)
Com: Leonardo Morila e Edson Ajeje

 

 

SERVIÇO

20º Festival Tanabata de Ribeirão Preto

Quando: 05, 06 e 07 de Julho / Sexta das 19h às 23h / Sábado e Domingo das 10h às 23h

Onde: Parque Municipal Antônio Palloci – Morro de São Bento – Ribeirão Preto-SP

Entrada Gratuíta

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: MINHA NOITE DE NATAL Como nos Natais anteriores, não quis passar a noite sozinho, este ano.  Contratei uma acompanhante, de meia idade, da minha altura, morena. Pedi que v...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
ELEIÇÕES 2012: ‘Quase 100%’, prefeito reeleito de ...   Neste domingo (28) – data do segundo turno das eleições municipais – enquanto mais de 31 milhões de eleitores voltam às urnas para eleger pr...
TRADIÇÃO: Bairro da Liberdade festeja o 43º Moti T...   Você não pode perder ao tradicional Moti Tsuki Matsuri, denominado de Festival do Bolinho da Prosperidade que será realizado no dia 31 de de...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *