RIO NIKKEI: Medalhista olímpica Yoshie Ueno aprimora judocas no Rio

Yoshie Ueno, natural de Asahikawa, Japão, medalhista de bronze em Judô na Olimpíada de Londres 2012, visitou o Brasil entre 14 a 25 de junho de 2016. Conforme Naomi Nakano/JICA-Agência de Cooperação Internacional do Japão a famosa judoca passou por São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Presidente Prudente, Bastos, São José dos Campos, Osasco.

 

Medalhista olímpica Yoshie Ueno com atletas de Judô

Medalhista olímpica Yoshie Ueno com atletas de Judô. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

No Rio de Janeiro – entre muitas atividades – visitou cônsul geral do Japão Tsuyoshi Yamamoto no dia 20. Nesse mesmo dia fez palestra e demonstração de Judô para crianças e jovens na Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Rua Cosme Velho, 1166. Apesar de se juntar 15 judocas da Associação Matsuda de Judô/Macaé com 39 da Associação Nagai de Judô/Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, tudo aconteceu com grande disciplina, respeito e muita alegria. Nesse encontro participaram shihan Shiro Matsuda, 6º Dan de Kodokan e CBJ; Yasuko Tsuji, Faixa Preta, 2º Dan, da JICA/Japão; Silvana Nagai, Faixa Preta, 3º Dan, professora da Associação de Judô Nagai; Victor Eiji Matsuda, Faixa Preta, 2º Dan, da Academia Matsuda de Judô, e outros orientadores.

 

Aprimoramento na quadra da Rio Nikkei.

Aprimoramento na quadra da Rio Nikkei. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

Luan Rosa da Costa, 25, Faixa Marrom, 1º Kyu, e Marcelo Dias Fragoso, 20, mesma faixa, alunos do shihan Matsuda, apresentaram Nage no Kata, e receberam elogios da judoca olímpica.

 

Demonstração e prática.

Demonstração e prática. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

No encerramento com grande torcida os atletas participaram de sken, “que é uma brincadeira folclórica japonesa, apelidada de ‘pirataria’ na nossa academia”, informou Lúcia de Sá, assistente da Academia Matsuda de Judô. Depois, a judoca Ueno jogou Jankenpon! e os vencedores ganharam faixa de pano para cabeça, base para mouse.

 

Vencedores de Jankenpon! ganham brindes.

Vencedores de Jankenpon! ganham brindes. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

Ryan Guimarães, 14, Faixa Laranja, vice-campeão brasileiro, categoria Super Ligeiro, da Academia Nagai de Judô, homenageou a atleta olímpica com “Primavera“ de Vivaldi ao violino. A ilustre judoca foi brindada ainda com Sumiê por shihan Matsuda.

 

Yoshie Ueno homenageada.

Yoshie Ueno homenageada. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

No churrasco carinhosamente preparado – por Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei, Fujinbu e diretores – estiveram Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do RJ; Kiyoto Hikichi e Izumi Takeno, diretor e representante da Escola Japonesa do Rio de Janeiro; Seiichiro Gomi/Brasília e Hiroshi Sato/São Paulo, representantes da JICA; consulesa Asako Takase e sua filha Yumiko.

 

Almoço.

Almoço. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

Aplausos para todos que buscaram o aprimoramento, e também para Mariko Arai como intérprete para as crianças. Nosso imenso Obrigado à Yoshie Ueno – técnica de Judô na empresa Mitsui Sumitomo Kaijo – em aperfeiçoar judocas no Brasil.

 

Recepção carinhosa

Recepção carinhosa. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

Arrumação.

Arrumação. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

 

 

Teruko Okagawa Monteiro

 

Related Post

COMUNIDADE: Renato Ishikawa destaca avanços e mira... “Compromisso assumido é compromisso cumprido”. Com o lançamento do livro “História do Hospital Santa Cruz – Sociedade Brasileira e Japonesa de Benefic...
ESPETÁCULO: Dupla japonesa Gamarjobat é destaque d...   Do UOL   A quarta edição do festival Risadaria trará a São Paulo a dupla japonesa Gamarjobat. O evento ocorre entre 14 e 23 de ju...
CIDADES/OSASCO: Undokai da Acenbo reúne mais de 4 ... A Acenbo (Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco) realizou no último dia 6, em sua sede esportiva, o seu 48° Undokai. O evento contou...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...

One Comment

  1. Nosso MUITO OBRIGADO ao JORNAL NIPPAK!!!
    A publicação será lembrança indelével nos corações de todos, principalmente das crianças e jovens que puderam se aprimorar, e também de terem estado com a notável Yoshie Ueno san, Exemplo & Estímulo!!!!
    VIVAS para o Projeto “Sport for Tomorrow”!!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *