RIO 2016: A “Tocha Olímpica Rio 2016” traz muita inovação e brasilidade na criação de Chelles e Hayashi

As Olimpíadas Rio 2016 começou cedo para a dupla de publicitários Gustavo Chelles e Romy Hayashi que garantiram o pódio com a criação inovadora e arrojada da “Tocha Olímpica Rio 2016” com muita brasilidade. A agência foi escolhida após um processo nacional de seleção que reuniu 76 inscritos, submetidos a uma comissão julgadora multidisciplinar formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico. Eles passaram por uma maratona de concorrentes entre brasileiros e estrangeiros com mais 75 estúdios de publicidade para criar design da “Chama Olímpica” para o Rio 2016, considerada a ‘Musa Olímpica’. Para o casal, donos da Agencia Chelles e Hayashi Design de São Paulo, foram feitos mais de 200 desenhos, até chegar no desenho ideal da tocha.

 

resized_DSC_0791

Romy Hayashi e Gustavo Chelles com a sua criação. Foto: Luci Judice Yizima

 

resized_DSC_0803

A tocha é ecologicamente correta, feita com uma estrutura de alumínio reciclado leve, mede 60 centímetros. Foto: Luci Judice Yizima

Em entrevista ao Jornal Nippak a desenhista industrial nikkei, Romy Hayashi conta como foram as etapas e fases de produção da tocha. “Nós reunimos 8 pessoas da nossa agência para trabalhar focados nesse projeto, no prazo de 8 semanas”, relata. “Pesquisamos a história da Chama Olímpica, qual era a sua simbologia. Também tínhamos que olhar para a tocha e ver brasilidade, tinha que conter as cinco cores dos anéis da bandeira olímpica, valores olímpicos como amizade, excelência, respeito, igualdade, superação, coragem e determinação. Fomos melhorando e formatando o projeto da tocha a cada dia com ondas circulares”, destaca a publicitária.

Na ocasião, de acordo com Hayashi, quando apresentou o projeto para o Comitê Olímpico, e se classificou entre os 10 melhores projetos, eles foram para o Rio de Janeiro onde puderam assistir um vídeo e orientações do Comitê Olímpico. Segundo ela, dentre os 10 projetos, eles foram escolhidos por unanimidade pelo Comitê Olímpico por apresentar vários elementos que representam algumas características do nosso país, simbolizando o sol, o céu, o mar e as montanhas.

 

resized_EquipedaTocha

Equipe da Chelles e Hayashi Design. Foto: divulgação

 

 

“A tocha é ecologicamente correta, feita com uma estrutura de alumínio reciclado leve, pesa 1k e 400gramas e mede 60 centímetros. O maior diferencial dela se dá com um desenho inovador, quando a tocha está em repouso ela é toda branca, mas quando é acionado o gás na sua base (que é ativado quando duas tochas se ‘beijam’) ela se expande e revela cores e curvas que remetem ao nosso país. As curvas da calçada de Copacabana, conhecida mundialmente por turistas. Em determinada parte do corpo da tocha, tem desenhos triangulares, que lembram a casca da fruta Buriti, a diversidade harmônica”, conclui Romy.

 

resized_DSC_0806

Detalhe, no topo da tocha é dourado, quando acende a “Chama Olímpica” reflete as cores do corpo da tocha. Foto: Luci Judice Yizima

 

Para o publicitário Gustavo Chelles, marido e sócio de Romy, esse projeto da Tocha Olímpica é um marco histórico para a empresa Chelles e Hayashi Design. “Foi gratificante participar de um projeto diferenciado, com grande responsabilidade e o maior desafio foi apresentar um produto que represente a união dos povos através do fogo. Foi um momento olímpico da publicidade”, afirma. “Uma oportunidade única para toda nossa equipe: Viviane Conrado, Adolfo Melero, Mateus Furtado, Leonardo Blaich, Raquel Pereira, Kátia Numakura, muito rico em valores e muita história para contar… Temos muito orgulho de fazermos parte desse projeto e uma história que vai ficar para o resto de nossas vidas e da nossa empresa”, finaliza Chelles.

Tradição da Tocha Olímpica – A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.

Sobre Agencia Chelles e Hayashi Design – Fundada em 1994 por Romy Hayashi e Gustavo Chelles, a Chelles & Hayashi Design é reconhecida no mercado pelo trabalho técnico de viabilização e confiabilidade de soluções em imagem institucional. Inicialmente focada em design de produto, a empresa criou em 2000 a divisão de design gráfico, completando um time de profissionais que atua de forma sinérgica no desenvolvimento de marcas, produtos e embalagens. A Chelles & Hayashi recebeu o prêmio iF Product Design Award 2009 pela criação da lavadora de roupas Superpop, fabricada pela Mueller Eletrodomésticos, produto que pode ser transportado, desmontado e propicia até 40% de economia logística.

 

LUCI JUDICE YIZIMA

LUCI JUDICE YIZIMA

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
LUCI JUDICE YIZIMA

Últimos posts por LUCI JUDICE YIZIMA (exibir todos)

     

     

    resized_ViewImage

     

     

    Related Post

    RIO DE JANEIRO: Festa de despedida ao cônsul-geral... Em 19 de fevereiro de 2017 a comunidade se despediu do Sr. Tsuyoshi Yamamoto, cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, na sede da Associação Nikkei do...
    108 ANOS: Plantio de Cerejeira na Câmara Municipal... Para dar início às comemorações dos 108 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, o vereador Aurélio Nomura, líder do PSDB na Câmara Municipal, acompanhad...
    MANAUS: Exposição leva Cultura Pop Japonesa a Mana...   A mostra é aberta ao público e acontece no Palácio da Justiça do Amazonas   Depois de percorrer São Paulo, Curitiba e Recife, a exp...
    KARAOKÊ: Concurso Brasileiro da Canção Internacion... Neste domingo (13), a partir das 8h30, acontece a terceira edição do Concurso Brasileiro da Canção Internacional, uma promoção da Abrac (Associação Br...

    One Comment

    1. Quanta honra em termos brasileiros incríveis como a Romi, o Gustavo e toda a essa brilhante equipe! Parabéns a tocha Olímpica é tão fantástica!

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *