RIO DE JANEIRO: Yokosuka e Shinkai 6500 no Rio de Janeiro

6/5/2013, abertura da solenidade: alocução de Asahiko Taira, presidente da JAMSTEC (Foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Solenidade, 6/5/2013, Píer Mauá, Rio de Janeiro – Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá, 10h: a abertura ao projeto “Atlântico Sul – Nova Fronteira do Conhecimento” aconteceu com pronunciamentos do diretor presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto da Rocha Neto, do presidente da JAMSTEC- Agência Japonesa para Ciência e Tecnologia de Terra e Mar, Asahiko Taira, do embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, da coordenadora-geral para Assuntos Ocêanicos e Antártica do Secretariado de Políticas, Pesquisas e Desenvolvimento de Programas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Janice Trotte-Duhá, do chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Ademar Seabra da Cruz Junior, entre outras autoridades. Para a celebração do Kagamiwari foi convidado o diretor presidente da Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do RJ, Akiyoshi Shikada. Após a solenidade os participantes foram brindados com recepção da embaixada do Japão no Píer Mauá e, posteriormente divididos em grupos, visitaram o navio oceanográfico Yokosuka que conduzia o submersível Shinkai 6500 a bordo.

 

6/5/2013, abertura da solenidade: Palavras de Akira Miwa, embaixador do Japão no Brasil. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

6/5/2013 – A bordo do navio Yokosuka, Janice Trotte-Duhá em frente ao submersível Shinkai 6500.

Workshop, 6/5/2013, no Auditório do Museu Naval – Rua Dom Manoel, 15, Centro, das 14h às 18h: o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em parceria com a JAMSTEC e a Marinha do Brasil, realizou workshop para debater assuntos relacionados à Geologia Marinha. Foram palestrantes: o presidente da JAMSTEC, Asahiko Taira, a coordenadora-geral para Assuntos Ocêanicos e Antártica do Secretariado de Políticas, Pesquisas e Desenvolvimento de Programas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Janice Trotte-Duhá, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, a tenente-comandante da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, Ana Lúcia Oliveira Costalunga, o diretor-geral de Tecnologia Marinha e Centro de Engenharia da JAMSTEC, Yoshio Isozaki , o geólogo e consultor do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobrás, Dennis Miller, o diretor de Pesquisas do Instituto de Biogeociências da JAMSTEC, Hiroshi Kitazato, e o geólogo da CPRM Eugênio Frazão.

 

6/5/2013 – Direita, Akiyoshi Shikada/Renmei conclamando brinde Brasil-Japão junto a Ademar Seabra da Cruz Junior/Itamaraty, Janice Trotte-Duhá/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Asahiko Taira/JAMSTEC, Manoel Barreto da Rocha Neto/CPRM, Akira Miwa/Embaixada do Japão. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Exposição, 6 a 9/5/2013, Museu Naval: a Exposição “Atlântico Sul – Nova Fronteira do Conhecimento” apresentou amostras de rochas coletadas no fundo do oceano, painéis e gráficos sobre o programa de Geologia Marinha desenvolvido pelo governo brasileiro junto a JAMSTEC.

 

6/5/2013 – Grupo de visitação ao navio oceanográfico Yokosuka. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

6/5/2013 – Navio Yokosuka no Píer Mauá (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Cooperação Brasil-Japão Em parceria com o Japão, a expedição “Iatá-Piuna”  – ou seja “Navegando em Águas Profundas e Escuras” na língua Tupi-guarani – foi realizada com o submersível Shinkai 6500, que levou pesquisadores brasileiros e japoneses, em uma região conhecida como elevação do Rio Grande. Nesse local o palestrante Roberto Ventura anunciou a descoberta de rochas de granito, reforçando a idéia de tratar-se de continente que afundou há 100 milhões de anos, quando a América do Sul se separou da África. A expedição é o marco principal da cooperação Brasil-Japão em Oceanografia, Ciências do Mar e Tecnologia de Oceanos, iniciativa decorrente de acordo de cooperação técnica, celebrado entre o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), o Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IO-USP) e a Agência Japonesa de Ciências do Mar e da Terra (JAMSTEC). As provas foram recolhidas graças ao submersível pilotado Shinkai 6500, o único no mundo capaz de descer até 6,5 mil metros de profundidade.

 

6/5/2013 – Recepção no Píer Mauá. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

8/5/2013, recepção na Rio Nikkei: autoridades do Japão e do Rio. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

Recepção, 8/5/2013 na Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Rua Cosme Velho, 1166: os integrantes da JAMSTEC – Agência Japonesa para Ciência e Tecnologia de Terra e Mar, do submersível tripulado Shinkai 6500 e do navio Yokosuka foram recepcionados por autoridades e membros de instituições japonesas do Rio de Janeiro. Deram as boas vindas: cônsul-geral interino do Japão Hajime Kimura, presidente da Renmei Akiyoshi Shikada, presidente da Rio Nikkei Minoru Matsuura, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa Roberto Kobayashi, vice-presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão Yssamu Takao, diretor da Escola Japonesa Hiroshi Fujiuchi entre ilustres representantes. Os visitantes apreciaram o churrasco e a caipirinha, e também a calorosa recepção.

 

8/5/2013, recepção na Rio Nikkei: Ilustres visitantes com diretores anfitriões. (foto:
Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

8/5/2013, recepção na Rio Nikkei: participantes da JAMSTEC, Shinkai, Yokosuka e instituições do Rio de Janeiro. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Teruko Okagawa Monteiro

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ORQUÍDEAS: Mostra gratuita da Sociedade Bandeirant... Neste fim de semana (24 e 25), o Esporte Clube Banespa ficará mais colorido e perfumado.  A Sociedade Bandeirante de Orquídeas - SBO promoverá, no Sal...
PARQUE DO CARMO: 38º Festa das Cerejeiras recebe g... O tempo bom colaborou muito para que a 38ª Festa da Cerejeiras do Parque do Carmo (zona Leste de SP) recebesse um grande público, principalmente no sá...
ANDRADINA: ‘Embrião’ da cidade, Centro Cultural Pi... 15O prefeito Jamil Ono (PT) acompanhou, na semana passada, a nova etapa do projeto de recuperação do Centro Cultural Pioneiros de Andradina, que é cat...
CAMPOS DO JORDÃO: 47ª Festa da Cerejeira é destaq... Realizado pela Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo - Enkyo – e Clube Cultural e Recreativo Cereja, a 47ª Festa da Cerejeira em Flor prossegue ne...

2 Comments

  1. Para mim foi enriquecedor assistir a solenidade e as palestras, visitar o navio oceanográfico Yokosuka e conhecer pessoas que constroem.
    Fiquei encantada de existir submersíveis japoneses pilotados – como Shinkai 6500 – possibilitando estudos em áreas profundas do mar, e – como brasileira e nikkei – imensamente feliz de estar acontecendo Cooperação Brasil-Japão!! Que sejam abençoadas: todas as valorosas pessoas e instituições!!!
    Muito obrigada ao JORNAL NIPPAK de, mais uma vez, publicar momentos gratificantes do Rio de Janeiro!!!

    岡川・モンテイロ・照子

  2. Agradecemos a gentil publicação também – na forma de Impresso – ao JORNAL NIPPAK — na página 6 do Ano 16, Nº 2421, São Paulo, 16 a 22 de maio de 2013!!!!
    Tudo de lindo e muitas felicidades aos incansáveis batalhadores desse conceituado jornal paulistano!!!

    岡川 ・ モンテイロ ・ 照子

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *