RIO DE JANEIRO: Lembrança carinhosa aos 450 Anos do Rio de Janeiro

No dia 1º de março de 2015 a Cidade Maravilhosa comemorou festivamente seus 450 Anos. A cerimônia de abertura aconteceu na Praça da Fundação, Forte de São João, Urca, com tiros de canhão e apresentação de banda militar. Nesse local, de frente à Praia de Fora, Estácio de Sá desembarcou em 1565.

 

Roberto Cury, presidente da SARCA e Teruko. (Foto: Tadaharu Isaac Monteiro)

Roberto Cury, presidente da SARCA e Teruko. (Foto: Tadaharu Isaac Monteiro)

 

A missa do aniversário foi rezada pelo cardeal-arcebispo Dom Orani João Tempesta no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião, onde estão guardados o marco de fundação, os restos mortais de Estácio de Sá e a imagem de São Sebastião trazida pelo fundador.

 

Prefeito Eduardo Paes chega aclamado à Rua da Carioca, Centro do Rio. (Foto: Tadaharu Isaac Monteiro)

Prefeito Eduardo Paes chega aclamado à Rua da Carioca, Centro do Rio. (Foto: Tadaharu Isaac Monteiro)

 

Organizado pela SARCA-Sociedade Amigos da Rua Carioca e Adjacências, o Parabéns oficial foi cantado na Rua da Carioca, após a imagem peregrina de São Sebastião chegar conduzida por Dom Orani João Tempesta. Neste ano o tradicional bolo teve inéditos 450 m de comprimento, tendo o prefeito Eduardo Paes provado a primeira fatia ofertada pelo governador Pezão. Realizadas por Prefeitura do Rio, Riotur, Subprefeitura do Centro Histórico, Rio 450, Arquidiocese de São Sebastião, Sindilojas Rio e CDL Rio, o público foi presenteado com apresentações da Banda da SARCA, Banda Marcial de Dragões Iguaçuanos, Escola de Samba Estácio de Sá/Campeã 2015, Orquestra Bianchini.

 

(Pormenor) Assinaturas do prefeito Eduardo Paes, governador Pezão, Dom Orani Tempesta, padre Omar Raposo. (Foto: Tadaharu Isaac Monteiro)

(Pormenor) Assinaturas do prefeito Eduardo Paes, governador Pezão, Dom Orani Tempesta, padre Omar Raposo. (Foto: Tadaharu Isaac Monteiro)

 

Prosseguindo, o prefeito inaugurou – com a presidente Dilma Rousseff – o Túnel Rio450 na Região Portuária, e ainda o Palácio Rio450, sede administrativa da Prefeitura na Zona Norte.

A Maratona Cultural Carioca – com entrada franca ou com 50% de desconto em casas culturais municipais – compreendeu danças, exposições, música, teatro, contar histórias, teatro infantil, visita cultural e histórica entre outros eventos.

 

 

Documento/Monumento Rio 450 Anos – SARCA, Rua da Carioca

 

Morando no Rio desde 1975, sou encantada pela Cidade Maravilhosa, Patrimônio Cultural da Humanidade. Assim, em lembrança carinhosa à data tão especial, me esforcei para realizar o “Documento/Monumento Rio 450 Anos/SARCA, Rua da Carioca”, cujo destino está sendo estudado por Roberto Cury, presidente da SARCA e coordenador geral do evento no dia 1º de março de 2015. Há mais de 20 anos criei essa vertente das artes em que participantes apõem suas assinaturas – em composição com dados e ornatos alusivos – para testemunho e memória a magno acontecimento. Entre documentos/monumentos e respectivos acervos podem ser citados: “D/M Homenagem a Tooru Kumon”, 1994, acervo do Kumon Institute of Education Co., Ltd./Osaka; “D/M Cerimônia Comemorativa 90 Anos de Imigração Japonesa no RJ”, 1998, Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil; “D/M 80 Anos de Museu Histórico Nacional”, 2002, MHN.

 

Cardeal-arcebispo Dom Orani João Tempesta assinando.  (Foto: Tadaharu Isaac Monteiro)

Cardeal-arcebispo Dom Orani João Tempesta assinando. (Foto: Tadaharu Isaac Monteiro)

 

Assinaram esse painel comemorativo o prefeito Eduardo Paes, governador Luiz Fernando Pezão, cardeal-arcebispo Dom Orani João Tempesta, reitor do Santuário do Corcovado/padre Omar Raposo, presidente da SARCA/Roberto Cury, rei Momo, rainha e princesas. Ainda, rainha 450 Anos Rio/Rafaella Lemes, integrantes da Escola de Samba Estácio de Sá, Campeã do Carnaval 2015/Presidente, Velha Guarda, Harmonia, Departamento Feminino, Baianas, Mestre Sala e Porta Bandeira, e personalidades.

 

Integrantes da Escola de Samba Estácio de Sá, Campeã do Carnaval 2015. (Foto Tadaharu Isaac Monteiro)

Integrantes da Escola de Samba Estácio de Sá, Campeã do Carnaval 2015. (Foto Tadaharu Isaac Monteiro)

 

O “Documento/Monumento Rio 450 Anos/SARCA, Rua da Carioca” é presente de uma nikkei para a História do Rio.

 

Rainha Rio 450 Anos, e Rei Momo com sua comitiva. (Foto:  Tadaharu Isaac Monteiro)

Rainha Rio 450 Anos, e Rei Momo com sua comitiva. (Foto: Tadaharu Isaac Monteiro)

 

Teruko Okagawa Monteiro

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

GAIMUSHO KENSHUSEI: Associação Brasileira de Ex-Bo... A Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão – Gaimusho Kenshuei realizou, no dia 20 de fevereiro, no Hote...
LINS-SP: Gatebol de Lins faz 30 anos   Gatebol de Lins faz 30 anos. (foto: divulgação)   Neste domingo, dia 27, foi celebrada a efeméride com inauguração da cobertura de...
REGISTRO/SP: Vale do Ribeira recebe primeira unida... O KKKK não pense que é a sonorização de uma risada das redes sociais. Pelo menos em Registro, interior de São Paulo o KKKK (Complexo Kaigai Kogyo Kabu...
CAMPINAS: 13º FESTIVAL DO JAPÃO DE CAMPINAS ESPERA... O Instituto Cultural Nipo-Brasleiro de Campinas realiza neste fim de semana (10 e 11), em sua sede, no Jardim Guanabara, em Campinas (SP) a 13ª edição...

One Comment

  1. Muito Obrigada ao JORNAL NIPPAK/Redação de publicar sobre os 450 Anos do Rio de Janeiro, cidade da qual me apaixonei há 40 anos. Seu aniversário foi comemorado com alegria geral, e tive a felicidade de registrar o documento/monumento alusivo na Rua da Carioca!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *