RIO DE JANEIRO: Comunidade do Rio de Janeiro dá boas vindas à Força de Autodefesa Marítima do Japão

No dia 4 de agosto, a comunidade do Rio de Janeiro deu as boas vindas aos integrantes do Navio JS Kashima 3508 da Esquadra de Treinamento da Força de Autodefesa Marítima do Japão – Jieitai em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. Atracado no Porto do Rio de Janeiro, o Navio Escola recebeu visitação pública, e partiu em 7 de agosto. Na noite anterior foi realizada a Festa de Boas Vindas, organizada pelo Comitê Executivo dos Eventos Comemorativos dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil no Rio de Janeiro 2015 na Associação Nikkei do Rio de Janeiro.

 

Autoridades japonesas

Autoridades japonesas

 

Sendo mestre de cerimônia em português Walter Atsushi Yoshida, vice-presidente da Renmei, em japonês Rinna Kuwano, vice-cônsul, fizeram suas saudações Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do RJ, cônsul-geral do Japão Tsuyoshi Yamamoto, comandante do Navio Kashima Teruo Ozawa, capitão de mar e guerra, seguidos por Minoru Matsuura, presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, que fez o brinde.

 

Apresentação de Rio Nikkei Taiko

Apresentação de Rio Nikkei Taiko

 

Estiveram presentes também Sohaku R. C. Bastos, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão e cônsul-geral honorário do Srilanka, Masahiro Kawano, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, membros de instituições brasileiras e japonesas.

 

Banda do Navio Escola Kashima

Banda do Navio Escola Kashima

 

Sentaram-se às mesas, frente a frente, visitantes e pessoas do Estado do RJ para intercâmbio e amizade. Juntos, assistiram as apresentações do Rio Nikkei Taiko assim como Banda e Taiko do Jieitai.

 

Jieitai Taiko

Jieitai Taiko

 

A an imação ficou por conta da participações especial da Bateria da Escola de Samba União da Ilha, que contagiou os presentes. Convidados pelas passistas, os aspirantes a oficiais e o comandante do navio não hesitaram e subiram no palco. O casal de dançarinos Kássia e Rafael fêz seu número de samba no palco, e Kaori Marie Santos Tanaka, “Miss Nikkei RJ 2015”, presente na platéia, mostrou que sabe sambar.

 

Entusiástica participação

Entusiástica participação

 

Roberto Naoki Kobayashi, presidente do Comitê Executivo dos Eventos Comemorativos dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil no Rio de Janeiro 2015 e presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, agradeceu a todos que fizeram inesquecível essa festiva comemoração entre Brasil e Japão.

 

Confraternização e intercâmbio

Confraternização e intercâmbio

 

(Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

 

 

Related Post

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Tanomoshi   Ajuda mútua financeira entre pequeno grupo de amigos, assim define o dicionário. Em certa época, havia inúmeros grupos. Até cheguei a admini...
JAPÃO: Casais brasileiros podem dar entrada de ped... Casais brasileiros que pretendem se separar no Japão podem dar entrada em processos de divórcio nos Consulados Brasileiros de Nagoya, Hamamatsu ou Tok...
AKIMATSURI: Roberto Casanova no Brasil, cntor virá...   O cantor Roberto Casanova, um dos destaques do NHK Nodojiman Champion Taikai – edição 2010 – retornará em abril ao Brasil para fazer dois show...
MOSTRA DE CINEMA NAGISA OSHIMA A mostra traz uma seleção panorâmica da obra do controverso cineasta japonês: seus primeiros filmes da década dos anos 1950 e 60, grandes clássicos co...

One Comment

  1. No Japão, vendo a publicação no JORNAL NIPPAK – gentilmente postada pela Redação – os tripulantes do Navio Escola Kashima com certeza lembrarão com alegria de sua estada pelo Brasil!!
    Caloroso Muito Obrigado de todos aqui citados!!!!
    Teruko, Rio de Janeiro

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *