RIO DE JANEIRO: Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio inaugura escritório no Rio

A Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS) inaugura nesta sexta-feira (18), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Global Japan Office, escritório cujo objetivo é promover a difusão da língua e cultura japonesa pelo mundo.

 

resized_Universidade de Hankuk, na Coreia do Sul, tambem conta com um escritorio da TUFS

Universidade de Hankuk, na Coreia do Sul, também conta com um escritorio da TUFS. Foto: divulgação.

 

Trata-se de uma parceria que a TUFS, um renomada universidade pública federal japonesa voltada para estudos de línguas estrangeiras e assuntos internacionais, vem desenvolvendo nos últimos anos para oferecer serviços de consultoria na área de estudos japoneses e de ensino de língua japonesa em diversos países.

Outros escritórios encontram-se na Universidade de Yangon (Mianmar), na Universidade de Estudos Internacionais de Xangai (China), na Universidade de Tamkang (Taiwan), na Universidade de Hankuk (Coreia do Sul), na Escola de Estudos Africanos e Orientais da Universidade de Londres (Inglaterra) e na Universidade de Salamanca (Espanha). Nos próximos dez anos, a meta é atingir 38 escritórios ao redor do mundo.

Entre seus principais objetivos, o Global Japan Office pretende oferecer um espaço para aulas e seminários de língua e estudos japoneses conduzidos por estudiosos especialistas japoneses da TUFS que irão visitar o escritório; coordenar programas educacionais elaborados conjuntamente pela TUFS e suas instituições parceiras no exterior; organizar os estágios para os alunos de graduação e pós-graduação da TUFS com foco no ensino de língua japonesa;  organizar atividades voluntárias para serem empreendidas pelos estudantes de graduação e pós-graduação da TUFS; (5) oferecer serviços de consulta para alunos de cursos de Japonês, sejam da UERJ ou de outras instituições e atender estudantes locais interessados em estudar no Japão.

 

Atendimento – O nono escritório a ser inaugurado pela TUFS estará sediado na UERJ, brindando a parceria de 16 anos entre essas instituições. Desde 2000, a UERJ tem convênio firmado com a TUFS, graças ao qual mais de 10 alunos de graduação da UERJ foram contemplados com bolsas de estudos integrais e puderam ter a valiosa experiência de estudar no Japão.

Em contrapartida, a UERJ já recebeu mais de 30 alunos japoneses de graduação e pós-graduação da TUFS. Além disso, desde 2015, alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) têm a possibilidade de prestar vestibular para a TUFS, de modo que, em 2016, quatro alunos do CAp começarão a cursar a graduação lá.

O Global Japan Office atenderá na sala 3030, bloco E, 3º andar, e será coordenado em conjunto com o Setor de Japonês do Departamento de Letras Clássicas e Orientais (LECO), do Instituto de Letras (ILE), do Centro de Educação e Humanidades (CEH) da UERJ.

A cerimônia de inauguração acontece nesta sexta-feira (18), sexta-feira, às 11 horas no auditório 11, bloco F, 1º andar.

 

 

 

Related Post

ESPETÁCULO: Ainda dá tempo de garantir seu ingress... Itsuki Hiroshi (Foto: divulgação)   Os fãs do cantor Itsuki Hiroshi já estão em contagem regressiva para o show In Brazil que será realiza...
MARÍLIA: Cônsul geral do Japão em São Paulo partic... Foram quatro dias de intensa programação, totalizando quase 40 horas de atrações e um exército de 700 voluntários para a realização do 15º Japan Fest,...
BENEFICENTE: “Sonho Possível” anima jantar das qu... A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô-no-Iê e Ya...
KARAOKÊ: Seletiva de karaokê em Guararapes   Realizada em Guararapes no dia 31.7, classificaram as equipes de Lins e Bauru para o Yonsen Yuuko Taikai que ocorrerá em Presidente Prudente n...

One Comment

  1. PARABÉNS!!!
    Não pude estar na inauguração do Global Japan Office em 18 de março, mas no dia anterior assisti carinhosos preparativos no laboratório da UERJ!!!
    Desejo SUCESSO à TUSF e à UERJ: MUITO!! SEMPRE!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *