SAA HAJIMEYOU”: CANTORA MARIKO NAKAHIRA COORDENA ESPETÁCULO EM PROL DO BUNKYO

As palavras de ordem são “união de todos” e “preservação do legado da cultura japonesa”. E foram elas que inspiraram a cantora Mariko Nakahira, que neste ano realiza sua 13ª turnê pelo Brasil, a idealizar o show “Saa Hajimeyou” (literalmente, Vamos Começar!) em prol das obras do Espaço Cultural Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).

 

Reunião dos coordenadores do espetáculo. Foto: divulgação

Reunião dos coordenadores do espetáculo. Foto: divulgação

 

“É imprescindível que todos, em conjunto, unam seus esforços para concluir as obras do Espaço Cultural Bunkyo”, anuncia a cantora, acrescentando que “concluir o Espaço Cultural significa preservar a alma japonesa, a cultura da gastronomia japonesa, a arte japonesa e, também, devemos mostrar aos jovens a importância de manter esse legado”.

Para tanto, Mariko Nakahira idealizou um evento em que ela é somente um dos elos dessa corrente que se conecta com cantores, dançarinos, tocadores de taiko e instrumentistas que, unidos, produzem a “grande força” para a preservação da cultura japonesa.

Na prática, a 1ª edição do “Saa Hajimeyou” iniciará com o Grupo Kien Daiko, cujo final da apresentação se entrelaça com a entrada do Coral Mirian Otachi. Este, por sua vez, faz a finalização com a entrada do cantor Takeshi Nishimura. Assim, essa corrente do show tem continuidade com as dançarinas do Hanayagui ryu Kinryukai.

A segunda parte do evento começa com a Hanayagui ryu Kinryukai, prosseguindo nessa mesma corrente com Karen Ito, depois Associação Kenko Taissô do Brasil, Requios Gueino Dokokai, Mariko Nakahira, o músico da Shamisen Yuzo Akahori, terminando com Kien Daiko que abriu o espetáculo.

De acordo com a programação, no encerramento, todos os artistas do show e o público se unem para cantar e dançar ao som do Ipê Ondo simbolizando o fortalecimento dos laços entre todos.

Essa corrente idealizada pela cantora Mariko Nakahira tem ainda mais um elo: como garantir recursos para ajudar nas obras do Espaço Cultural?

E ela própria sugere que podem surgir comentários como: “o que ela está inventando em época de crise?” Para tanto, ela pensou em fixar o valor de contribuição em R$ 30,00 para todos, sem exceção, incluindo artistas, voluntários, equipe de produção e o público em geral.

“Por causa da crise, acho que cada um deverá ajudar com um pouco e, com a união de todos, chegaremos a uma preciosa ajuda”, ressalta, acrescentando que “com o esforço e colaboração de todos, somos poderosos, podemos realizar qualquer coisa”.

A cantora Nakahira afirma que sua expectativa é que “este evento sirva como embrião para aumentar os laços e os esforços da comunidade nikkei em prol da cultura japonesa”.

(do site do Bunkyo)

 

Saa Hajimeyou

Data/hora: 11 de setembro 2016, das 13h às 16h

Local: Grande Auditório do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP

Estacionamento (terceirizado): Rua Galvão Bueno, 540

Contribuição: R$ 30,00 (em prol do Espaço Cultural Bunkyo)

Informações: (11) 3208-1755

 

Related Post

CURITIBA: Hanamatsuri atrai multidão à Praça do Ja... Nos último fim de semana (dias 14 e 15), a Comunidade Budista de Curitiba realizou o Hanamasturi na Praça do Japão. Hanamatsuri é a cerimônia em homen...
CAMPINAS: Instituto Cultural Nipo-Brasileiro reali... O Instituto Cultural Nipo-Brasleiro de Campinas realizou a 1ª Noite Festiva, com  yakisoba, diversos sorteios de prêmios e apresentações de Jpop com a...
SOCIAL: O grupo de artistas Hibiki Family fez uma... SANTA CRUZ – Formado pelos irmãos Akito e Kazuma, brasileiros descendentes da terceira geração de japoneses, e pela japonesa Yuka, o grupo de artistas...
ESPETÁCULO: Bunkyo recebe “Dança Ryukyu Buyo” nest... Para marcar as comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil – Japão as irmãs Grã-Mestras, Yoshiko Tamita e Mieko Kinjo e o coreógrafo Satoru...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *