RIBEIRÃO PRETO: Festival Tanabata traz novidades em sua 19ª edição

De 06 a 08 de julho, a comunidade nikkei de Ribeirão Preto (SP) realizará um dos mais tradicionais eventos da cultura japonesa, o Festival Tanabata, que está na sua 19ª edição e busca promover a integração entre a comunidade japonesa local e a população de Ribeirão Preto e região. Este ano o festival tem novidades na programação e um palco voltado para o público jovem com o espaço Senen Kai que significa espaço jovem.

 

Este ano, Festival traz programação para o público jovem (foto: divulgação)

 

Este ano o festival acontecerá no morro do São Bento, Teatro Municipal e na Praça Alto do São Bento, local onde será montado um palco voltado para os jovens. “Percebemos a necessidade de adequação depois de conhecermos outras festas com o mesmo formato e, com isso, vamos trazer para Ribeirão Preto o formato Japan Pop”, explica Teruo Abe, presidente da Comissão Organizadora do Tanabata.

“Nós, realizadores do Festival, não poderíamos ignorar essa importante cultura Pop japonesa, que cada dia se fortalece, é praticada e seguida no mundo todo e que agora vem só somar e enriquecer ainda mais o Tanabata de Ribeirão Preto”, completa Teruo.

O evento reúne mais de 30 atrações durante os 3 dias de festa. Sempre prestigiado por um grande número de pessoas. No ano passado cerca de 60 mil visitantes vivenciaram a cultura japonesa através da culinária, artesanatos, danças, músicas, artes marciais, exposições e exibição de documentários e filmes japoneses.

Além do espaço jovem, o 19º Festival Tanabata terá oficinas de furoshiki, kirigami, culinária japonesa, mangá, pipamodelismo, origami, bonsai, gastronomia, concurso de cosplay, artes marciais, torneio de card games, taiko, dança japonesa e muito mais. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e a abertura no dia 6, sexta-feira, será às 19h. No sábado e no domingo, o Festival acontece das 11 às 23h.

Tanabata – Conhecida como a maior festa tradicional do Japão no Brasil, o Tanabata ou “Festa das Estrelas” é baseado em uma lenda milenar japonesa, que relata a história da princesa Orihime e seu amado Kengyu. O casal se encontra apenas uma vez por ano, num dia do mês de julho, quando é realizado o evento.

Mais informações podem ser encontradas no Portal Oficial da Prefeitura de Ribeirão Preto – www.ribeiraopreto.sp.gov.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CULTURA: Ciclo da Cultura Japonesa prossegue em Br... Promovido anualmente em Brasília pela Embaixada do Japão no Brasil, o Ciclo da Cultura Japonesa apresenta uma programação variada que abrange exposiçõ...
PIEDADE: Realizado pela primeira vez em cinco dias...   Começa amanhã (16) e prossegue até a próxima terça-feira (20), na sede da Associação Cultura e Esportiva de Piedade, a 14ª Festa e Exposição...
HOKKAIDO: 1º ISHIN MATSURI Acontece no próximo dia 29 (domingo), das 11 às 16 horas, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência Centro de Intercâmbio Brasil- Hokkaido, na z...
EXPOSIÇÃO: Yutaka Toyota expõe “Sim, pode tocar!” ... Yutaka Toyota (foto: Luci Judice Yizima)   O artista plástico japonês Yutaka Toyota mais uma vez surpreende o público com a exposição “Sim...

One Comment

  1. Onde eu posso encontrar o vaso de bambu q. é vendido no festival de Ribeirão.
    Meu e-mail raquelscarella@gmail.com.Obrigada

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *