RIO 2016: Japan House abre suas portas nesta sexta-feira para turistas e moradores do Rio de Janeiro

Sede dos próximos Jogos Olímpicos, Tóquio marca presença nos Jogos Rio 2016 apresentando um pouco da cultura local e convidando os brasileiros a participar da festa do esporte em 2020. A capital japonesa, com mais de 10 milhões de habitantes, quer se unir ao Rio em um novo intercâmbio cultural, durante este importante momento esportivo.

 

Casa do Japão, ou Japan House, será aberta nesta sexta-feira. Foto: divulgação.

Casa do Japão, ou Japan House, será aberta nesta sexta-feira. Foto: divulgação.

 

Localizada na Cidade das Artes, que fica na Barra da Tijuca, na Zona Oeste carioca, bairro que abriga a Vila Olímpica e Paraolímpica, o Parque Olímpico e Centro de Imprensa, a “Tokyo 2020 Japan House” ou Casa do Japão abre suas portas para turistas e moradores da Cidade Maravilhosa a partir desta sexta-feira (5) com a exposição “City of Waterways & Tokyo”, que mostra como a cidade japonesa se formou e se desenvolveu pela água. Entre as atrações está “Water Tree”, que retrata os vários encantos de Tóquio, levando os visitantes a um passeio pela cidade apreciando a paisagem e sentindo o fluxo das águas.

Estão programadas também as apresentações do Projeto de Água Encanada de Tóquio e a mostra do veículo movido a hidrogênio.  A exposição estará aberta de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, sempre do meio dia às 20h.

 

Encontro de culturas – No dia 19 de agosto, a Casa do Japão recebe um grande encontro das culturas brasileira e japonesa, em evento promovido pela região de Tohoku, afetada pelo grande terremoto do leste do país, para demonstrar seu agradecimento ao mundo e a reconstrução da região. As apresentações japonesas serão de arte folclórica Iwaki Jangara Nenbutsu Odori (ritual de dança com prece ao Buda praticado na cidade de Iwaki, Província de Fukushima) para a purificação e repouso do terreno; e Onikenbai (dança da espada do demônio, Província de Iwate).

Do lado do Brasil, estão marcadas apresentações de samba (por Megumi Kudo) e de Wadaiko (“arte dos tambores japoneses” pelo grupo Wadaiko Sho, liderado por Setsuo Kinoshita.

No centro do Rio, entre os dias 18 de agosto e 7 de setembro, o Paço Imperial recebe duas mostras especiais. “Turn”, dirigida por Katsuhiko Hibino, reúne artistas japoneses e brasileiros. “Tokyo Caravan”, um projeto de Hideki Noda, dramaturgo, diretor e ator de destaque no Japão, foi desenvolvido em conjunto entre artistas japoneses e brasileiros a partir do workshop de “fluxo misto” cultural.

No mesmo espaço, será ainda apresentada “Turismo em Tóquio”, para mostrar ainda mais amplamente os encantos da cidade.

 

 

Related Post

TÊNIS DE MESA: Xiom Itaquera conquista título da L... Criada em 2010, a Liga Nipo-Brasileira serviu como modelo para o tênis de mesa nacional, criando o inédito Torneio interclubes por equipes.   ...
NIPPAK PESCA: Julho é sinônimo de férias e, folga ...   Viver na cidade grande tem os seus empecilhos mas também tem muita diversão para todos da família. E não vai ser um friozinho que vai atrapalh...
COMUNIDADE: Parque da Água Branca recebe 1ª edição...   Tosa Matsuri. Você sabe o que significa? Pode ser o antigo nome da província de Kochi. Mas nos dias 18 e 19 de agosto (sábado e domingo), no...
VISITA DE SUAS ALTEZAS IMPERIAIS: Em Curitiba, Ric... Depois de São Paulo, Suas Altezas Imperiais, o príncipe Akishino e a princesa Kiko seguiram no dia 30 para o Estado do Paraná, onde passaram por Curit...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *