RIO DE JANEIRO: OBRA RING: ONE WITH NATURE, DE MARIKO MORI, É ABERTA AO PÚBLICO NA CACHOEIRA VÉU DA NOIVA, EM MANGARATIBA

A instalação é oferecida pela Faou Foundation ao Rio de Janeiro,

com a chancela do Celebra – Programa de Cultura do Jogos Rio 2016

 

A instalação Ring: One with Nature, da artista japonesa Mariko Mori, já está aberta à visitação pública, no Parque Estadual de Cunhambebe, em Muriqui, no município de Mangaratiba (RJ). A obra, que teve a chancela do Celebra – Programa de Cultura dos Jogos Rio 2016, ficará em exposição permanente no alto da cachoeira Véu da Noiva, a 58 metros de altura, como um presente da Faou Foundation ao INEA – Instituto Estadual do Ambiente e ao Estado do Rio de Janeiro. Ontem, dia 2 de agosto, convidados e representantes da imprensa nacional e internacional participaram de uma breve cerimônia no local, com performance da artista Mariko Mori, da cantora baiana Virgínia Rodrigues e do flautista Shen Ribeiro – seguida de comentários de parceiros e autoridades locais –, para conhecer em primeira mão a obra, ainda em progresso, antes do início dos Jogos Rio 2016. Seguindo o espírito olímpico, a artista irá participar do revezamento da tocha oficial dos Jogos, no dia 5 de agosto.

 

 

 

 

Mariko Mori comentou: “É um prazer compartilhar Ring: One with Nature com o povo brasileiro assim como visitantes de todo o mundo. Eu espero que Ring possa inspirar seus visitantes para criar um anel dentro de seus próprios corações e conectá-los com outros, a fim de criar uma cadeia de anéis ao redor do mundo, no espírito da unidade”.

 

Marcus Vinicius Ribeiro, Diretor das Américas para PRISA e Membro do Conselho Consultivo da Faou Foundation disse:Ring: One with Nature levou mais de cinco anos em sua fabricação e agora a obra de arte poderá ser apreciada por muitos, nos anos que se seguirão. É um prazer que este trabalho esteja à vista, livre e aberto para o público, em um local de grande significado para a comunidade brasileira, destacando um exemplo de beleza encontrado em todo o meio ambiente do país. Como uma instalação permanente, Ring: One with Nature irá contribuir para o legado dos Jogos Rio 2016, para a história da Faou Foundation e para a cena de arte internacional do Brasil”.

 

Marcello Dantas, curador, declarou: “Ring, de Mariko Mori, é uma iniciativa audaciosa que converge visão artística, desafio técnico e articulação política no intuito de criar uma intervenção na natureza e no imaginário. Algo que aparenta ser tão simples inicialmente revela uma imensa complexidade e promove uma transformação social ao longo do processo em si, para torná-lo possível. Sonhos são assim, contagiosos veículos de boa vontade”.

 

“Com a Nissan Brasil como uma das parceiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, acreditamos que esta é uma  oportunidade perfeita para expressar a criatividade japonesa. Esta obra de arte é um presente para o povo brasileiro e símbolo e celebração do Rio 2016”, disse Shiro Nakamura, Senior Vice President, CCO (Chief Creative Officer) of Nissan Motor Co., Ltd.

 

Destacando a prática artística e intelectual de Mariko Mori de combinar ciência, tecnologia e natureza, o novo trabalho apresenta um anel luminoso suspenso no pico do 58 metros de altura da cachoeira Véu da Noiva. À medida que o sol ilumina o trabalho a partir de ângulos diferentes, o anel muda cor, variando seus tons do azul ao dourado.

 

Ring: One with Nature, de Mariko Mori, incentiva a proteção ambiental através da arte. Com esta missão, a Faou Foundation irá colocar uma instalação adicional, programada para estrear com os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, criando uma ponte cultural entre o anel no Brasil e o novo trabalho no Japão.

 

 

 

Sobre Mariko Mori

 

Mariko Mori é amplamente considerada como uma das artistas mais importantes surgidas no Japão nos últimos 50 anos. Mostras individuais das obras de Mori têm sido organizadas por instituições em todo o mundo. De janeiro a outubro de 2011, sua mostra individual Oneness viajou por três das maiores cidades brasileiras. Somente no Rio, mais de 500 mil visitantes conferiram a exposição ao longo de dois meses, alcançando o primeiro lugar nos rankings de visitação de mostras de arte contemporânea no mundo naquele ano.

 

Faou Foundation é uma organização sem fins lucrativos criada em 2010 pela artista Mariko Mori para presentear instalações de arte monumentais como forma de promover a consciência ambiental através do mundo, ao instalar obras site-especific em espaços ecológicos únicos, em cada um dos seis continentes habitados. Cada trabalho se torna um emblema de sensibilização, educação e gratidão para proteger a diversidade de ecossistemas do planeta e recursos naturais. O ethos que a Faou deseja inspirar é “Cada um com a Natureza”.

http://faoufoundation.org/

Tags: @FAOUFoundation @MarikoMori #MarikoMoriRing #FAOUFndRing #WeAreOneness

 

 

Related Post

LÍNGUA JAPONESA: Unesp celebra 20 anos do curso de... A Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp em Assis promove esta semana – dias 24 e 25 de maio – o Congresso Comemorativo dos 20 anos do Curso de...
KABUKI: Mostra Fujima reúne dança e exposição no B... A dança kabuki, elemento do teatro kabuki, gênero artístico que nasceu no Japão há 400 anos, é apresentado na Mostra Fujima de Dança Kabuki, que acont...
LITERATURA: Objetiva lança 1Q84, de Haruki Murakam...   Considerada a obra mais ambiciosa de Haruki Murakami, 1Q84 (Editora Objetiva, 432 páginas, R$ 49, 90), já está à venda nas principais livrar...
SÃO VICENTE: Festival da Cultura Japonesa retorna ...   Comitiva da Cidade de Naha, no Japão, estará presente prestigiando programação   (foto: divulgação) O ponto alto das comemora...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *