RIO DE JANEIRO: Noite do Japão lotou a Rio Nikkei

Durante a Noite do Japão, em 5 de março de 2016 com entrada franca, mais de 700 participantes lotaram a sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, na Rua Cosme Velho, 1166, Rio de Janeiro. Abrigados sob tenda gigante no pátio externo, degustaram combinado, temaki, hot Filadélfia, yakisoba, kare, takoyaki, harumaki, yakitori, guioza; ainda, tenpura, salsichão, lingüiça no pão, misoshiru, banana caramelada, doces japoneses. Também apreciaram bebidas como sake e derivados.  Adquiriram origami, oshiê, camisetas do Rio Nikkei Taiko, produtos orientais da empresa Mamy.

 

Rio Nikkei Taiko. Foto de Teruko Okagawa Monteiro

Rio Nikkei Taiko. Foto de Teruko Okagawa Monteiro

 

 

 Dança do Leão. Foto de Teruko Okagawa Monteiro

Dança do Leão. Foto de Teruko Okagawa Monteiro

 

O presidente e primeira dama da Rio Nikkei, Minoru Matsuura e Rosa Matsuura receberam membros do Consulado Geral do Japão, presidente da Renmei Akiyoshi Shikada, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão Sohaku Bastos, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro Masahiro Kawano, entre ilustres presenças.

 

Autoridades japonesas. Foto de Teruko Okagawa Monteiro

Autoridades japonesas. Foto de Teruko Okagawa Monteiro

 

 Aikido. Foto de Teruko Okagawa Monteiro

Aikido. Foto de Teruko Okagawa Monteiro

 

 

Walter Yoshida, conselheiro Rio Nikkei, anunciou as apresentações. Rio Nikkei Taiko (percussão de tambores japoneses) foi a primeira atração muito aplaudida; seus admiradores são numerosíssimos. Bruno Ferraz, professor de Origami na Rio Nikkei, ministrou oficina para a platéia, que acompanhou dobrando papéis em suas mesas. Seguiu-se a Dança do Leão por Pedro Félix da Silva e Rômulo do Espírito Santo, com Mário Kimio Matsumoto ao taiko. Sensei Claudio Lourenço de Oliveira, instrutor de Aikido pelo Instituto Maruyama no dojo da Rio Nikkei, narrou sobre a arte marcial e mostrou técnicas com aikidokas.

 

Gratas presenças. Foto de Teruko Okagawa Monteiro.

Gratas presenças. Foto de Teruko Okagawa Monteiro.

 

Oficina de Origami. Foto de Teruko Okagawa Monteiro.

Oficina de Origami. Foto de Teruko Okagawa Monteiro.

 

 

Enquanto acontecia a atração numérica pelos seinens, faltou fornecimento de eletricidade. Adiantou-se a 2ª série do Rio Nikkei Taiko; a luz voltou antes do final aclamado. Os membros do Seinenkai retomaram suas posições e, como prêmios, entregaram vales para almoço nos Restaurantes Nik Sushi, Matsuda, Ekko’s Gastronomia; cestas doadas por Mamy Com. Alim. Imp. e Export. e por DRAC – Dist. e Repres. de Alimentos Carioca.

 

Animados seinens. . Foto de Teruko Okagawa Monteiro.

Animados seinens. . Foto de Teruko Okagawa Monteiro.

 

Compareceram crianças e adultos com trajes típicos. Sortearam-se muitos brindes. Confraternização reinou calorosa. Houve satisfação geral com as ótimas apresentações. Batalharam juntos seinens, senhoras do Fujinbu, diretores, associados; da mesma forma, colaboradores do Consulado, da Escola Japonesa/Rio, alunos da UNISUAM/professora Laura Kiyoko Ide. RESULTADO: sucesso mais uma vez.

 

Para dia seguinte. Foto de Teruko Okagawa Monteiro.

Para dia seguinte. Foto de Teruko Okagawa Monteiro.

 

Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CURSOS E PALESTRAS: Ciate divulga cursos e palestr...   O Ciate - Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador Retornado do Exterior – realiza um novo ciclo de palestras gratuitas durante o mês...
6º NATSUMELO SHOWA NO UTA E HIBARI NO UTA KAYO SAI... Onde: Shizuoka Kenjin do Brasil (Rua Vergueiro 193, Liberdade) Dia 12/04/2015 Horário: 7h30 Informações: Yutaka Kawamoto (11) 2421-5114 e 986...
SISTEMA PENAL: William Woo elogia decisão do STF: ... O deputado federal William Woo (PV-SP) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados no último dia 17 para elogiar a decisão do Supremo Tribunal Federal (S...
BEGIN NO BRASIL: Banda Begin promete surpresas em ...   Em sua segunda visita ao país, os músicos da banda okinawana Begin prometem surpreender o público nos três shows que farão em território bra...

One Comment

  1. Sempre nos alegra a gentil publicação de nossos eventos no JORNAL NIPPAK/Redação – O Maior Portal da Comunidade Nikkei: DOOMO ARIGATOOGOZAIMASHITA!!!
    Agradecemos também a força e solidariedade de todos!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *