RIO DE JANEIRO: 13ª Festa do Japão atrai multidão ao Parque do Flamengo

Realizada pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro – Renmei, Associação Nikkei do Rio de Janeiro – Rio Nikkei, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro – Câmara, e Instituto Cultural Brasil-Japão – ICBJ – nos dias 16 e 17 de agosto, a 13ª Festa do Japão atraiu umamultidão ao Parque do Flamengo (Rio de Janeiro). O evento contou o apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Prefeitura da Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Turismo – Riotur, Tozan – Azuma Kirin, Operadora Oi.

 

Cortejo, Kagami-Wari, saudações, vista parcial (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Cortejo, Kagami-Wari, saudações, vista parcial
(foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Estiveram presentes o cônsul geral do Japão no Rio deJaneiro, Yasushi Takase; o  presidente da Renmei, Akiyoshi Shikada; o presidente da Câmara, Roberto Kobayashi; o presidente da Rio Nikkei, Minoru Matsuura e o presidente do ICBJ, Moacyr Barros Bastos, além da vereadora Leila do Flamengo (representando a Prefeitura Municipal).

As personalidades foram apresentadas pelo organizador geral Walter Yoshida, vice-presidente da Renmei, e que realizaram o Kagami-Wari após as saudações do cônsul geral Yasushi Takase, Akiyoshi Shikada e do professor Moacyr Bastos. Estiveram presentes também o vereador Eliseu Kessler e o administrador do Parque do Flamengo Leandro Alecrim de Andrade Ribeiro.

O carismático Nobuhiro Hirata impressionou com sua bela voz, e criando hábil disputa entre os participantes, deu vida às atrações. Nos dois dias foram apresentados tambores japoneses, Rock Japonês, ParaPara, Bon Odori, e no domingo, Cosplay, entrevista com Misses 2014, sorteio de TV 50 polegadas.

 

Nobuhiro Hirata, platéia envolvida, Moe Kisu Café, ParaPara. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Nobuhiro Hirata, platéia envolvida, Moe Kisu Café, ParaPara. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

O Rio Nikkei Taiko, que sempre empolga com tocadores veteranos, teve novo encanto no primeiro dia: número especial com tocadores mirins, graças à dedicação dos professores Ligia Yoshiko Hatano, Yutaka Matsudaira e Yo Matsudaira.

O conjunto de Rock “J Coração”, formada por Yusuke Mogi, Shinji Iijima, Ken Kondo e Atomu Komono, fez sua estreia na Festa do Japão e agitou o público.

As artes marciais japonesas Kendô, Iaidô e Jodô foram apresentadas por mestres e praticantes. Prestigiaram os senseis (professores) Toshihiko Tsutsumi (6º Dan Iaidô, 5º Dan Kendô), Yosuke Kataoka (7º Dan Kendô), Toshinobu Endo (3º Dan Iaidô, 3º Dan Kendô) e Sanae Tsutsumi (4º Dan Iaidô).

 

 Kendô, Iaidô, Judô, Sumô (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Kendô, Iaidô, Judô, Sumô (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Da mesma forma os praticantes Alexandre Cavalcanti (2º Dan Iaidô, 2º Dan Jodô, 1º Dan Kendô), Antonio Carlos Vasconcelos (3º Dan Iaidô), Eduardo Pereira (2º Dan Iaidô), Felippe Folly (2º Dan Kendô), Fernando Ferraz (2º Dan Kendô, 1º Dan Iaidô), Leonardo Seiichi Sasada Sato (2º Dan Kendô), Luís Carlos Guimarães (3º Dan Kendo, 1º Dan Iaidô), Mariana Ribeiro de Mattos (1º Dan Iaidô), Taian Haraguchi (3º Dan Kendô). Cativou o empenho do menino Haruka Matsudaira, iniciante, com poucos meses de prática.

Ao final das apresentações de Bon Odori no palco, o “Grupo de Dança Kizuna” de Campo Grande – se locomoveu até o palanque, onde o público aderiu com entusiasmo.

 

Rio Nikkei Taikô, Grupo Kizuna de Campo Grande, Bon Odori. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Rio Nikkei Taikô, Grupo Kizuna de Campo Grande, Bon Odori. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Durante a festa foram ministradas por professoras do Instituto Cultural Brasil-Japão as oficinas de: Origami pela Leda Vaz Ferreira, Shodô pela Reiko Yanai, Ikebana por Sachiko Castro, Oshiê  por Tomo Ishibashi, Vestimentas Japonesas por Toshie Murakoshi.  O workshop de Go foi conduzido pelo instrutor Tony Yong da Associação Nikkei do Rio de Janeiro.

 

Banda J Coração, Misses, Cosplay, sorteio da Oi. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Banda J Coração, Misses, Cosplay, sorteio da Oi. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Sumô – No espaço do Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão ansiosos visitantes tiveram a oportunidade de trajar yukatas (vestes japonesas de verão) e escolher complementos para tirar fotos para lembrança ante belíssimos painéis nipônicos.

 

Vestir yukatas, Gô, Caligrafia Japonesa, vestes japonesas (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Vestir yukatas, Gô, Caligrafia Japonesa, vestes japonesas (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

A 1ª Apresentação de Sumô da Associação Nikkei do Rio de Janeiro despertou grande curiosidade pelo desconhecimento do esporte poder ser praticado por pessoas de vários pesos. Participaram o instrutor Daniel Guedes, os atletas oficiais da Equipe Carioca de Sumô Kleidson Oliveira e Joaci Machado, e a incentivadora Barbara Guedes. Ela narrou que a equipe homenageava Willian Takahiro Higuchi sensei – Campeão Brasileiro e professor na Rio Nikkei – e Amaury Possidente, atleta oficial que auxiliou em toda preparação.

 

Produtos novos e usados (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Produtos novos e usados (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Entre os cosplayers que desfilaram, foram eleitos os cinco melhores por Elaine Kellen, organizadora do Cosplay “Newtokyo”, que os premiou com ingresso para o próximodia 19 de outubro, em Niterói. Entre os destaques brilharam as meninas Anna Clara Ribeiro, Ingrid Ribeiro e Nicole Laurentino, sobrinhas da animada Valdete Alves Silva.

Para alegria de apreciadores de culinária japonesa, a variedade de comidas típicas foi ampla: yakisoba, karê, tenpura de camarão e de legumes, temaki, takoyaki, udon, lámen, harumaki, guiosa, doces japoneses, obentô, saraudon, sushi Filadélfia, yakitori. Teve também pastéis, grelhados (salsichão, espeto de alcatra, lingüiça no pão), banana caramelada… Como bebidas: saquê, caipisaquê, caipirinha, caipivodka, cerveja, refrigerantes, água, milk shake, café expresso. Ainda, produtos orientais, travesseiros, almofadas, colchões, kinpira nabe, artesanatos, camisetas, kimonos, etc. e, aos que curtem revistas japonesas, exemplares pelo preço convidativo de R$ 1,00 (apenas um Real).

 

Culinária Japonesa (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Culinária Japonesa (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

(Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BUNKYO: Em sua 2ª edição, Saa Hajimeyou repete fór... Depois do sucesso da primeira edição, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) se prepara para receber os artistas ...
OKINAWA DE CAMPINAS: 6ª FESTA DO PORCO NO ROLETE A Associação Okinawa Kenjin de Campinas realiza neste domingo (22), a partir das 11h30, em sua sede, a 6ª edição da tradicional Festa do Porco no Role...
Cidades/Bento Gonçalves: Governo implanta projeto ... Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, também vai receber o projeto de Polícia Comunitária, desenvolvido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretar...
MÚSICA: Karen Taira embarca para o Japão a convite...   A cantora mirim Karen Taira, de 11 anos, está em contagem regressiva. É que no próximo dia 28 ela estará embarcando para o Japão em companhi...

One Comment

  1. DOOMO ARIGATOO GOZAIMASHITA ao conceituado “JORNAL NIPPAK/Portal Nikkei/Redação” pela gentil publicação mais uma vez!!!
    O registro alegra a todos nós que participamos com muito empenho!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *