RIO CLARO: Japoneses visitam Rio Claro em intercâmbio de 40 anos

 

Uma comitiva da cidade japonesa de Kimitsu esteve nesta quinta-feira (3) em Rio Claro para celebrar o intercâmbio cultural entre os dois municípios. “É um evento de 40 anos e só agora estamos entendendo o sentimento japonês que fez com que nosso pai tomasse a iniciativa de aproximar suas duas terras”, disse João Tamaru em referência a Yoshiji Tamaru, que idealizou o projeto em 1973.

 

Comitiva de Kimitsu visita Rio Claro (foto: divulgação)

Yoshiji chegou ao Brasil aos 22 anos, fugindo da crise econômica de 1929, e escolheu Rio Claro, onde estabeleceu seu comércio, constituiu família e passou a ser referência da colônia japonesa, lutando pela coletividade e realizando intercâmbio entre o Brasil e Japão.

“Os japoneses sempre colaboraram com o desenvolvimento do nosso país e, em Rio Claro, várias famílias deram a parcela de contribuição para o crescimento da cidade, como é o caso da família Tamaru, Akamine, Yabuki e outras mais”, afirmou o prefeito Du Altimari. “Temos a expectativa de que esta visita aproxime ainda mais os laços de amizade entre Rio Claro e Kimitsu, iniciados pelo senhor Yoshiji”, acrescentou.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Agnelo da Silva Matos Neto, “falar do Japão é falar em superação, e o povo japonês é sempre uma referência aos brasileiros em vários setores da economia”. Para a vice-prefeita Olga Salomão, o encontro de confraternização em Rio Claro ganha importância no momento em que o mundo registra várias manifestações de xenofobia. “O mundo é de todos os povos, temos de divulgar esta mensagem”, afirmou.

Takechi Tokita, que falou em nome da comitiva japonesa, disse que a história de Yoshiji Tamaru é emocionante e que o município de Kimitsu se sente honrado em promover o intercâmbio com Rio Claro. Na cidade japonesa há uma escola com uma sala com a inscrição “Rio Claro, cidade irmã”.

Representantes dos dois municípios trocaram presentes. Além de produtos da indústria local, a prefeitura de Rio Claro entregou um troféu com o mapa das duas cidades. O prefeito Du Altimari recebeu um quadro com a palavra “união”. A vice-prefeita ganhou réplica do mascote de Kimitsu.

Também participaram da recepção os vereadores João Zaine, Maria do Carmo Guilherme e Julinho Lopes, a presidente do Fundo Social – Rosana Pinhatti Altimari, secretários e diretores da administração municipal, e rotarianos. Na comitiva visitante estavam representantes do governo de Kimitsu e vereadores.

 

Fonte: Canal Rio Claro

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BAIRRO ORIENTAL: 38º Tanabata Matsuri terá ‘Univer... Com expectativa de receber um público estimado em cerca de 150 mil pessoas, a Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – realiza neste f...
CLUBES: Piratininga celebra 65 anos neste sábado Para comemorar em grande estilo o seu 65º Aniversário a  Associação Cultural e Esportiva Piratininga conta com show do cantor nikkei Nobuhiro Hirata n...
ARQUITETURA: MORRE NO RIO O PAISAGISTA HARUYOSHI O... O arquiteto Haruyoshi Ono, discípulo e herdeiro artístico do mais importante paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx (1909-1994), morreu na noite de...
BRASIL-JAPÃO: Jica apoia a implantação de sistemas... A Jica (Japan International Cooperation Agency), a Agência de Cooperação Internacional do Japão, está interessada em promover a difusão dos Sistemas A...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *