RIO DE JANEIRO: OBRA RING: ONE WITH NATURE, DE MARIKO MORI, É ABERTA AO PÚBLICO NA CACHOEIRA VÉU DA NOIVA, EM MANGARATIBA

A instalação é oferecida pela Faou Foundation ao Rio de Janeiro,

com a chancela do Celebra – Programa de Cultura do Jogos Rio 2016

 

A instalação Ring: One with Nature, da artista japonesa Mariko Mori, já está aberta à visitação pública, no Parque Estadual de Cunhambebe, em Muriqui, no município de Mangaratiba (RJ). A obra, que teve a chancela do Celebra – Programa de Cultura dos Jogos Rio 2016, ficará em exposição permanente no alto da cachoeira Véu da Noiva, a 58 metros de altura, como um presente da Faou Foundation ao INEA – Instituto Estadual do Ambiente e ao Estado do Rio de Janeiro. Ontem, dia 2 de agosto, convidados e representantes da imprensa nacional e internacional participaram de uma breve cerimônia no local, com performance da artista Mariko Mori, da cantora baiana Virgínia Rodrigues e do flautista Shen Ribeiro – seguida de comentários de parceiros e autoridades locais –, para conhecer em primeira mão a obra, ainda em progresso, antes do início dos Jogos Rio 2016. Seguindo o espírito olímpico, a artista irá participar do revezamento da tocha oficial dos Jogos, no dia 5 de agosto.

 

 

 

 

Mariko Mori comentou: “É um prazer compartilhar Ring: One with Nature com o povo brasileiro assim como visitantes de todo o mundo. Eu espero que Ring possa inspirar seus visitantes para criar um anel dentro de seus próprios corações e conectá-los com outros, a fim de criar uma cadeia de anéis ao redor do mundo, no espírito da unidade”.

 

Marcus Vinicius Ribeiro, Diretor das Américas para PRISA e Membro do Conselho Consultivo da Faou Foundation disse:Ring: One with Nature levou mais de cinco anos em sua fabricação e agora a obra de arte poderá ser apreciada por muitos, nos anos que se seguirão. É um prazer que este trabalho esteja à vista, livre e aberto para o público, em um local de grande significado para a comunidade brasileira, destacando um exemplo de beleza encontrado em todo o meio ambiente do país. Como uma instalação permanente, Ring: One with Nature irá contribuir para o legado dos Jogos Rio 2016, para a história da Faou Foundation e para a cena de arte internacional do Brasil”.

 

Marcello Dantas, curador, declarou: “Ring, de Mariko Mori, é uma iniciativa audaciosa que converge visão artística, desafio técnico e articulação política no intuito de criar uma intervenção na natureza e no imaginário. Algo que aparenta ser tão simples inicialmente revela uma imensa complexidade e promove uma transformação social ao longo do processo em si, para torná-lo possível. Sonhos são assim, contagiosos veículos de boa vontade”.

 

“Com a Nissan Brasil como uma das parceiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, acreditamos que esta é uma  oportunidade perfeita para expressar a criatividade japonesa. Esta obra de arte é um presente para o povo brasileiro e símbolo e celebração do Rio 2016”, disse Shiro Nakamura, Senior Vice President, CCO (Chief Creative Officer) of Nissan Motor Co., Ltd.

 

Destacando a prática artística e intelectual de Mariko Mori de combinar ciência, tecnologia e natureza, o novo trabalho apresenta um anel luminoso suspenso no pico do 58 metros de altura da cachoeira Véu da Noiva. À medida que o sol ilumina o trabalho a partir de ângulos diferentes, o anel muda cor, variando seus tons do azul ao dourado.

 

Ring: One with Nature, de Mariko Mori, incentiva a proteção ambiental através da arte. Com esta missão, a Faou Foundation irá colocar uma instalação adicional, programada para estrear com os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, criando uma ponte cultural entre o anel no Brasil e o novo trabalho no Japão.

 

 

 

Sobre Mariko Mori

 

Mariko Mori é amplamente considerada como uma das artistas mais importantes surgidas no Japão nos últimos 50 anos. Mostras individuais das obras de Mori têm sido organizadas por instituições em todo o mundo. De janeiro a outubro de 2011, sua mostra individual Oneness viajou por três das maiores cidades brasileiras. Somente no Rio, mais de 500 mil visitantes conferiram a exposição ao longo de dois meses, alcançando o primeiro lugar nos rankings de visitação de mostras de arte contemporânea no mundo naquele ano.

 

Faou Foundation é uma organização sem fins lucrativos criada em 2010 pela artista Mariko Mori para presentear instalações de arte monumentais como forma de promover a consciência ambiental através do mundo, ao instalar obras site-especific em espaços ecológicos únicos, em cada um dos seis continentes habitados. Cada trabalho se torna um emblema de sensibilização, educação e gratidão para proteger a diversidade de ecossistemas do planeta e recursos naturais. O ethos que a Faou deseja inspirar é “Cada um com a Natureza”.

http://faoufoundation.org/

Tags: @FAOUFoundation @MarikoMori #MarikoMoriRing #FAOUFndRing #WeAreOneness

 

 

Related Post

CURITIBA: 26º IMIN Matsuri Celebrando a vinda dos imigrantes japoneses ao Brasil, a comunidade Nikkei de Curitiba realizará, nos dias 18 e 19 de junho de 2016, o IMIN MATSURI - ...
CINEMA: O CINUSP apresenta a mostra Nuberu Bagu O CINUSP apresenta a mostra Nuberu Bagu, a Nouvelle Vague japonesa, com uma seleção de 15 filmes raros produzidos no Japão entre 1959 e 1971. Diferen...
MÚSICA: Após cinco anos no Japão, Eduardo retorna ... Eduardo, que era Toshiaki Yoshikawa, quando saiu do Brasil, há pouco mais de cinco anos, para vencer no Japão como cantor profissional, retornou para ...
NOTA: MISSA DE SÉTIMO DIA DE NICOLAU HIRATA Nicolau Yoshikatsu Hirata, pai do cantor Joe Hirata (Foto: Arquivo pessoal)   Faleceu no último domingo (15), por volta das 4h05, na cidad...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *