RIO DE JANEIRO: Comemoração ao Aniversário do Imperador no MHN

 

No dia 2 de dezembro de 2014 aconteceram no Museu Histórico Nacional – MHN, a comemoração ao aniversário de Sua Majestade, o Imperador do Japão, e a apresentação do recém-chegado cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto. O novo diplomata cumprimentou a todos junto ao cônsul-geral adjunto Ken Kondo e senhora.

 

Saudações do cônsul-geral, kagamibiraki, brindes, taiko. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Saudações do cônsul-geral, kagamibiraki, brindes, taiko. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

A solenidade foi conduzida pela mestre de cerimônia Marcelle Serrão Faria, assessora do Consulado Geral do Japão. O cônsul-geral Yamamoto expressou sua satisfação de voltar ao Rio, que conhecera com esposa e filhos pequenos quando trabalhou na Embaixada do Japão em Brasília (2000). Referindo-se à Copa do Mundo deste ano, falou sobre o sucesso da organização e a hospitalidade aos estrangeiros. Disse que ficou contente pela homenagem ao povo japonês feita pelo secretário de Estado de Ambiente do Rio, Carlos Portinho, por causa do episódio durante essa Copa, em que torcedores japoneses recolheram tudo que havia sido descartado, exemplo amplamente elogiado na mídia brasileira e do exterior. Quando o primeiro-ministro Shinzo Abe visitou o Brasil (31 de julho a 2 de agosto deste ano), o diálogo com a presidente Dilma foi o estabelecimento de maior cooperação entre os dois países. E no discurso durante o Fórum Econômico Brasil-Japão em São Paulo “as palavras de ordem foram ‘Progredir Juntos’, ‘Liderar Juntos’ e ‘Inspirar Juntos’. A intenção agora é que Brasil e Japão realizem uma grande parceria estratégica global.”

 

Kagamibiraki - direita, cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto, Vera Tostes, Beatriz Caldeira, Carlos Mariani Bittencourt, Akiyoshi Shikada e Roberto Kobayashi. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Kagamibiraki – direita, cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto, Vera Tostes, Beatriz Caldeira, Carlos Mariani Bittencourt, Akiyoshi Shikada e Roberto Kobayashi. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

O cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto continuou: “Me considero um privilegiado por poder estar no Brasil num período tão especial. Já demos início à organização dos preparativos das comemorações em 2015 dos 120 anos do Tratado de Amizade entre o Japão e o Brasil, e por uma feliz coincidência, no ano que vem também será a comemoração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Será uma alegria se pudermos celebrar essas datas com alguns eventos em conjunto com a Prefeitura do Rio. E em 2016 serão realizadas as Olimpíadas do Rio, que vai seguindo o seu destino de cidade cosmopolita, sempre atraindo o olhar e o interesse do mundo.” Agradeceu as presenças das autoridades, convidados, e as empresas colaboradoras nesse dia: Panasonic do Brasil, IHI do Brasil, Indústria Agrícola Tozan, JRC do Brasil, Brasil-Kirin, e Suntory Liquors Brasil. Ainda agradeceu especialmente à senhora Vera Lúcia Bottrel Tostes pela boa parceria MHN e Consulado Geral do Japão durante sua longa gestão como diretora do museu, desejando continuidade junto à diretora interina Ruth Beatriz Caldeira de Andrada. Finalizou almejando o fortalecimento dos laços de amizade e de cooperação entre o Japão e o Brasil, e desejando saúde e vida longa ao Imperador e a todos os presentes.

 

 (Acima) Cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto, cumprimentado. (Abaixo) Cônsul cultural Michiko Shibata (de yukata), recepcionando. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

(Acima) Cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto, cumprimentado. (Abaixo) Cônsul cultural Michiko Shibata (de yukata), recepcionando. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Participaram do Kagamibiraki o cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto, senhora Vera Lúcia Bottrel Tostes, diretora interina do MHN Ruth Beatriz Caldeira de Andrada, presidente da Renmei Akiyoshi Shikada, vice-presidente do Sistema FIRJAN Carlos Mariani Bittencourt (também presidente do lado brasileiro do Grupo de Notáveis Brasil-Japão formado em 2008) e presidente da Câmara Japonesa do Rio de Janeiro Roberto Kobayashi.

 

Ilustres convidados. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Ilustres convidados. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Os brindes à S. M. I. do Japão foram convocados pelo presidente da Renmei Akiyoshi Shikada. O imperador fará 81 anos em 23 de dezembro, quando se comemora no Japão a Data Nacional.

 Feliz confraternização Brasil-Japão. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Feliz confraternização Brasil-Japão. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Os tambores do Rio Nikkei Taiko ribombaram, trazendo energia positiva. Integraram o famoso grupo da Associação Nikkei do Rio de Janeiro: Henrique Barreto, Ligia Yoshiko Hatano, Mário Kimio Matsumoto, Rosana Stellla, Yo Matsudaira e Yutaka Matsudaira.

 

Participantes de muitas instituições. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Participantes de muitas instituições. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Entre ilustres convidados compareceram presidente Minoru Matsuura da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, vice-presidente do Instituto Cultural Brasil Japão Yssamu Takao, diretor da Escola Japonesa Masahiro Kawano, diretor da Escola Modelo de Língua Japonesa do Rio de Janeiro Kenhitiro Kurihara, Presidente do Conselho Político e Estratégico da Bio-Manguinhos Akira Homma, gerente do Instituto Cultural Brasil Japão Nobuo Yanai. Da mesma forma cônsul geral a.h. do Sri Lanka Sohaku Bastos, presidente da Comissão de Despoluição da Baía de Guanabara e vereadora Leila Maywald, coordenador executivo da Secretaria de Estado do Ambiente Gerson Serra, diretor da FIRJAN Sergio Yamagata, artista plástico Flávio Shiró Tanaka, empresário da Sigmax Toshihiko Tsutsumi, presidente do Bikoo-Kai Yasuko Matsumoto. Igualmente diretor de Música no Museu Sergio da Costa e Silva, professora da UFRJ Sonia Longhi Ninomiya, professora da UERJ Satomi Takano Kitahara, membros de instituições brasileiras e japonesas, professores de língua japonesa e outras especialidades.

 

Empresas japonesas com produtos e serviços. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Empresas japonesas com produtos e serviços. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Que os votos do cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto se realizem, e sua estada seja muito abençoada!!

 

(Teruko Okagawa Monteiro)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ARTE: “As Sete Maravilhas do Mundo Contemporâneo” ... A renomada artista e mestre Mirian Tatsumi e mais 62 artesãs da Escola Oshibana Art, apresentam a 8ª Exposição de Arte Oshibana, com tema “Entre Flore...
SUKYO MAHIKARI: Deputado federal Walter Ihoshi par... O deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo, no último dia 27 para participar da sessão solene em comemora...
LINS: Mario Ikeda é recebido pelo presidente da Ab... O  delegado da polícia federal aposentado, Mário Ikeda, responsável pela vinda do cantor japonês Itsuki Hiroshi ao Brasil, esteve na cidade paulista d...
PARANÁ: Presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Os...   O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, com base na Lei Estadual n° 17.099 de 28 de março de...

One Comment

  1. Nosso caloroso Muito Obrigado ao JORNAL NIPPAK/Redação, e a todos: Deus os abençoe imensamente, SEMPRE!!!
    FELIZ NATAL e MARAVILHOSO 2015!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *