RIO DE JANEIRO: Exposição reúne obras de 35 ceramistas do Japão

Inaugurada nesta quarta-feira (2), a Exposição Itinerante Cerâmica do Japão: A Geração Emergente do Forno Tradicional Japonês ficará aberta ao público até o próximo dia 20 no Museu Histórico Nacional, centro do Rio de Janeiro. Promovida pela Fundação Japão como parte integrante das comemorações dos 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade Japão-Brasil, a mostra traz ao país obras de 35 artistas em atividade nas sete regiões mais representativas dos fornos no Japão. Nos dias 4, 5, 6, 12 e 13, haverá workshop de ikebana.

 

Mostra ficará aberta o público até 20 de dezembro no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro (Foto: divulgação)

Mostra ficará aberta o público até 20 de dezembro no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro (Foto: divulgação)

 

O tema desta exposição, “Vasilhames”, revela a perspectiva de cada artista na compreensão da funcionalidade deste objeto tão presente no dia a dia dos japoneses, assim como a sua visão sobre a situação atual e o futuro da cerâmica japonesa.

Mostra reúne 35 ceramistas japoneses e um único tema: Vasilhames (Foto: divulgação)

Mostra reúne 35 ceramistas japoneses e um único tema: Vasilhames (Foto: divulgação)

Depois da estreia, a exposição segue para Curitiba, Brasília e Bauru, no interior de São Paulo.

Segundo Masami Shiraishi, curador e diretor do Museu de Arte da Província de Yamanashi, o Japão é um dos países em que a arte da cerâmica floresceu com grande prosperidade.

“O país não só conta com um grande número de ceramistas, como também com um contingente significativo de apreciadores dessa arte”, afirma.

Para o curador da mostra, o privilégio de ter as quatro estações nitidamente distintas e um clima ameno e diversificado provavelmente conferiram ao povo japonês uma forte afeição por objetos feitos de elementos básicos da natureza, como a argila.

“Além da produção comercial de artefatos destinados ao uso prático cotidiano, os ceramistas demostram uma riqueza na originalidade. Alguns visam o uso prático, enquanto outros buscam a criatividade, empregando a técnica tradicional às formas; outros, ainda, utilizam a argila simplesmente como elemento básico para moldagens experimentais.”

A mostra revela também a compreensão de cada artista sobre as funções dos vasilhames, apresentando a natureza da cerâmica japonesa atual. Enquanto alguns buscam o aprimoramento das técnicas tradicionais, muitos acrescentam refinamento ao design com o intuito de criar obras de arte ainda mais originais. Outros, livres das limitações da tradição, buscam novas formas, adaptando-as ao estilo de vida moderno, criando obras ainda mais notáveis. Há, ainda, aqueles que procuram enfatizar a praticidade da cerâmica na vida contemporânea. Em comum, os ceramistas têm a dedicação a uma arte inovadora para a próxima geração.

 

 


 

 

Exposição Itinerante Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas

Data: Até 20 de dezembro de 2015

Local: Museu Histórico Nacional

Endereço: Praça Marechal Âncora, s/n (próx. à Praça XV) – Centro

Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h

Informações: (21) 3299-0324 | www.museuhistoriconacional.com.br

 

 

 

Workshop de Ikebana

Datas: 4, 5, 6, 12 e 13 de dezembro de 2015

Horários: das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30

Inscrições: por ordem de chegada à sala de exposição

 

Related Post

HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
IMIGRAÇÃO JAPONESA: Doação de Estandarte da Shindo...   Estandarte da Shindo Renmei de Valparaiso (foto: divuglação)   Yasuo Yamamura entrou em contato com o Projeto ABRANGÊNCIAS após ...
KARAOKÊ: Organizadores fazem balanço positivo do 2...   “É na hora da dificuldade que conhecemos os verdadeiros amigos”. A frase, que pode parecer um desabafo, define bem o perfil do coordenador g...
ARTES: Kaikai Kiki Gallery estará na SP-Arte 2012 A Galeria Kaikai Kiki, de Takashi Murakami, está presente na SP-Arte 2012, primeira feira de arte do Brasil que acontece até este domingo (13), no Pav...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *