RIO DE JANEIRO: 3 nikkeis no Rio

 

Em 14 de julho de 2014 Ana Yumi Kitahara Giuliano, Luci Sayuri Oliveira e Teruko Okagawa Monteiro se encontraram no Centro de Visitantes do Monumento a Estácio de Sá – CVMES, Av. Infante Dom Henrique, s/nº, Aterro do Flamengo. Viram a Exposição “Carioquices”   onde estão expondo – de 11 de janeiro a 28 de fevereiro de 2014 – os artistas-fotógrafos Aziz Filho, Claudio Prisco, Christian Barros, Luiz Grillo, Márcia Magda , Walter Vinagre e Yeda Zotz. Foram recebidas pelo Professor Elias Abreu de Oliveira, Curador desse Espaço Cultural, e pelo expositor Walter Vinagre.

 

No Centro de Visitantes do Monumento a Estácio de Sá: direita, Walter Vinagre (autor da obra em “Carioquices”), Luci Sayuri Oliveira, curador Elias Oliveira, Ana Giuliano e Teruko Monteiro. (Foto de Maria Pia Emiliano)

 

O Centro de Visitantes – administrado pela Universidade Estácio de Sá e pela Riotur – realiza atividades culturais e se situa no subsolo do Monumento Estácio de Sá, que foi projetado em 1973 pelo renomado arquiteto Lúcio Costa em Homenagem ao Fundador da Cidade do Rio de Janeiro. Do terraço do monumento, que contem o marco da fundação da cidade em forma de obelisco piramidal, se pode ver a Enseada de Botafogo, a Baía de Guanabara e – à sua frente – o Pão de Açúcar.

 

Ana Giuliano, “Miss Brazil Canadá 2013”, a passeio no Rio de Janeiro. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

Ana Giuliano – a passeio no Rio – foi eleita em 11 de outubro do ano passado “Miss Brazil Canadá 2013”em Toronto, onde se concentra a maior parte da comunidade brasileira. Seu tio Henrique Kitahara – do Rio de Janeiro junto a familiares e amigos em muitos países – contribuiu com desmedido empenho para sua expressiva votação pela internet. Paulistana, filha única, Ana Giuliano perdeu seus pais quando nova, e foi a Canadá estudar. Trabalhou com legenda de filmes e várias línguas, e participou de grupo de danças brasileiras folclóricas e modernas. Como “Miss Brazil Canadá 2013”está participando de eventos que promovem a cultura brasileira em prol da Luso Canadian Charitable Society, entidade sem finalidades lucrativas que atende portadores de necessidades especiais, principalmente pessoas de língua portuguesa – Portugal, Brasil e Angola – mas aberta a outras etnias. A candidata não foi julgada somente pela beleza física, mas também pelo caráter e elegância. Para a eleição da Ana Giuliano em 2013, Teruko contribuiu com modesta força.

 

Ana Giuliano, “Miss Brazil Canadá 2013”, em Paramount Conference & Event Venue, Toronto, Ontário. (Foto de Errol Hernandez)

 

Luci Sayuri Oliveira veio de Brasília, onde estuda Teologia, acompanhando sua prima Ana Giuliano. Em seu nobre coração alimenta o desejo de ser missionária.

No CVMES Teruko teve a surpresa de saber através do Curador Elias Oliveira que a Universidade Estácio de Sá deseja ter obra no espaço cultural, ao que respondeu que presenteará “Dia Mundial de Pintura ao Ar Livre/Rio de Janeiro – 11/9/2011”, óleo sobre tela, 50cm X 40cm, 2012. Como artista plástica é autora de comemorativos, e também de documentos/monumentos que enaltecem momentos significativos. Nesta singular modalidade, o “Documento/Monumento 90 Anos de Imigração Japonesa no Brasil/RJ”, 1998, pertence ao acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil,em São Paulo.

 

Pintura de Teruko presenteada à Administração da Universidade Estácio de Sá. (Foto de Tadaharu Isaac Monteiro)

 

Despedindo-se, as 3 nikkeis continuarão suas trajetórias, tendo em comum o desejo de muito contribuir e vencer.

 

 

Texto de Teruko Okagawa Monteiro

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

DIREITO TRIBUTÁRIO: ‘Crimes contra a ordem tributá... Foi realizado no dia 12 de novembro, na Livraria Martins Fontes da Av. Paulista, o lançamento do livro “Crimes contra a ordem tributária”. Trata-se de...
LITERATURA: Fujyama lança livro de poemas nesta te... Acontece nesta terça-feira (6), a partir das 19 horas, na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37), no bairro do Paraíso, em São Paulo, o lançamento do livro...
CULTURA: Pavilhão Japonês abre exposições neste sá... Duas exposições simultâneas, uma de bonecos japoneses e outra de cerâmica, destacam as habilidades manuais (detalhe especial na cultura japonesa) e o ...
CIDADES/CURITIBA: Festival das Flores comemora nas... A comunidade budista de Curitiba promove neste fim de semana, dias 14 e 15 de abril, o Hanamatsuri (Festival das Flores e Natal Budista do Paraná). O ...

One Comment

  1. Nosso MUITO OBRIGADO ao JORNAL NIPPAK!!! Havemos – Expositores de Carioquices, CVMES, Ana Giuliano, Luci Sayuri Oliveira e Teruko – de nos esforçarmos intensamente: e contribuirmos fortemente!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *