RIO DE JANEIRO: Condecoração de Akira Homma

 

Em 7 de junho de 2013 Akira Homma, 73, brasileiro, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz e atual presidente do Conselho Político e Estratégico da Bio-Manguinhos/Fiocruz, recebeu a “Comenda da Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço” na residência oficial do cônsul geral. A referida comenda – 2ª condecoração civil e militar mais importante depois da Ordem do Crisântemo – foi entregue em nome de S.M. Imperador do Japão pelas mãos do Cônsul Geral Interino no Rio de Janeiro Hajime Kimura.

 

Cônsul Geral Interino Hajime Kimura explana sobre vida e obra de Akira Homma. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Da Fiocruz estiveram presentes à solenidade Paulo Gadelha, presidente, Artur Roberto Couto, diretor da Bio-Manguinhos, Arlindo Souza, diretor do Canal Saúde e outros 14 colegas.  Representantes da comunidade também prestigiaram: Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, Minoru Matsuura, presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Roberto Naoki Kobayashi, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e Yssamu Takao, vice-presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão.

 

Esquerda, Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei , conclama o brinde. (Foto do Consulado Geral do Japão)

 

O conceituado homenageado compareceu com a esposa Maria Diana Lacerda Homma e familiares que vieram de Itapetininga, SP, e de Cotia, SP: irmão Sumio Homma e esposa Shizuka Homma, irmãs Katiko Homma e Haruko Homma, Yuko Homma e filho Léo Homma,  sobrinha Thais H. Sonoda e seu noivo Eber de Almada, e Yuri Tanabe Yabuki.

 

Alocução do Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. (Foto do Consulado Geral do Japão)

 

Cônsul Geral Interino Hajime Kimura esplanou sobre vida e obra do homenageado antes de lhe conferir o diploma e a comenda:  “O Dr. Akira Homma teve uma atuação importante não só nas cooperações no âmbito governamental, mas também como articulador e incentivador nas cooperações bilaterais entre as instituições de pesquisa e o setor privado, contribuindo incansavelmente na promoção e fortalecimento das cooperações na área de saúde, estreitando, assim, os laços de amizade que unem o Brasil e o Japão.” Por sua vez, o condecorado fêz suas palavras de agradecimento.

 

Akira Homma e sua esposa Maria Diana Lacerda Homma. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

O presidente da Renmei, Akiyoshi Shikada – em nome da comunidade – conclamou o brinde, e Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz – como representante dos amigos – o enalteceu como grande figura pública.

 

Direita, Cônsul Hajime Kimura, Minoru Matsuura, Akira Homma, Akiyoshi Shikada, Yssamu Takao e Roberto Kobayashi. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

Akira Homma nasceu em 12 de agosto de 1939, em Presidente Wenceslau, SP, filho de Harusi Homma e Koyuki Homma. Muito estudioso, pagou seus estudos trabalhando durante o dia. Formando-se em Medicina Veterinária em 1967 pela Universidade Federal Fluminense, ingressou na Fiocruz onde veio a ocupar vários cargos como docente e pesquisador. Em 1972 obteve o grau de Doutor em Ciências pelo Baylor College of Medicine, em Houston, Texas, Estados Unidos.

 

Cônsul Hajime Kimura, Artur Couto, Paulo Gadelha, Akira Homma e Arlindo Souza. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

Recebeu além de outros títulos: 2010 – Homenagem na 10ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), Ministério da Saúde ;  2009 – Medalha de Mérito Oswaldo Cruz – Categoria Ouro, Presidência da República ; 2007 – Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2007 – Categoria Trabalho Publicado, Ministério da Saúde.

 

Colegas da Fiocruz prestigiaram Akira Homma. (Foto do Consulado Geral do Japão)

 

Entre familiares, Sumio Homma, o primogênito dos irmãos, externou: “Muito agradecimento à comunidade do Rio de Janeiro, onde ele (Akira Homma) faz parte. O reconhecimento à produção de vacina com autosuficiência ao povo brasileiro me deixa bastante feliz: por ele, pela família e por todos os brasileiros. Toda luta tem contrariedades… mas as superou!!”

 

Akira Homma junto à esposa e familiares. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Teruko Okagawa Monteiro

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

One Comment

  1. Fico muito feliz de existir NIKKEIS – como o elevado Professor AKIRA HOMMA – dando exemplo às gerações, assim como RECONHECIMENTOS GOVERNAMENTAIS, e ainda jornais como NIPPAK divulgando gentilmente notícias edificantes. É assim que se constrói mundo melhor.

    岡川・モンテイロ・照子 Diretora na Associação Nikkei do Rio de Janeiro desde 1989. Cofundadora/1989 e diretora de Divulgação 2013 do Bikoo-kai. Criadora de documentos/monumentos, comemorativos e programação visual.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *