RIO DE JANEIRO: Recepção RJ ao Embaixador Satoru Satoh

O novo embaixador extraordinário e plenipotenciário do Japão no Brasil, Satoru Satoh, foi recebido pelos presidentes das instituições japonesas em 3 de abril de 2017 na Associação Nikkei do Rio de Janeiro: Akiyoshi Shikada/Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, Minoru Matsuura/Rio Nikkei, Toshiya Asahi/Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e Sohaku Bastos/Instituto Cultural Brasil-Japão.

 

Saudações e brinde. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

Sendo mestre de cerimônia Walter Atsushi Yoshida, vice-presidente da Renmei, usaram das palavras os líderes da Renmei, da Câmara Japonesa, do ICBJ.

 

Presenças de muitas cidades. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

Seguiu-se a saudação do embaixador do Japão, que narrou ter chegado a Brasília em novembro do ano passado, e agradeceu a calorosa recepção. Expressou satisfação pela atuação das 4 entidades em momentos como 120 anos de relações diplomáticas Brasil-Japão, recepção a atletas nipônicos durante Olimpíadas e Paralimpíadas. Disse que em 2018 serão celebrados 110 anos da chegada do navio Kasato Maru, e que ao longo do tempo muitos descendentes de japoneses se têm destacado nas mais diversas áreas, inseridos na sociedade brasileira. Relatou que o governo japonês conta com apoio das entidades japonesas para desenvolvimento da amizade e da cooperação mútua entre os dois países. Contente de estar no Rio, desejou saúde e felicidade aos presentes, e que a comunidade “continue progredindo e contribuindo para o fortalecimento da amizade entre o Brasil e o Japão.” Cônsul cultural Ayaka Kimura fez a tradução em língua portuguesa.

 

Embaixador Satoru Satoh recebe lembranças. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

O presidente da Rio Nikkei conclamou os brindes ao ilustre Satoru Satoh.

 

Jantar feito com carinho. Foto: Teruko Okagawa Monteiro.

 

O embaixador recebeu – como lembrança das 4 entidades, e através do presidente Shikada – o número 400 do total de 450 garrafas produzidas em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro, da cachaça “Sete Engenhos Imperial”, do tipo cerejeira, produzida na Fazenda São Miguel em Quissamã, RJ.

 

Levaram boas vindas. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

Os integrantes de muitas cidades e instituições se serviram de iguarias brasileiras e japonesas feitas pela Rio Nikkei. Após o jantar, o embaixador cumprimentou e tirou foto com todas pessoas presentes, apresentadas pelo presidente da Renmei. A cordialidade e a grande simpatia do embaixador Satoru Satoh conquistaram a todos.

 

Confraternização. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

Teruko Okagawa Monteiro

 

One Comment

  1. O Sr. Embaixador Satoru Satoh agradeceu a atenção a cada participante, encantando a todos que lhe foram dar Boas Vindas!!! Com certeza ficará feliz com esta gentil publicação do Jornal Nippak: Muito Obrigada a Alex Endo san/Redator do Portal Nikkei!!!
    Teruko

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *