RIO DE JANEIRO: 42º KEIROOKAI DA RENMEI REVERENCIA MELHOR IDADE

Realizado no último dia 18, o 42º Keirookai da Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro homenageou os mais velhos que contribuíram com o desenvolvimento da comunidade. No Estado do RJ a Melhor Idade é agraciada com confraternização mensal durante o ano inteiro e, no Keirookai, com apresentações culturais e almoço.

 

Homenageados

Homenageados

 

O evento, que contou com apoio da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, teve como mestre de cerimônia Kazumi Yamada, diretor de Divulgação de Língua Japonesa da Renmei. Fizeram saudações de boas vindas os presidentes Akiyoshi Shikada e Minoru Matsuura, respectivamente, da Renmei e da Rio Nikkei.

 

Grupo Kaito Shamidaiko de Taubaté.

Grupo Kaito Shamidaiko de Taubaté.

 

Estiveram presentes, entre outros, o cônsul Ryuichi Sasaki, representante do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Toshiya Asahi, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, Sohaku Bastos, presidente do Instituto Cultural Brasil Japão, e Kiyoto Hikichi, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro.

 

Cantora lírica Miho Hikichi e ao piano, Regina Lacerda.

Cantora lírica Miho Hikichi e ao piano, Regina Lacerda.

 

Fumiyo Sakamoto, voluntária sênior da Jica, leu os nomes dos 202 homenageados com idade a partir dos 80 anos, que receberam lembrança carinhosa da Renmei; associados com dificuldade de locomoção, através de suas instituições.

 

Coral Rio Nikkei regido por Jorgina Martins Pires; pianista Regina Lacerda.

Coral Rio Nikkei regido por Jorgina Martins Pires; pianista Regina Lacerda.

 

Após almoço preparado por Hideo Ochi e família, e Fujinbu Rio Nikkei, o público pode conferir apresentações de Kaito Shamidaiko/Taiko, canto, dança com Yoohey Kaito sensei e seu grupo de Taubaté; Canto Lírico por Miho Hikichi, acompanhada ao piano por Regina Lacerda. Da mesma forma, Coral Rio Nikkei sob a regência de Jorgina Martins Pires, e participação da pianista Regina Lacerda; Rio Nikkei Taiko com tocadores infanto-juvenil e adultos. Finalizando, Coral Municipal de Petrópolis dirigido pelo maestro Paulo Afonso Filho. Ttodas as apresentações foram cantadas em língua japonesa.

 

Rio Nikkei Taiko Infanto-juvenil e Adulto

Rio Nikkei Taiko Infanto-juvenil e Adulto

 

 Coral Municipal de Petrópolis com maestro Paulo Afonso Filho.

Coral Municipal de Petrópolis com maestro Paulo Afonso Filho.

 

 Soma de forças.

Soma de forças.

 

Confraternização.

Confraternização.

 

Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro

 

Related Post

COMUNIDADE: 10º Bunka Matsuri espera 10 mil visita... O Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – realiza neste fim de semana (21 e 22), em suas dependências, a 10ª ediçã...
LAZER: ‘1º ARRAIÁ DO ALLEGRO’ SERÁ NESTE SÁBADO NO... Acontece neste sábado, 8, das 17 às 22 horas, no Salão de Eventos do Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo, o 1º Arraiá do Allegro...
MÚSICA: Nipponjin no Kokoro no Uta = Melodias Imor... Refletido na lotação do auditório do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultuira Japonesa e de Assistência Social –, no bairro da Liberdade, em São Paul...
SOCIAL: Público lota dois auditórios do Shizuoka n... No dia 1º de fevereiro, a Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono realizou a 16ª edição do Concurso Nacional de Karaokê Beneficente, na Associação ...

One Comment

  1. Como acontece no Japão, também no Estado do RJ os Idosos foram homenageados no 3º domingo do mês de setembro através do 42º Keirookai da Renmei, com apoio da Rio Nikkei. 202 pessoas a partir dos 80 anos receberam lembrança carinhosa.
    Agradecemos ao Jornal Nippak/ Portal – Redação a publicação que os participantes irão guardar com muita alegria!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *