RIO CLARO: Japoneses visitam Rio Claro em intercâmbio de 40 anos

 

Uma comitiva da cidade japonesa de Kimitsu esteve nesta quinta-feira (3) em Rio Claro para celebrar o intercâmbio cultural entre os dois municípios. “É um evento de 40 anos e só agora estamos entendendo o sentimento japonês que fez com que nosso pai tomasse a iniciativa de aproximar suas duas terras”, disse João Tamaru em referência a Yoshiji Tamaru, que idealizou o projeto em 1973.

 

Comitiva de Kimitsu visita Rio Claro (foto: divulgação)

Yoshiji chegou ao Brasil aos 22 anos, fugindo da crise econômica de 1929, e escolheu Rio Claro, onde estabeleceu seu comércio, constituiu família e passou a ser referência da colônia japonesa, lutando pela coletividade e realizando intercâmbio entre o Brasil e Japão.

“Os japoneses sempre colaboraram com o desenvolvimento do nosso país e, em Rio Claro, várias famílias deram a parcela de contribuição para o crescimento da cidade, como é o caso da família Tamaru, Akamine, Yabuki e outras mais”, afirmou o prefeito Du Altimari. “Temos a expectativa de que esta visita aproxime ainda mais os laços de amizade entre Rio Claro e Kimitsu, iniciados pelo senhor Yoshiji”, acrescentou.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Agnelo da Silva Matos Neto, “falar do Japão é falar em superação, e o povo japonês é sempre uma referência aos brasileiros em vários setores da economia”. Para a vice-prefeita Olga Salomão, o encontro de confraternização em Rio Claro ganha importância no momento em que o mundo registra várias manifestações de xenofobia. “O mundo é de todos os povos, temos de divulgar esta mensagem”, afirmou.

Takechi Tokita, que falou em nome da comitiva japonesa, disse que a história de Yoshiji Tamaru é emocionante e que o município de Kimitsu se sente honrado em promover o intercâmbio com Rio Claro. Na cidade japonesa há uma escola com uma sala com a inscrição “Rio Claro, cidade irmã”.

Representantes dos dois municípios trocaram presentes. Além de produtos da indústria local, a prefeitura de Rio Claro entregou um troféu com o mapa das duas cidades. O prefeito Du Altimari recebeu um quadro com a palavra “união”. A vice-prefeita ganhou réplica do mascote de Kimitsu.

Também participaram da recepção os vereadores João Zaine, Maria do Carmo Guilherme e Julinho Lopes, a presidente do Fundo Social – Rosana Pinhatti Altimari, secretários e diretores da administração municipal, e rotarianos. Na comitiva visitante estavam representantes do governo de Kimitsu e vereadores.

 

Fonte: Canal Rio Claro

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

EXPOSIÇÃO: Exposição revela a relação do poeta Gui...   A Casa Guilherme de Almeida apresenta, até o dia 27 de julho, a exposição Guilherme de Almeida e a Cultura Japonesa. Serão apresentados ob...
ARTIGO: O ENSINO DE LINGUA JAPONESA NO BRASIL   Por YUHO MOROKAWA   (Tradução do artigo publicado em língua japonesa na revista “kakehashi” nº 20 - traduzido por ONG Tradbras) INTR...
SILVIA IN TOKYO: NÚMERO DE VÍTIMAS DE HIPERTERMIA ... EM UMA SEMANA, 5.659 PESSOAS FORAM SOCORRIDAS DE AMBULÂNCIA COM SINTOMAS DE HIPERTERMIA OU INSOLAÇÃO   Pedestres em Ginza se protegem do cal...
RIO DE JANEIRO: Rio Nikkei Taiko aplaudido caloros...   10 Anos se passaram e o grupo Rio Nikkei Taiko CRESCEU: ganhou admiração pela beleza de seus números, pela simpatia e talento de seus tocado...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *