RIO DE JANEIRO: Multidão aplaude a FESTA DO JAPÃO 2014

 

A 13ª FESTA DO JAPÃO aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto de 2014, sábado e domingo, no Parque do Flamengo, realizada pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro – Renmei, Associação Nikkei do Rio de Janeiro – Rio Nikkei, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro – Câmara, e Instituto Cultural Brasil-Japão – ICBJ. Contou com o Apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Prefeitura da Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Turismo – Riotur, Tozan – Azuma Kirin, Operadora Oi.

 

Cortejo, Kagami-Wari, saudações, vista parcial. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Cortejo, Kagami-Wari, saudações, vista parcial. (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Às 18h do sábado, o cortejo de tambores japoneses da Rio Nikkei chegou ao palanque para saudar o cônsul geral do Japão, Yasushi Takase, presidente da Renmei, Akiyoshi Shikada,  presidente da Câmara, Roberto Kobayashi. presidente da Rio Nikkei, Minoru Matsuura, presidente do ICBJ, Moacyr Barros Bastos, vereadora Leila do Flamengo representando a Prefeitura Municipal. As personalidades foram apresentadas pelo organizador geral Walter Yoshida, vice-presidente da Renmei, e que realizaram o Kagami-Wari após as saudações do cônsul geral Yasushi Takase, do sr. Akiyoshi Shikada e do professor Moacyr Bastos. Estiveram presentes também o vereador Eliseu Kessler e o administrador do Parque do Flamengo Leandro Alecrim de Andrade Ribeiro.

Neste ano, os espaços para as atividades foram maiores e posicionados com melhor visibilidade.

O carismático Nobuhiro Hirata impressionou com sua bela voz, e criando hábil disputa entre os participantes, deu vida às atrações. Nos 2 dias foram apresentados tambores japoneses, Rock Japonês, ParaPara, Bon Odori, e no domingo, Cosplay, entrevista com Misses 2014, sorteio de TV 50 polegadas.

 

Nobuhiro Hirata, platéia envolvida, Moe Kisu Café, ParaPara. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Nobuhiro Hirata, platéia envolvida, Moe Kisu Café, ParaPara. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Kendô, Iaidô e Jodô foram apresentados nos sábado e domingo, e Sumô no último dia.

O Rio Nikkei Taiko, que sempre empolga com tocadores veteranos, teve novo encanto no primeiro dia: número especial com tocadores mirins, graças à dedicação dos professores Ligia Yoshiko Hatano, Yutaka Matsudaira e Yo Matsudaira.

 

Rio Nikkei Taikô, Grupo Kizuna de Campo Grande, Bon Odori (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Rio Nikkei Taikô, Grupo Kizuna de Campo Grande, Bon Odori (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

O conjunto de Rock “J Coração” fez sua estréia – na Festa do Japão – e agitou o público. Após o último número, a platéia arrebatada clamou por mais, e foram atendidos pelos componentes japoneses: Yusuke Mogi, Shinji Iijima, Ken Kondo e Atomu Komono.

Os números de ParaPara dançados por Henrique Barreto, Tayana Abs, Carolina Lima, Flora S. Przewodowski e Pamela Matsuda foram acompanhados por jovens que assistiam.

As artes marciais japonesas Kendô, Iaidô e Jodô foram apresentadas por mestres e praticantes. Prestigiaram os Sensei (Professores) Toshihiko Tsutsumi (6º Dan Iaidô, 5º Dan Kendô), Yosuke Kataoka (7º Dan Kendô), Toshinobu Endo (3º Dan Iaidô, 3º Dan Kendô) e Sanae Tsutsumi (4º Dan Iaidô). Da mesma forma os praticantes Alexandre Cavalcanti (2º Dan Iaidô, 2º Dan Jodô, 1º Dan Kendô), Antonio Carlos Vasconcelos (3º Dan Iaidô), Eduardo Pereira (2º Dan Iaidô), Felippe Folly (2º Dan Kendô), Fernando Ferraz (2º Dan Kendô, 1º Dan Iaidô), Leonardo Seiichi Sasada Sato (2º Dan Kendô), Luís Carlos Guimarães (3º Dan Kendo, 1º Dan Iaidô), Mariana Ribeiro de Mattos (1º Dan Iaidô), Taian Haraguchi (3º Dan Kendô). Cativou o empenho do menino Haruka Matsudaira, iniciante, com poucos meses de prática. E, como tem acontecido nos anos anteriores, após as atuações, pessoas interessadas puderam experimentar.

 

Kendô, Iaidô, Judô, Sumô. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Kendô, Iaidô, Judô, Sumô. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Ao final das apresentações de Bon Odori (Dança popular japonesa) no palco, o “Grupo de Dança Kizuna” de Campo Grande – se locomoveu até o palanque, onde, ao redor do mesmo, o público aderiu com entusiasmo.

Durante a festa foram ministradas por professoras do Instituto Cultural Brasil-Japão as oficinas de: Origami pela Leda Vaz Ferreira, Shodô (Caligrafia Japonesa) pela Reiko Yanai, Ikebana por Sachiko Castro, Oshiê (Desenho em relevo) por Tomo Ishibashi, Vestimentas Japonesas por Toshie Murakoshi.  O workshop de Go foi conduzido pelo instrutor Tony Yong da Associação Nikkei do Rio de Janeiro.

 

Vestir yukatas, Gô, Caligrafia Japonesa, vestes japonesas (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Vestir yukatas, Gô, Caligrafia Japonesa, vestes japonesas (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

No espaço do Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão ansiosos visitantes tiveram a oportunidade de trajar yukatas (vestes japonesas de verão) e escolher complementos para tirar fotos para lembrança ante belíssimos painéis nipônicos.

A 1ª Apresentação de Sumô da Associação Nikkei do Rio de Janeiro despertou grande curiosidade pelo desconhecimento do esporte poder ser praticado por pessoas de vários pesos. Participaram o instrutor Daniel Guedes, os atletas oficiais da Equipe Carioca de Sumô Kleidson Oliveira e Joaci Machado, e a incentivadora Barbara Guedes. Ela narrou que a equipe homenageava Willian Takahiro Higuchi sensei – Campeão Brasileiro e professor na Rio Nikkei – e Amaury Possidente, atleta oficial que auxiliou em toda preparação. Ao final crianças, jovens e adultos foram convidados para “lutar” com os sumotoris, causando surpresa ao derrubarem os “adversários”.

Entre os cosplayers que desfilaram, foram eleitos os 5 Melhores pela Elaine Kellen, organizadora do Cosplay “Newtokyo”, que os premiou com ingresso para 19 de outubro de 2014 em Niterói. Entre os destaques brilharam as meninas Anna Clara Ribeiro, Ingrid Ribeiro e Nicole Laurentino, sobrinhas da animada Valdete Alves Silva.

 

Banda J Coração, Misses, Cosplay, sorteio da Oi. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Banda J Coração, Misses, Cosplay, sorteio da Oi. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Muito lindas e simpáticas, foram entrevistadas por Nobuhiro Hirata a “Miss Nikkei RJ 2014”, Gabriela Yussa Amaral Moraes, e a “Miss Simpatia RJ 2014”, Thatianne Yumi da Silva Issobe. Kazuhiro Issobe, coreógrafo do evento e grande incentivador do concurso, foi igualmente apresentado ao público.

Na tarde de domingo foi sorteado 1 aparelho de TV 50 polegadas LG pela Operadora Oi. Dentre os cupons – gratuitos, com dados preenchidos por participantes e que foram colocados numa urna transparente – foi retirado perante todos o da Rosemary B. Barret por Karen Namiki Chan, de 4 anos. A menina foi à festa com a mãe Teresa Namiki, de Nova Friburgo. Como a felizarda não estava presente, a mesma iria ser contatada pela Luciana Roxo, especialista de Marketing da Oi.

 

Produtos novos e usados (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Produtos novos e usados (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Muitos produtos à venda. Para alegria de apreciadores de culinária japonesa, a variedade de comidas típicas foi ampla: yakisoba, karê, tenpura de camarão e de legumes, temaki, takoyaki, udon, lámen, harumaki, guiosa, doces japoneses, obentô, saraudon, sushi Filadélfia, yakitori. Teve também pastéis, grelhados (salsichão, espeto de alcatra, lingüiça no pão), banana caramelada… Como bebidas: saquê, caipisaquê, caipirinha, caipivodka, cerveja, refrigerantes, água, milk shake, café expresso. Ainda, produtos orientais, travesseiros, almofadas, colchões, kinpira nabe, artesanatos, camisetas, kimonos, etc. e, aos que curtem revistas japonesas, exemplares pelo preço convidativo de R$ 1,00 (apenas um Real).

 

Culinária Japonesa (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Culinária Japonesa (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Teruko Okagawa Monteiro

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

Nikkey Palace Hotel comemora Dia das Mães no dia 1... O Nikkey Palace Hotel preparou um Almoço Especial para o Dia das Mães. Pelo segundo ano, o hotel, localizado no coração da Liberdade, traz para o bair...
LAZER: IV Noite do Havaí Beneficente A Comissão de Incremento Social do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) em parceria com a Comissão de Jovens da e...
TERCEIRO SETOR: Projeto da Kibô-no-Iê concorre ao ... No último dia 6 de julho, a Fundação PSA Peugeot Citroën divulgou uma lista com 20 Projetos ganhadores do Prêmio da Fundação PSA Peugeot Citroën 2015 ...
SAÚDE/CRACK: Milton Osaki coordena projeto para co... Os dados são alarmantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas no Brasil existem hoje cerca de 6 milhões de usuários de crack. Estudos ...

One Comment

  1. Nosso MUITO OBRIGADO ao JORNAL NIPPAK/Portal Nikkei.Redação: recordação de inesquecível evento, que alcançou grande sucesso pelo empenho de todos durante longos preparativos e próprios dias de realização!!!
    Saudações aos bravos realizadores e participantes!!!
    Teruko Monteiro

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *