RIO 2016: Nikkeis buscam mais que participação nos Jogos Olímpicos

Contestados, questionados, criticados. Onde quer que sejam realizados, os Jogos Olímpicos sempre serão alvo de polêmicas. Há os que são contra e aqueles que apoiam. E no Brasil não seria diferente. Mas, enfim, querendo ou não a abertura acontece nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Para quem gosta de esportes, trata-se de uma oportunidade única para conferir um desfile de estrelas internacionais, os melhores em suas modalidades.

Do café da manhã à janta, é uma boa desculpa para ficar ligado em frente à telinha e acompanhar as performances de nomes como o do jamaicano Usain Bolt, do nadador norte-americano Michael Phelps; da tenista Serena Williams e, é claro, do brasileiro Neymar. Mas os Jogos Olímpicos não teriam graça sem os coadjuvantes, aqueles atletas que fazem valer o lema olímpico “o importante é competir”, frase do Barão de Coubertin, o criador das Olimpíadas Modernas.

A meta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), porém, não é nada modesta: terminar entre os dez primeiros na primeira Olimpíada a ser realizada na Amércia do Sul. Para isso conta com medalhas “certas”, algumas inéditas, como no futebol masculino, no vôlei (de quadra e de praia) e na ginástica, com Arthur Zanetti.

 

Nikkeis buscam mais que participação nos Jogos Olímpicos. Foto: facebook/thammytakagi

Nikkeis buscam mais que participação nos Jogos Olímpicos. Foto: facebook/tammytakagi

 

 

Tammy – E também com surpresas. Entre os 465 atletas que compõem a delegação brasileira, também os nikkeis querem conquistar um lugar ao sol na Cidade Maravilhosa e deixar seu nome gravado na história. Como Tammy Galera Takagi , que competirá no trampolim de 3m sincronizado ao lado de Juliana Veloso.

 

Natural do Rio de Janeiro, Tammy Takagi está na Vila Olímpica desde o dia 26 de julho – sua prova será no dia 7 de agosto. Seu objetivo é ficar entre as seis melhores.

 

“Para isso estamos treinando muito bem e esperamos conquistar um bom resultado. A colocação é consequência”, explica a atleta, cujo avô paterno, Takanori Takagi, é de Osaka. Segundo ela, “o mais importante é darmos o nosso melhor e estarmos satifeitas com a nossa prova, com os saltos que fizermos”, disse Tammy em entrevista ao Jornal Nippak.

 

 

Os nikkeis na Rio 2016:

 

Tammy Galera Takagi Saltos Ornamentais (Trampolim de 3m) Local de nascimento: Rio de Janeiro Data: 11/03/1991 Fique de olho: Dia 7 de agosto

Tammy Galera Takagi
Saltos Ornamentais (Trampolim de 3m)
Local de nascimento: Rio de Janeiro
Data: 11/03/1991
Fique de olho: Dia 7 de agosto

 

 

Arthur Nory Oyakawa Mariano Ginástica Artística Local de nasc.: Campinas Data: 18/09/1993 Fique de olho: De 6 a 11/8

Arthur Nory Oyakawa Mariano
Ginástica Artística
Local de nasc.: Campinas
Data: 18/09/1993
Fique de olho: De 6 a 11/8

 

Sergio Sasaki Ginástica Artística Local de nascimento: São Bernardo do Campo Data: 31/03/1992 Fique de olho: De 6 a 11/08

Sergio Sasaki
Ginástica Artística
Local de nascimento: São Bernardo do Campo
Data: 31/03/1992
Fique de olho: De 6 a 11/08

 

Poliana Okimoto Maratona Aquática Local de nascimento: São Paulo (SP) Data: 08/03/1983 Fique de olho: Dia 15/08

Poliana Okimoto
Maratona Aquática
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Data: 08/03/1983
Fique de olho: Dia 15/08

 

Cazuo Matsumoto Tênis de Mesa Local de nascimento: São Paulo (SP) Data: 02/08/1985 Fique de olho: De 6 a 17/08 Gustavo Tsuboi Tênis de Mesa Local de nascimento: São Paulo (SP) Data: 31/05/1985 Fique de olho: De 6 a 17/08

Cazuo Matsumoto
Tênis de Mesa
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Data: 02/08/1985
Fique de olho: De 6 a 17/08

Gustavo Tsuboi
Tênis de Mesa
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Data: 31/05/1985
Fique de olho: De 6 a 17/08

 

 

Caroline Kumahara Tênis de Mesa Local de nascimento: São Bernardo do Campo Data: 27/07/1995 Fique de olho: De 6 a 17/08

Caroline Kumahara
Tênis de Mesa
Local de nascimento: São Bernardo do Campo
Data: 27/07/1995
Fique de olho: De 6 a 17/08

 

Bruna Takahashi Tênis de Mesa Local de nascimento: São Bernardo do Campo Data: 19/07/2000 Fique de olho: De 6 a 17/08

Bruna Takahashi
Tênis de Mesa
Local de nascimento: São Bernardo do Campo
Data: 19/07/2000
Fique de olho: De 6 a 17/08

 

Charles Chibana Judô – 66kg Local de nascimento: São Paulo (SP) Data: 11/09/1989 Fique de olho: Dia 7 de agosto

Charles Chibana
Judô – 66kg
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Data: 11/09/1989
Fique de olho: Dia 7 de agosto

 

Felipe Kitadai Judô – 60kg Local de nascimento: São Paulo (SP) Data: 28/07/1989 Fique de olho: Dia 6 de agosto

Felipe Kitadai
Judô – 60kg
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Data: 28/07/1989
Fique de olho: Dia 6 de agosto

 

Paula Ishibashi Rúgbi Local de nascimento: São Paulo (SP) Data: 14/02/1985 Fique de olho: De 6 a 8 de agosto

Paula Ishibashi
Rúgbi
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Data: 14/02/1985
Fique de olho: De 6 a 8 de agosto

 

Mahau Suguimati Atletismo – 400m com barreiras Local de nascimento: São Miguel do Araguaia (GO) Data: 13/11/1984 Fique de olho: Dia 15 de agosto

Mahau Suguimati
Atletismo – 400m com barreiras
Local de nascimento: São Miguel do Araguaia (GO)
Data: 13/11/1984
Fique de olho: Dia 15 de agosto

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

     

    Os nikkeis na Rio 2016: Entidades pedem 1 minuto de silêncio antes da abertura

     

    Takashi Morita, presidente da Associação Hibakusha Brasil Pela Paz (Associação dos Sobreviventes da Bomba Atômica) quer convencer o COI (Comitê Olímpico Internacional) a incluir, em memória das vítimas da bomba, um minuto de silêncio na cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio – o evento está marcado para o mesmo dia e horário em que a tragédia completa 71 anos (noite de 5 de agosto no Brasil e manhã do dia seguinte no Japão).

    O movimento, iniciado no Brasil há cerca de dois meses, ganhou o apoio de outras organizações e levou o prefeito de Hiroshima, Matsui Kazumi, a enviar o pedido em uma carta endereçada ao presidente do COI, Thomas Bach, e ao prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).

    Um dos que aderiram foi o ativista político Rogério Nagai, de 37 anos,  “mensageiro da paz”, membro sócio do Centro Cultural Hiroshima do Brasil e do Coletivo Oriente-se, que alega representar mais de 11.300 assinaturas coletadas no Brasil e em países como EUA, Reino Unido, França, Japão, Suíça, Nova Zelândia, México, Irlanda, Filipinas, Alemanha, Canadá, Colômbia, Bolívia, Austrália, Grécia, Finlândia, Bélgica, Quênia, Holanda, Ucrânia, Noruega, Áustria, Espanha, Dinamarca, Chile, Sérvia e Suécia.

    Em carta aberta ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro), ele reitera o pedido para que a entidade faça 1 minuto de silêncio na abertura das Olimpíadas em homenagem não apenas as vítimas de Hiroshima e Nagasaki, mas também a “todas as vítimas nucleares, das guerras dos atentados e de todo tipo de violência no mundo, objetivo também das Olimpíadas!”

    No entanto, de acordo com o site da BBC Brasil, o órgão tem negado o pedido baseado em dois argumentos. “O primeiro é que uma área da Vila dos Atletas será destinada a orações e homenagens a falecidos, e o segundo, de que a cerimônia de encerramento dos Jogos incluirá um momento de lembrança a todas as pessoas que já morreram”.

     

    (Aldo Shiguti, com informações do site BBC Brasil)

     

    ALDO SHIGUTI

    ALDO SHIGUTI

    Redator-chefe
    ashiguti@uol.com.br
    ALDO SHIGUTI

    Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

      Related Post

      COMUNIDADE: Bunkyo recebe doação da Nihon Kohden O Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – recebeu, no último dia 13, uma doação da Nihon Kohden do Brasil. Trata-s...
      KENKO TAISSO: ASSOCIAÇÃO SE APRESENTA EM LONDRINA... A Associação Kenkô Taissô do Brasil, entidade presidida por Toshie Kawazoe, esteve presente na Expo Japão 2017, juntamente com a 56ª Exposição Agrícol...
      SILVIA IN TOKYO: SAYONARA NÃO SE USA MAIS? PESQUISA REVELA QUE 70% DOS CIDADÃOS EM OSAKA NÃO SE DESPEDE COM “SAYONARA”     Gráfico mostra como algumas pessoas interpretam o te...
      ESPETÁCULO: ‘Toki no Kodama’ celebra 15 anos do Re... Não se deixe enganar pela aparência frágil de Hatsue Omine. Omine Sensei – como é conhecida por seus alunos – conquistou respeito num meio até então d...

      One Comment

      1. Tive a alegria de assistir pela televisão a espetacular Abertura dos Jogos Olímpicos 2016!!
        Grandiosidade, criatividade, beleza em todas as etapas… Sentia-se intenso calor humano, felicidades imensas. Aconteceu tudo perfeito.
        Agora, vamos torcer pelos nossos atletas, que sabemos: farão o seu melhor!!!

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *