RIBEIRÃO PRETO: 3º Festival Bon Odori de Ribeirão Preto

 

A Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto realiza neste final de semana, dia 31 de agosto,  o seu terceiro Festival Bon Odori, a ser realizado na sede do bunkyo.

Neste evento, grupos de Bon Odori da Região de Ribeirão Preto apresentarão coreografias para músicas como “Tanko Bushi”, “Hanabi Ondo” e outras. Também participará do evento o Grupo de Dança “Sakura Dance” formado por mais de 15 integrantes.

 

Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto realiza 3º Festival Bon Odori.(foto: divulgação)

 

 

O que é o FESTIVAL BON ODORI ou OBON?

Festival Bon Odori ou OBON (em japonês: O-BON: お盆 ou simplesmente BON: 盆) é um festival que ocorre anualmente durante o verão (entre julho e agosto, no Japão), sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.

Cada localidade escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período.

O Festival Bon Odori é um festival de tradição budista que tem as suas origens na China. Durante o Bon celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo (Bon Odori) e levando-se lanternas acesas, saudosamente lembrando a sabedoria dos antepassados.

Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral.

 

O que é o BON ODORI?

O Bon Odori (em japonês: 盆踊り) é uma dança tradicional japonesa apresentada durante o período do OBON, geralmente entre Julho e Agosto, durante o qual, segunda a tradição japonesa, os vivos podem reencontrar seus antepassados que neste período retornam à este mundo, e assim, realizam uma grande festa, com muita música e dança em homenagem às almas dos mortos.

A dança consiste em uma seqüência de passos simples executados em um trajeto circular, geralmente em volta de uma espécie de palco, o YAGURÁ, onde se posicionam os músicos.

A dança (Bon Odori) e a respectiva música variam de região para região, embora existam algumas como o TANKO BUSHI, cuja popularidade é comum em todo o Japão.

 

 

Como se dança o TANKO BUSHI?

O Bon Odori é baseado em uma seqüência de passos simples. A música TANKO BUSHI é da região de Kyushu onde existem várias minas de carvão. Com isso o Bon Odori utiliza uma seqüência de 6 passos:

  1. Cavando o carvão.
  2. Carregando o saco de carvão.
  3. Protendo-se da luz.
  4. Empurrando o carrinho.
  5. Terminando o trabalho.
  6. Batendo palmas.

 

O que é o YAGURÁ?

Yagurá é palavra japonesa para “torre”, no Festival Bon Odori é uma espécie de palco onde ficam os músicos.

 

 

 

O que é MATSURI DANCE?

O Matsuri (do japonês “festival”) Dance (do inglês “dança”) nada mais é do que uma manifestação cultural que reúne característica das música pop japonesa com o bon odori. A prática se resume a uma dança coreografada em roda, com movimentos rápidos e passos rítmicos.

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO

3º Festival Bon Odori da ACJRP

Quando: 31 de agosto às 18 horas

Onde: Sede da ACJRP – Rua Monsenhor Siqueira, 50 – Ribeirão Preto-SP

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

IKEBANA: Instituto Ikenobo do Brasil realiza cerim... O Instituto de Ikebana Ikenobo do Brasil realizou nesta sexta-feira (9), no Restaurante Shintori, em São Paulo, a cerimônia “Hatsuike 2015”, ou “A pri...
ACONTECE: XIII – FESTIVAL DO TEMAKI RESERVAS OU COMPRAS: Através o e-mail ou telefone do Bunka (bunka.sbc@gmail.com / 4125-6015), diretamente na secretaria, ou por conhecidos que este...
ARTES: SEMANA DA AQUARELA PROSSEGUE ATÉ DOMINGO NO... Em comemoração ao Dia Mundial da Aquarela – celebrado no dia 23 de novembro (data instituída pelo maestro e artista Alfredo Guati Rojo (1918-2003), fu...
COMUNIDADE: Comunidade se despede do presidente da... A Associação Nikkei do Rio de Janeiro realizou no dia 19 de março, em sua sede, cerimônia de despedida do presidente da Câmara de Comércio e Indústria...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *