RIO DE JANEIRO: Projeto “Japan Presentation” no Rio

Durante o período da Copa FIFA 2014, o Governo do Japão e empresas japonesas estão realizando no Rio de Janeiro o “Japan Presentation”, projeto preparativo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020em Tóquio. Dessa forma, foi inaugurado – no Parque da Bola, cidade temática no Jockey Club – em 14 de junho de 2014 o “Japan Omotenashi Pavilion”, onde foi lançado o  evento do “Japan Restaurant Week” em 24 de junho de 2014.

 

Celebraram o Kagami-Wari: conselheiro Eietsu Sakuraba, Júlio Mariz, Shin Imura, Yasuhiro Ishida, cônsul geral Yasushi Takase, Carlos Mariani Bittencourt, vice-ministro Takamori Yoshikawa, e Mai Morita, “Miss Sake 2014” (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

“Japan Omotenashi Pavilion” – Na abertura foram apresentados – no palco principal do Parque da Bola – tambores japoneses/Rio Nikkei Taiko, desfile de yukatas/designer japonesa Junko Hoshino. E no próprio pavilhão a mostra de trabalhos infantis OPA, degustação de culinária japonesa/chef Shinya Koike e de comidas e bebidas.

 

Beleza e sabor na culinária japonesa (Chef Shinya Koike). (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Japan Restaurant Week – No dia 24 de junho usaram das palavras o vice-presidente do Sistema FIRJAN, Carlos Mariani Bittencourt, presidente do lado brasileiro do Grupo de Notáveis Brasil-Japão (Wise Men Group, formado em 2008 para estreitar a relação comercial entre os 2 países) e o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yasushi Takase. Segundo o cônsul-geral Takase, serão comemorados 120 anos de amizade entre o Japão e Brasil em 2015, e focando a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, expressou: “Queremos aprender a simpatia do brasileiro, como receber os estrangeiros. No Japão não falamos muito inglês, muito menos português, mas queremos ser como vocês, receber bem os estrangeiros e que eles tenham uma boa estada lá”.

 

Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei, degustando soba (macarrão típico). (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Vice-ministro de Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Takamori Yoshikawa, entrevistado no Japan Omotenashi Pavilion. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

A abertura foi celebrada com Kagami-Wari pelo conselheiro do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Eietsu Sakuraba, presidente da De Ponta, organizadora do Parque da Bola, Júlio Mariz, vice-presidente &CFO de Imuraya USA, Inc., Shin Imura, diretor presidente da JETRO S. Paulo, Yasuhiro Ishida, cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yasushi Takase, vice-presidente do Sistema FIRJAN, Carlos Mariani Bittencourt, vice-ministro de Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Takamori Yoshikawa, e “Miss Sake2014”,Mai Morita.

 

Katsumi Matsumaru e Takashi Iijima, integrantes da comitiva do Japão, com “Miss Sake 2014”, Mai Morita, e intérprete Zelinda Tomie Fujikawa (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

O chef japonês Shinya Koike fez demonstração de culinária japonesa e o DJ/VJ Hachioji P apresentou músicas de anime com uso da tecnologia Vocaloid.

 

“Miss Sake 2014”, Mai Morita, e Chef Shinya Koike entre convidados. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

O vice-ministro de Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Takamori Yoshikawa, deu entrevistas no Pavilhão Omotenashi, e fez alocução no palco principal do Parque da Bola.

 

No Rio de Janeiro: cônsul geral Yasushi Takase, cônsul cultural Michiko Shibata e cônsul Yusuke Mogi (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

À noite o jogo Japão X Costa do Marfim foi projetado nos telões do parque, e foi acompanhado com muita emoção pelo público presente. Mesmo não vencendo, os jogadores japoneses voltaram ao seu país vitoriosos e admirados pela lição de recolher o lixo produzido onde estavam: ação que correu o mundo, e deixa todos os nikkeis orgulhosos.

 

DJ/VJ Hachioji P no palco principal do Parque da Bola (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

No Japan Omotenashi Pavilion continua até 13 de julho de2014 amostra OPA, stands de vídeos de anime e J Pop, divulgação de informações sobre o Japão.

 

(Por: Teruko Okagawa Monteiro)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

KARAOKÊ: 15º Karaokê Taikai de Piracicaba reúne 30... No dia 3 de junho , foi realizado o 15º Karaokê Taikai de Piracicaba, no auditório do Centro Canagro “José Coral”, com a participação de cerca de 300 ...
ARTES: 8ª Grande Exposição de Arte Bunkyo reúne ce... Em outubro, 142 artistas vão expor 361 trabalhos selecionados na 8ª Grande Exposição de Arte Bunkyo, que reúne obras de Arte Craft e Artes Plásticas (...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Aberta a Temporada da Pesca   Armando Heihachi Nakamura pescou com mais um colega, 30 kg de piapara e este piaçu de 5 kg. (foto: Shigueyuki Yoshikuni)   Assim...
ESPECIAL: Festival do Japão atinge maioridade e ce... O Festival do Japão atinge sua maioridade cercado de expectativas. Realizado pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) ...

One Comment

  1. Nosso caloroso DOMOO ARIGATOO ao JORNAL NIPPAK/REDAÇÂO pela publicação de ”Japan Presentation” no Rio de Janeiro: registro de momentos gratificantes Brasil-Japão!!!!
    Tudo de bom e lindo!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *