RIO DE JANEIRO: Concorridíssima Festa do Japão!!!

Com entrada franca em 15 e 16 de agosto de 2015, em celebração aos 120 anos de Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão aconteceu a grande “Festa do Japão RJ” no Pavilhão Japonês e proximidades, no Parque do Flamengo: passou a integrar o calendário oficial da cidade através da Lei Municipal nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010, sancionada pelo prefeito Eduardo Paes e publicada no Diário Oficial do Município em 8 de julho de 2015. A 14ª edição foi realizada pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro – Renmei, Associação Nikkei do Rio de Janeiro – Rio Nikkei, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro – Câmara Japonesa e Instituto Cultural Brasil-Japão – ICBJ. Contou com o apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Prefeitura da Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro, Tozan – Azuma Kirin, Emirates, Nissan e Brasil Kirin.

 

Abertura: E. Kessler, S. Bastos, cônsul-geral T. Yamamoto, L. do Flamengo, R. Kobayashi, M. Matsuura, A. Shikada e W. Yoshida. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Abertura: E. Kessler, S. Bastos, cônsul-geral T. Yamamoto, L. do Flamengo, R. Kobayashi, M. Matsuura, A. Shikada e W. Yoshida. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

No alto do yagurá (palanque erguido acima do chão) Walter Yoshida, vice-presidente da Renmei e organizador geral, apresentou as personalidades que fizeram saudações: cônsul- geral do Japão no Rio de Janeiro, Tsuyoshi Yamamoto, presidente da Renmei, Akiyoshi Shikada, presidente da Câmara Japonesa, Roberto Kobayashi, presidente da Rio Nikkei, Minoru Matsuura, presidente do ICBJ, Sohaku Bastos, vereadora Leila do Flamengo. Da mesma forma vereador Eliseu Kessler, que entregou placa comemorativa ao cônsul-geral Yamamoto e presidentes das entidades japonesas. As autoridades realizaram o Kagami-wari e, após Minoru Matsuura conclamar o brinde, o sakê do barril foi oferecido aos que assistiam.

 

Nobuhiro Hirata, Miss Nikkei RJ 2015, Cosplay e Harajuku. (Foto: Teruko Okagwa Monteiro)

Nobuhiro Hirata, Miss Nikkei RJ 2015, Cosplay e Harajuku. (Foto: Teruko Okagwa Monteiro)

 

O cortejo de tambores japoneses do Rio Nikkei Taiko abriu a série de apresentações. Nobuhiro Hirata, premiadíssimo campeão de Karaokê, foi o mestre de cerimônia da festa nos dois dias, que envolveu a multidão cantando, entretendo, empolgando. A primeira atração foi Aikijujutsu, ao som de taikô por Mário Kimio Matsumoto, pelo sensei François Alves, 2º Dan de Budo Aikijujutsu, junto à Ester Guimarães Alves, faixa branca. Nobuhiro Hirata entrevistou a simpática Kaori Marie Santos Tanaka, “Miss Nikkei RJ 2015”, e apresentou a cantora Kay Lyra e o músico Mauricio Maestro, que prestigiaram o evento. Arrancaram longos aplausos os integrantes da Banda Japonesa de Rock “J. Coração”: Yusuke Mogi, Shinji Iijima, e Pai & Filho: Ken Kondo & Kaito Kondo,13 anos.

 

Rio Nikkei Taiko; Aikijujutsu. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Rio Nikkei Taiko; Aikijujutsu. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Assistidas com forte interesse foram apresentadas as Artes Marciais Iaidô, Jodô e Kendô por seus praticantes. Integraram o grupo os mestres Toshihiko Tsutsumi – 6º Dan Renshi Iaidô e 5º Dan Kendô;  Toshinobu Endo – 3º Dan Iaidô, 3º Dan Kendô; que ministram aulas na Rio Nikkei, e o mestre convidado de Volta Redonda Yosuke Kataoka – 7º Dan Kendô. O menino Haruka Matsudaira – Iniciante Kendô, encantou o público.

 

Iaidô, Judô e Kendô da Rio Nikkei. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Iaidô, Judô e Kendô da Rio Nikkei. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Como sempre acontecem, os números do Rio Nikkei Taiko atraíram numerosos admiradores. Esse grupo de tocadores de tambores japoneses, desde crianças até terceira idade, cresceu sob coordenação de Mário Kimio Matsumoto, o mais antigo, Ligia Yoshiko Hatano, Gisele Naine e Juliana Felisdorio.

 

Banda Rock J Coração; Kay Lyra & Maurício Maestro. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Banda Rock J Coração; Kay Lyra & Maurício Maestro. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

O sábado terminou com Bon Odori – dança folclórica japonesa – do grupo “Kizuna” de Campo Grande em torno do yagurá. No dia seguinte, o tocador de taikô Leonardo Yoichi Tsukino compassou ao vivo as músicas japonesas.

A ampla área do evento foi distribuída entre setores de divulgação de cultura japonesa, de alimentação e de produtos japoneses. Os visitantes puderam contemplar “Exposição dos Projetos Nacionais do Japão-Brasil” da JICA em forma de painéis, como “Construção de navios de grande porte por brasileiros!”, “Laços de Aço que unem o Japão e o Brasil-A Usiminas como Escola”, “Revolução verde no Cerrado” entre outros.

 

Cultura do Japão (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Cultura do Japão (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Sob orientação do ICBJ pessoas viram os arranjos florais Ikebana, da mestra Masuyo Otsuka e Professora Sachiko Castro; exposição de bonecas japonesas, quadros explicativos sobre Japão; assistiram demonstrações de Shodô – Caligrafia Japonesa – com a Professora Chiizu Katayama, Oshiê – Desenho em Relevo – com a Professora Tomo Ishibashi e Origami – Dobradura em Papel – com a professora Miriam Dana; conheceram Chá Japonês – Matcha – com a professora Hisako Ono e equipe. Atendidos gentilmente pela cônsul cultural Michiko Shibata e equipe do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro participantes experimentaram “Vestir Kimono” e tiraram fotos à frente de belas imagens nipônicas. Criando simpatia cada vez maior à cultura japonesa, o público foi convidado ao palco a praticar Taiko com Mário Kimio Matsumoto, a ter noções de Kendô por professores e alunos. Interessados puderam rebater bolas de Beisebol em stand telado com Erick Nakano e membros do CARIOCAS, time hexacampeão estadual de Beisebol do Rio.

 

Novos conhecimentos. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Novos conhecimentos. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

No domingo cosplays participaram de desfile e concurso organizados por Elaine Kellen da empresa Newtokyo de Niterói, que também convocou o Desfile de Harajuku. Antes e depois os jovens caracterizados foram requisitados por simpatizantes para fotos.

Verdadeira festa para apreciadores de culinária japonesa, atendidos por instituições japonesas: yakisoba, takoyaki, karê, tempurá de camarão e de legumes, udon, lámen, harumaki, guioza, yakitori.  Ainda saraudon, hot fila, sushi Califórnia, salmão skin, makizushi, inarizushi, botamoti, zenzai, temaki. Opções como espeto de alcatra, salsichão, lingüiça no pão, pastel, banana caramelada, doces. Também refrigerantes, água, cervejas, saquê, caipirinha e derivados. Satisfação com sorvetes por Sorvetes Sol, produtos orientais por Tozan e Mamy, kimpira nabe por Simone Fukuya, kimonos por Flor de Fogo, café e milk shake por Moe Kiss, bijuterias por Wang Huang, artesanatos por Yoshiaki Ikuta, quadros por Rodrigo Andrian, artigos de anime por Anime Jump, etc.

 

Culinária japonesa. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Culinária japonesa. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

A inesquecível “Festa do Japão RJ 2015” foi possível graças à colaboração de voluntários, membros de instituições brasileiras e japonesas. VIVAS para a solidariedade e união que reinaram!!!
 

(Teruko Okagawa Monteiro)

 

Related Post

ABASTECIMENTO: Secretário da Pesca reúne-se com at... O secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura, Marlon Carvalho Cambraia, se reuniu no último dia 21 com membros da Associação dos Co...
ORQUÍDEAS: Cattleyas e Miltonias são as destaques ...   A Associação Orquidófila de São Paulo (Aosp) realiza nesta sexta, sábado e domingo (dias 14, 15 e 16), nas dependências do Bunkyo (Sociedade...
110 ANOS DA IMIGRAÇÃO: MAURÍCIO DE SOUSA VAI FAZER... O cartunista Mauricio de Sousa e o deputado federal Luiz Nishimori. Foto: facebook/nishimori O cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da M...
COMUNIDADE: Festival da Abeuni comemora 10 anos ne... A Abeuni (Aliança Beneficente Universitária) realiza neste domingo (4), no Colégio Santa Amália (próximo à estação Saúde do metrô), mais um tradiciona...

One Comment

  1. Agradecemos MUITO a gentil publicação em JORNAL NIPPAK – Portal, Redação!!
    O registro lembrará a inserção da “Festa do Japão RJ 2015” no calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro, cujo sucesso foi possível pela soma de esforços de todos!!

    Teruko Okagawa Monteiro
    Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *