RIO DE JANEIRO: Multidão prestigia a ‘Noite do Japão’ da Rio Nikkei

Excelente. Esse foi o resultado da pesquisa de opiniões para a “Noite do Japão” realizada no último dia 11, na sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, na Rua Cosme Velho, 1166. Mais uma vez o evento reuniu uma multidão de apreciadores da culinária e cultura japonesas. O pátio externo, sob tenda gigante, abrigou espaços de origami, do Rio Nikkei Taiko, de kinpira nabe além dos setores de bebidas e comidas japonesas.

 

Autoridades japonesas presentes na Noite do Japão da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Autoridades japonesas presentes na Noite do Japão da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

 

O evento reuniu membros do Seinenkai (Grupo Jovem), do Fujinbu (Departamento Feminino), associados e colaboradores da associação, além de alunos de Gastronomia Asiática e os professores Alex Sakatsume e Laura Kiyoko Ide da Universidade Estácio de Sá. A solidariedade é outra marca registrada. O takoyaki, por exemplo, foi confeccionado por membros do Consulado, Câmara e Escola Japonesa.

 

Demonstração de Aikijujutsu

Demonstração de Aikijujutsu

 

Prestigiou o evento cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto junto a integrantes do Consulado Geral do Japão; presidente da Renmei Akiyoshi Shikada, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa Roberto Kobayashi, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro Masahiro Kawano. Estiveram presentes professores de Língua Japonesa, Origami, de Artes Marciais, destaques esportivos, empresários, estudantes, famílias inteiras.

 

Técnica de vestir quimono

Técnica de vestir quimono

 

A primeira apresentação anunciada por Walter Yoshida, conselheiro Rio Nikkei, foi Budo Aikijujutsu com sensei François Alves, 2º Dan, com Ester Guimarães Alves. Aikijujutsu é refinada arte marcial do Japão, desenvolvida pelo clã samurai Minamoto Takeda, com mais de 10 séculos de história.  Esse curso e os seguintes, estão sendo realizados na Rio Nikkei.

 

Demonstração de Karatê Goju-Ryu.

Demonstração de Karatê Goju-Ryu.

 

Sensei Yo Matsudaira encantou a platéia com a participação de sua filhinha Sora Matsudaira na “Técnica de vestir kimono”, que foi explicada pela diretora cultural Shirley Yurica Kanamori Atsumi.

Já o karatê foi apresentada pelo sensei William Gomes (Faixa Preta 5º Dan de Karatê Goju-Ryu, membro da CBK-Confederação Brasileira de Karatê e da IKGA-International Karate Do Goju Kai Association, tetra Campeão Sul-americano de Karatê-IKGA, entre outros títulos) com alunos: Cristina Matsuura, Faixa Preta 1º Dan, e Ricardo Borges, Faixa Marrom.

 

Rio Nikkei Taiko encantou a plateia que lotou as dependências da Rio Nikkei

Rio Nikkei Taiko encantou a plateia que lotou as dependências da Rio Nikkei

 

 

Sucesso – Coordenado por Mario Kimio Matsumoto, Gisele Naine, Ligia Yoshiko Hatano, Juliana Felisdorio, Leandro Lima, Rosana Silva, Família Matsudaira: Yutaka, Yo, Haruka e Sora, Juvenal Issao Iamaguti, Rachel Ades, Roberto Moysés Leivas, e Ricardo Borges fotografando, o grupo Rio Nikkei Taiko também empolgou o públicocom sua apresentação.

 

Realização do evento não seria possível sem a ajuda de voluntários

Realização do evento não seria possível sem a ajuda de voluntários

 

Os seinens Julio Otsuka e Marcelo Eiti Banja, diretores na Rio Nikkei, conduziram – com Camilla Barçante, Thalyta Milani e Catherine Gomes – a atração que premiou almoços em restaurantes- Nik Sushi, Matsuda, Teiki, Miako, Ekko’s Gastronomia, Naga Village Mall.

 

Intensas atividades movimentaram público e organizadores

Intensas atividades movimentaram público e organizadores

 

Houve participantes com trajes típicos, muitos brindes sorteados, videokê animado, e pela força de todos, o sucesso foi alcançado graças ao incansável casal Matsuura, presidente Minoru e primeira dama Rosa, junto aos diretores, associados e colaboradores.

 

Animados seinens contribuíram para abrilhantar ainda mais a festa

Animados seinens contribuíram para abrilhantar ainda mais a festa

 

 

(Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SALVADOR: 9º Festival da Cultura Japonesa deve atr... Com o tema os “120 anos do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio Brasil-Japão”, o IX Festival da Cultura Japonesa de Salvador acontece nos dias 29 ...
ELEIÇÕES NO BUNKYO: COMISSÃO ELEITORAL RECEBE 80 C... Encerrado o prazo para as inscrições ao Conselho Deliberativo do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), a Comissão...
SILVIA IN TOKYO: TREM-BALA LIGA TOKYO A HOKKAIDO NOVA ROTA DE TREM-BALA HOKKAIDO SHINKANSEN FACILITA VIAGENS ENTRE TOKYO E HOKKAIDO       Pela primeira vez, um trem que s...
JAPÃO: Japão promove ‘trabalho escravo’ para estra... Uma matéria publicada pela agência de notícias AFP revela o lado obscuro da fome do Japão por mão-de-obra barata. Os programas de “treinamento” oferec...

One Comment

  1. VIVAS!!! Nosso MUITO OBRIGADO pela gentil publicação, JORNAL NIPPAK/Redação!!! Tudo de bom e lindo para toda Equipe, sempre!!!

    岡川・モンテイロ・照子
    Departamento Cultural
    Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *