RIO DE JANEIRO: Consulado do Japão entrega reforma de creche na Gamboa

Depois de quase um ano de obras, as crianças do Morro da Providência receberam nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro, as quatro salas e pátio reformados do Instituto Central do Povo, na Gamboa. A renovação do espaço foi possível graças ao Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana do governo do Japão. O Cônsul-Geral do Japão no Rio de Janeiro Tsuyoshi Yamamoto visitou o espaço representando o governo japonês.

 

Cônsul-Geral Tsuyoshi Yamamoto e Professor Livingstone inauguram reforma da creche. Foto: divulgação

 

O programa tem como objetivo apoiar o acesso às necessidades básicas do ser humano e à sua segurança. Atualmente o governo do Japão apoia as ações de ONGs locais, instituições educacionais e governamentais atuantes nessas áreas em cerca de 140 países com uma ajuda financeira de cerca de 9 bilhões de dólares.

A creche do Instituto Central do Povo é a maior creche do Estado do Rio de Janeiro, administrada há 110 anos desde a sua fundação em 1906 no Morro da Providência. A creche situa-se no mesmo local onde foi criada a primeira comunidade do Rio de Janeiro, e é utilizada principalmente por moradores da região. Com capacidade para atender 350 crianças de 2 a 7 anos de idade, a creche havia reduzido seu atendimento para 60 crianças até a finalização das obras.

O diretor do conselho do Instituto Central do Povo, professor Livingstone dos Santos Silva, recebeu os convidados reafirmando o propósito da entidade. “Nosso papel é trabalhar para a sobrevivência da instituição, que está à serviço do povo”, comentou. “O apoio do Japão nos ajudou a manter esta chama acesa”.

Já o Cônsul-Geral Yamamoto afirmou estar orgulhoso do resultado apresentado, após a assinatura da cooperação em março deste ano. “Estamos orgulhosos em contribuir para esta comunidade, em um processo de desenvolvimento social”, completou.

Estiveram também presentes à cerimônia o comandante da UPP Providência, Sidnei Pazini e o presidente do Instituto Central do Povo, Ronaldo Rodrigues Pereira.

 

 

 

 

Related Post

GAIMUSHO KENSHUSEI: Em encontro de ex-bolsistas, c... Em encontro mensal realizado no dia 28 de outubro, no Hotel Nikkei Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo, a Associação Brasileira dos Ex-...
COMUNIDADE: Ihoshi homenageia os 60 anos do Cotia ... Um sessão solene realizada no último dia 28 no Congresso Nacional homenageou os 60 anos da imigração do Cotia Seinen no Brasil. Esse grupo instalado n...
MARÍLIA: Escola Modelo de Língua Japonesa do Nikke... Com a visita do prefeito de Higashi Hiroshima, Yoshio Kurata, ocorrida recentemente, a Escola Modelo de Língua Japonesa do Nikkey Clube de Marília pre...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: JAPÃO, 70 ANOS: ESQUECEMOS A...   A Revista Piauí, de fevereiro, traz um ampla reportagem a respeito do evento, sob o título “Sexo depois da guerra”, na Alemanha, Itália,...

One Comment

  1. Louvável é o Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana do Governo do Japão!!! Compartilhando com admiração!!
    Teruko Okagawa Monteiro

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *