RIO DE JANEIRO: APLAUDIDA 12ª FESTA DO JAPÃO

 

Cada vez mais conhecida e aplaudida, a grande “Festa do Japão” aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto de 2013, no Pavilhão Japonês do Parque do Flamengo, Rio de Janeiro. Realizada pelas 4 entidades japonesas – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro/Renmei, Associação Nikkei do Rio de Janeiro/Rio Nikkei, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro/Câmara Japonesa, e Instituto Cultural Brasil-Japão/ICBJ – contou com Apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Prefeitura da Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Turismo/RIOTUR, e Tozan/Azuma Kirin.

 

Apresentação do Rio Nikkei Taiko. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

No 1º dia, às 18h, o repique dos tambores japoneses da Rio Nikkei anunciou – no palco do pavilhão – o início das atividades. Em seguida Walter AtsushiYoshida, coordenador-geral do evento convidou ao palanque instalado no centro do pátio: Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei, Hajime Kimura, cônsul-geral interino do Japão, Leila do Flamengo, vereadora, Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei, Roberto Kobayashi, presidente da Câmara Japonesa, Yasushi Hata,  vice-presidente da Mitsui-Brasil, e Yssamu Takao , vice-presidente do ICBJ. Antes da celebração do Kagamiwari, quebra do barril de sake, fizeram uso das palavras Akiyoshi Shikada, Leila do Flamengo e cônsul-geral interino Hajime Kimura.

 

Nobuhiro Hirata (3º à direita) convidou Keiko Omata (com microfone) a participar (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Tiemi Maria Okubo, Miss Nikkei RJ 2013, é apresentada por Nobuhiro Hirata. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Nos 2 dias da grande festa, o showman Nobuhiro Hirata encantou a todos com sua voz privilegiada que o sagrou campeão em concursos de Karaokê até em internacional de 2007 no Japão: ocasião em que recebeu o troféu pelas mãos do primeiro-ministro Shinzo Abe. Entrevistou Tiemi Maria Okubo, eleita “Miss Nikkei RJ2013”em 25 de maio de 2013.

Tiemi Maria Okubo eleita Miss Nikkei Rio de Janeiro 2013 (foto: Kazuhiro Issobe)

 

 

Nesses dias o público aplaudiu também Keiko Omata, cantora e compositora japonesa, pelas suas canções de Anime Song.

Fizeram parte da bela programação de sábado a dança “Nanchu Soran” pelos Alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, e “Yosakoi Soran” pelo Grupo de Nova Friburgo. Ao final, “Danças Folclóricas Japonesas” pelo Grupo Kizuna de Campo Grande, que se apresentou também no dia seguinte, e ganhou adesão dos espectadores ao se deslocar para o palanque do evento.

 

Grupo de Dança Kizuna de Campo Grande (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Ainda, no 1º dia da festa, Cláudio Lourenço de Almeida, instrutor de Aikidô na Associação Nikkei do Rio de Janeiro fez demonstração com praticantes. Por sua vez, os alunos de Judô do Grajaú Tênis Clube demonstraram técnicas sob a orientação dos professores Jorge Kawata e Luis Kawata.

 

Professores e praticantes de Iaidô, Jodô e Kendô (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

O 2º dia, além das apresentações mencionadas, foi enriquecido pelas atuações de Cosplay.

Igualmente no domingo foram feitas demonstrações de artes marciais praticadas na Associação Nikkei do Rio de Janeiro: com Toshinobu Endo, mestre de Kendô e Jodô,  Toshihiko Tsutsumi, mestre de Iaidô, e alunos. No término, pessoas interessadas aceitaram convite para lidar com shinai (espada de bambu).

O Rio Nikkei Taiko, coordenado por Mário Kimio Matsumoto, arrancou aplausos nas 2 apresentações de cada dia, com repertório próprio e de outros autores. Comemorará seus 10 anos de existência em 19 de outubro de 2013 com evento especial na Rio Nikkei.

 

Autoridades japonesas e convidados. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Sob enormes toldos funcionaram os setores de culinária japonesa, oficinas de artes japonesas, empresas que venderam seus produtos.

À imensa equipe de organização e produção foi agradável a procura das iguarias japonesas como yakisoba, karê, yakitori, tenpura de camarão e de legumes, temaki, takoyaki, udon, lámen, harumaki, gyoza, sushi, saraudon, doces, além de espeto de alcatra, salsichão e lingüiça no pão, banana caramelada, e bebidas como saquê, caipisaquê, caipivodca, caipirinha.

 

Takoyaki pelos membros da Câmara Japonesa e Escola Japonesa (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Muitas pessoas conheceram Origami, Shodo, Go pela primeira vez, cujas oficinas  aconteceram nos 2 dias, e Ikebana e Oshi-ê no último dia.

Aplausos para o stand do Consulado Geral do Japão onde pessoas puderam escolher  vestimenta e acessórios, e depois tirar foto em frente de painel com lindas imagens japonesas. A própria vice-cônsul cultural Ai Takei integrou a disposta equipe vestindo participantes, que com certeza, levaram alegria nos corações.

 

Ai Takei, vice-cônsul cultural, veste traje japonês em visitante junto a Mônica Regadas e Michiko Ono (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

 

(Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SILVIA IN TOKYO: BRASILEIRO SE ENTRINCHEIRA COM ES... ELE INVADIU O APARTAMENTO DO VIZINHO ATRAVÉS DE UM BURACO NO TETO   O brasileiro, sendo levado ao hospital, depois de ser preso. Foto: Chu...
COMUNIDADE: Comissão Organizadora adia 10º Nikkey ... A Comissão Organizadora do 10º Nikkey Matsuri, que seria realizado nos dias 23 e 24 deste mês, no Centro de Eventos Pró Magno, no bairro da Casa Verde...
SÃO PAULO: LEI QUE DETERMINA FECHAMENTO DE BARES A... Sancionada na gestão do prefeito Celso Pitta, a Lei nº 12.879 que dispõe sobre o horário de funcionamento dos bares na cidade de São Paulo completa 18...
CURSO DE DESINIBIÇÃO COM PROFESSORA LUMI TOYODA Onde: Associação Aichi (Rua Santa Luzia 74, Liberdade) Dia 09/07/2015 Horário: 14h às 17h Informação: 11/3438-2272 e 11/99630-5633 vivo e-mai...

5 Comments

  1. Depois do sucesso, continua a alegria ao poder ler a notícia no conceituado JORNAL NIPPAK!!! E receber comentários de visitantes: que gostaram MUITO!!!
    Foram meses de preparativos pelas instituições realizadoras e de apoio, porém compensadores.
    Já é consenso: quem foi uma vez, vai sempre!!
    Agradecemos imensamente a todos que participaram de alguma forma, pois para acontecer nessa dimensão, só foi possível com a soma de forças!!

  2. Puxa só acho pouco uma vez ao ano a Festa do Japão poderia ter mais eventos é muito linda e bem organizada . Seria possível realizar mais festas iguais a esta que bom seria

  3. Parabéns aos organizadores pelo evento, e ao Jornal Nippak pela matéria sobre a Festa do Japão.

  4. Foi muito bom participar dessa festa, que nos faz viver como se eu fosse um autentico japonês. Eu amo o Japão, vou amar participar de toda festa como essa…

  5. Parabéns, participantes da 12ª Festa do Japão 2013! O evento foi um sucesso.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *