RIO DE JANEIRO: Comunidade celebra a “Data Nacional do Japão”

Em 1º de dezembro de 2015 foi celebrada a “Data Nacional do Japão” no Hotel Windsor Atlântica no Rio de Janeiro, comemorando o “Aniversário de Sua Majestade, o Imperador Akihito do Japão”, que fará 82 anos no próximo dia 23.

 

Recepção, saudação, brinde. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Recepção, saudação, brinde. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Os convidados foram recebidos pelo cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Tsuyoshi Yamamoto, e pelo cônsul-geral adjunto, Ken Kondo, e esposa. Após as execuções dos hinos nacionais do  Brasil e Japão, o  evento teve início com a saudação do cônsul-geral Yamamoto pelos 120 anos de amizade entre o Japão e o Brasil, cujos eventos comemorativos – como a visita de Suas Altezas Imperiais, o príncipe e a princesa Akishino em novembro – foram organizados pelo Comitê Executivo do Rio presidido por Roberto Naoki Kobayashi, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro.

 

Estande do Rio 2016. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Estande do Rio 2016. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

O cônsul-geral disse sentir-se privilegiado de estar no Rio de Janeiro em 2015, ano de comemoração dos 450 anos da fundação da cidade, bem como em 2016, quando ocorrerão os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul que trarão ótimas experiências para as Olimpíadas de Tóquio em 2020.

 

Réplica da Tocha Olímpica 2016. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Réplica da Tocha Olímpica 2016. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

O cônsul-geral citou também a cooperação com a Defesa Civil do Rio de Janeiro na área de prevenção de desastres naturais, e com a Segurança Pública através do Sistema Comunitário Koban. Apontou – no recinto – o estande do Governo de Tóquio com panfletos e DVDs e a exposição dos painéis sobre as Olimpíadas de Tóquio de 1964.

 

Foto: Teruko Okagawa Monteiro

Nissan Leaf, JRC do Brasil, material do Governo do Japão. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

O cônsul-geral Yamamoto agradeceu a presença de todos, e especialmente à Nissan – uma das patrocinadoras oficiais do Rio 2016 e do revezamento da Tocha Olímpica – que trouxe o carro elétrico Leaf, exposto na entrada do hotel, e uma réplica da tocha olímpica no salão. Agradeceu também à JRC do Brasil e ao Comitê Rio 2016, pela participação com estandes mostrando seus produtos.

 

Cônsul geral Tsuyoshi Yamamoto ao centro-alto, e convidados. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Cônsul geral Tsuyoshi Yamamoto ao centro-alto, e convidados. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei/Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira do Estado do RJ, conclamou os brindes ao Imperador do Japão: “Saúde! Kanpai! Banzai!”

 

Presenças de muitas instituições. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Presenças de muitas instituições. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Entre os presentes, confraternizaram-se autoridades brasileiras, japonesas e demais países, bem como membros de instituições de ensino, das artes e da cultura. Prestigiaram também o evento os membros do COB, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

 Membros do corpo consular e convidados (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Membros do corpo consular e convidados (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

(Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

atsushi-yamautsitei

 

Related Post

COMUNIDADE: Hospital Santa Cruz completa 75 anos d...   Inaugurado em 29 de abril de 1939, portanto, há 75 anos, a história do Hospital Santa Cruz se confunde com a própria saga da imigração japon...
MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS: Projeto de genéricos é ... Falta apenas a sanção da presidente da República Dilma Rousseff (PT) para entrar em vigor a legislação que permite o uso de medicamentos genéricos na ...
MÚSICA: Yabiku lança CD com clássicos nacionais e ...   O cantor Luis Yabiku lançou o seu CD intitulado “My Way”, com interpretações de grandes clássicos da música brasileira e internacional. O so...
COMUNIDADE: Santa Cruz lança livro de 77 anos de h... O Hospital Santa Cruz (HSC) está completando 77 anos de atividades. Para comemorar, a Instituição lança o livro “História do Hospital Santa Cruz - Soc...

One Comment

  1. Agradecemos imensamente ao JORNAL NIPPAK/Portal Nikkei a gentil publicação sobre a Celebração ao Aniversário de S. M. o Imperador do Japão, que foi muito bela e carinhosa: confraternizaram-se autoridades brasileiras, japonesas e de países convidados!!

    Teruko Okagawa Monteiro, Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *