RIO DE JANEIRO: Amamos Sabores do Japão!!!

Em 4 de outubro de 2014, centenas de pessoas foram apreciar “Sabores do Japão” na Associação Nikkei do Rio de Janeiro. Famílias inteiras, grupos animados de todas as idades se confraternizaram nos jardins ornamentados, no pátio sob enormes toldos, salão de festa com mesas na sede da Rua Cosme Velho, 1166. Para receber tantos convidados, os departamentos da Rio Nikkei trabalharam muitos dias sob o comando do vice-presidente Kuniyuki Terabe e diretora do departamento feminino Noemi Katayama. Presidente Minoru Matsuura e a primeira dama Rosa Matsuura estão no Japão.

 

 

Rio Nikkei Taiko (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Rio Nikkei Taiko (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

O Rio Nikkei Taiko, uma das grandes atrações da noite, começou com a simpática apresentação dos tocadores infantis: Ayumi Iwanaga, Felipe Ogata, Haruka Matsudaira, Izumi Iwanaga, Sora Matsudaira, Thamires Nozaka, Tomie Oshiro e Wemmilly Lourenço. O esforçado grupo infantil vem recebendo aulas dos professores Ligia Yoshiko Hatano, Yo Matsudaira e Yutaka Matsudaira.

 

Rio Nikkei Taiko Infantil (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Rio Nikkei Taiko Infantil (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Em outro momento, os tocadores de tambores japoneses adultos agradaram fortemente o público, que já não dispensa seus  carismáticos números. Vivas para o coordenador Mário Kimio Matsumoto, Gabriela Felisdorio, Gisele Naine, Henrique Barreto, Juliana Felisdorio, Juvenal Issao Iamaguti, Leandro Lima, Ligia Yoshiko Hatano, Ricardo Borges, Sergio Madeira, Yo Matsudaira e Yutaka Matsudaira.

Nessa noite foi feito apresentação especial de Sumô no palco do salão coberto por tatamis, e área circular de combate demarcada por grossa corda. O instrutor Daniel Guedes compareceu com os atletas oficiais da Equipe Carioca de Sumo: Amaury Possidente, Joaci Machado e Kleidson Oliveira, e sua esposa Barbara Guedes, incentivadora desse esporte tradicional do Japão.

 

 

Sumô Tradicional (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Sumô Tradicional (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Ao contrário do consenso de que os Sumotori (praticantes de Sumo) são muito pesados, Barbara explicou que existem níveis para todos os pesos. Daniel Guedes vai regularmente ao Ginásio de Sumô do Bom Retiro, em São Paulo, para se aprimorar com Sensei Willian Takahiro Higuchi, Campeão Brasileiro. Quando Sensei Takahiro não está dando aulas na Rio Nikkei, os conhecimentos estão sendo detalhadamente supervisionados e aprovados por ele, em busca de Sumô autêntico para o Rio. Os atletas lutaram entre si, demonstrando várias quedas.

 

(Esquerda) Possidente, Guedes, Terabe, Oliveira e Machado (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

(Esquerda) Possidente, Guedes, Terabe, Oliveira e Machado (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

O apresentador Walter Yoshida, conselheiro Rio Nikkei, sorteou muitos brindes ao público. Julio Otsuka, diretor do Seinenkai Rio Nikkei, comandou com jovens o preenchimento de tabelas numéricas: os felizardos foram contemplados com almoços em restaurantes (Tenkai, Naga-Barra, Nik-Sushi, Ekko’s Gastronomia, Shin Miura) e outros prêmios.

 

Confraternização (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Confraternização (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Foram preparados na hora deliciosos yakisoba, combinado, harumaki, yakitori, hot Filadélfia, Califórnia, temaki, gyoza, takoyaki, tenpura de legumes, tenpurá de camarão, missoshiru, banana caramelada. Estiveram a venda refrigerantes, cerveja, saquê, caipirinha, caipisaquê, caipivodka.

 

Dedicação coletiva (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Dedicação coletiva (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Camisetas (Taiko Rio Nikkei), lindos Origami (Bruno Ferraz), Oshiê (Tomo Ishibashi), doces japoneses (Hideko Takemura), produtos japoneses (Mamy, Tozan) foram opções para lembranças.

 

 

Grupo Jovem (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Grupo Jovem (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Presidente da Renmei Akiyoshi Shikada, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro Roberto Kobayashi, cônsul Ryuichi Sasaki e muitas personalidades prestigiaram o evento. Estiveram presentes as Misses Nikkei RJ Gabriela Yussa Amaral Moraes/2014, Ana Tokiko Nakayama/2010.

Na confecção de takoyaki colaboraram ilustres senhoras do Consulado e da Câmara Japonesa: como é gratificante existir solidariedade entre as instituições!!! Por essa razão, e pela forte disposição de todos os departamentos da Rio Nikkei, o evento tem podido receber multidão que ama Cultura e Culinária Japonesas.

 

Iguarias japonesas (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Iguarias japonesas (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

O arremate envolvente aconteceu com os participantes entrando no Bon Odori iniciado pelo Seinenkai…

 

Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

PARANÁ/120 ANOS: Paraná aguarda vinda de represent... O Estado do Paraná comemora em 2015 os 120 anos de amizade entre os dois países, o Centenário da Imigração Japonesa no Norte do Estado e os 45 anos de...
SUKIYAKI DO ANHANGUERA NIKKEY CLUBE Evento de muito sucesso do clube, o sukiyaki tem o intuito de agregar e confraternizar as diversas pessoas que apreciam um bom prato japones e também ...
COMUNIDADE: Nippon Fest ajuda a preservar cultura ... No último dia 28, os associados do Nippon Country Club, cuja sede de campo está localizada no município de Arujá (SP), aproveitaram o domingo de sol c...

One Comment

  1. Que alegria podermos ver que – mais uma vez, pelo empenho de todos – foi sucesso o “Sabores do Japão” da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, quando aconteceu a 1ª apresentação do Grupo de Sumô no palco da instituição.
    Nosso forte Muito Obrigado ao JORNAL NIPPAK/Redação pela gentil publicação!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *