RIO DE JANEIRO: Almejado 42º Undoukai da Rio Nikkei

Em 17 de maio de 2015 aconteceu a almejada 42ª Gincana Poliesportiva da Associação Nikkei do Rio de Janeiro na BACS – Base “Almirante Castro e Silva”, Ilha de Mocanguê, Niterói. Participaram do Hasteamento das Bandeiras e dos Hinos Nacionais do Brasil e do Japão tenente Aline Santos Bittencourt, oficial de Serviço, representando a BACS, cônsul-geral do Japão Tsuyoshi Yamamoto, Minoru Matsuura, presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira do Estado do RJ, Roberto Kobayashi, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, e Masahiro Kawano, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro.

 

1)Hasteamento das Bandeiras do Brasil e do Japão. Abertura do Undoukai na quadra. (Fotos de Tsuyoshi Miura)

Hasteamento das Bandeiras do Brasil e do Japão. Abertura do Undoukai na quadra. (Fotos de Tsuyoshi Miura)

 

Grande participação infantil. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

Grande participação infantil. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

Após a ginástica rítmica conduzida pela Escola Japonesa do Rio de Janeiro, famílias inteiras divertiram-se juntas durante dia inteiro. Com 28 modalidades segundo idade e forma de participação, os 5 primeiros lugares ganharam prêmios, e todos os concorrentes receberam brindes: CORRIDAS individuais, Fórmula “0”, com laranja, de 3 pés, de centopéias, do canguru; CHUTAR BOLAS; PESCARIA para criancinhas, de garrafas; APANHAR BALAS; COMPRAS NA FEIRA; ESGRIMA CEGA. Ainda, BOLAS AO CESTO, ENCHER GARRAFAS, CAÇA AOS NOIVOS, ESTOURO DE BOLAS, CATAR SOJA COM HASHI. Na CAÇA AO TESOURO até 6 anos e acima de 75 anos, os participantes foram dispensados de correr: os veteranos receberam seus “prêmios” pelas mãos do cônsul-geral do Japão Yamamoto, do presidente da Câmara Japonesa Kobayashi e do diretor da Escola Japonesa Kawano.

 

Simpáticas autoridades. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

Simpáticas autoridades. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

Almoço delicioso. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

Almoço delicioso. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

Durante o almoço participantes saborearam seus obentos admirando a Cidade Maravilhosa do outro lado da Baía de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói, navios trafegando… Quem desejou, optou por deliciosos  yakisoba, karê, lingüiça no pão, pastéis, doces japoneses. Nesse intervalo o Seinenkai entregou prêmios aos acertadores de tabelas numéricas.

 

Fazendo o melhor. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

Fazendo o melhor. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

Caça ao Tesouro, acima de 75 anos. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

Caça ao Tesouro, acima de 75 anos. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

O sucesso foi resultado das forças dos departamentos da Rio Nikkei, colaboradores, amigos. O conselheiro Walter Yoshida, apresentador do evento, agradeceu a colaboração da Câmara Japonesa, Renmei, Mamy-Com. Alimentício Imp. e Exp. Ltda., Ekko’s Gastronomia, Ind. e Com. de Produtos de Beleza Yamá Ltda., Jeito Brasileiro Presentes, Megadoce, Instituto de Beleza Yufu Ltda., Kofukan Centro de Terapias, Restaurante Miako, Drac-Distr. e Repres. de Alimentos Carioca Ltda., Luiz Tadashi Nakamura, Paulo Fukuji Nakamura, Auto Mecânica HK, Tenkai, G3 Consultoria – Seguros e Marítima, Mercearia Fuji, Alunox, Nik Sushi, Kenhitiro Kurihara, Yasuo Nozaki, Yoko Nakamura. Os seinens da Rio Nikkei contribuíram simpática e fortemente em todas as etapas do Undoukai. A professora de Gastronomia na UFRJ,Laura Kiyoko Ide, e seus alunos colaboraram nas atividades.

 

Muitos prêmios e brindes. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

Muitos prêmios e brindes. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

E – surpreendendo quem não conhece a forma nikkei de finalizar os eventos – as dependências da BACS foram entregues limpas e arrumadas, como acontece todos os anos!!

 

Diversão e confraternização. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

Diversão e confraternização. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

(Teruko Okagawa Monteiro)

Related Post

CAMPINAS: Bonenkai do Nipo de Campinas tem presenç...   Realizado no dia 15 de dezembro, em sua sede social, no Jardim Guanabara, o tradicional bonenkai do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Ca...
JAPÃO por SILVIA KIKUCHI: Brasileira detida por ma... Julia Yoshie Kato Inui, de 42 anos, é suspeita de ter provocado a morte da mãe com sedativos   As imagens da emissora ANN mostram a resid...
VISTO PARA YONSEI: ‘Nossa luta está começando dar ... A concessão de visto de longa permanência para os yonseis – descendentes de japoneses da quarta geração – voltou a ganhar força em meados de maio, qua...
RIO DE JANEIRO: Por que a artista Akiko Sakurai no... Iniciando as comemorações aos 120 Anos do Tratado de Amizade Japão-Brasil no Rio de Janeiro a renomada instrumentista de Biwa, Akiko Sakurai, fez duas...

One Comment

  1. VIVAS!!! Nosso MUITO OBRIGADO ao JORNAL NIPPAK/Redação pela gentil publicação!!!
    Foi evento carinhosamente preparado para receber associados e convidados, que participam com alegria imensa. Vieram famílias de muitas cidades, e a confraternização foi enorme!!
    Teruko Monteiro, Departamento Cultural da Rio Nikkei

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *