SAKURA MATSURI: 18º Sakura Matsuri terá exposição interativa; Bunkyo disponibilizará ônibus

 

Realizado pelo Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, com apoio Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura da Estância Turística de São Roque, Consulado Geral do Japãoem São Paulo, Jica (Japan International Cooperation Agency) e Fundação Japão, com coordenação do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista, Associação Cultural de Mairinque, Associação Mallet Golf Kokushikan e Cotia Seinen Renraku Kyoguikai, acontece neste fim de semana (28 e 29), no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, no município de São Roque (SP), o 18º Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri.

 

Mariko Nakahira é uma das atrações confirmadas (foto: Aldo Shiguti)

 

Segundo o secretário geral administrativo do Bunkyo, Eduardo Goo Nakashima, uma das novidades desta edição são as atividades culturais programadas para o Ginásio de Esporte, que este ano terá como tema “Preservação do Meio Ambiente”.

“Além da demonstração da cerimônia do chá e das exposições de ikebana e de bonsai, também está sendo programada uma exposição interativa sobre ecologia, onde os visitantes terão oportunidade não só de ver como também de sentir”, revela Nakashima, acrescentando que na parte externa do ginásio, a programação é de repetir novamente o cantinho do mochitsuki e o espaço de oficinas culturais para crianças e adultos.

De acordo com o vice-presidente da entidade, Osamu Matsuo, na área externa haverá duas novidades para quem gosta de esportes. “Uma delas é o workshop de beisebol, que terá suporte técnico de Vargem Grande Paulista. A outra novidade é a demonstração de sumo no dohyo montado próximo às quadras de tênis”, conta Matsuo, lembrando que, a exemplo dos anos anteriores, também este ano estará sendo realizado a 3ª edição do Concurso de Fotografia, com exposição das fotos premiadas e selecionadas em 2013. Para participar, basta se inscrever no local.

 

Movimento costuma ser intenso no setor de bazaristas (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Vinho – Além de contemplar os cerca de 400 pés de cerejeiras das espécies Himalaia e Okinawa, que, apesar da antecipação da festa em uma semana em virtude da Copa do Mundo, já deverão estar floridos, Nakashima conta que, na parte de shows, os destaques são as cantoras internacionais Mariko Nakahira e a okinawana Nashiru, que se apresenta com instrumentos tradicionais, como shamisen, mas com uma roupagem mais pop. “Teremos também os cantores que sempre nos acompanham como Joe e Karen Ito, além de grupos de taikô”, explica Nakashima, acrescentando que, na Praça de Alimentação, uma das novidades será a participação da Adega Quinta do Olivário com seus tonéis de vinho e suco de uva, além da tradicional culinária japonesa.

 

No local há cerca de 400 pés de cerejeiras das espécies Okinawa e Himalaia (foto: Aldo Shiguti)

 

Ônibus – A abertura está marcada para as 11 horas de sábado para que os torcedores não percam nenhum lance da Copa do Mundo, já que no sábado serão realizadas as oitavas de final. Nakashima, aliás, faz um convite para que os torcedores se juntem numa corrente pra frente e se unam aos visitantes para acompanhar a Seleção Brasileira. “Certamente haverá muitos aparelhos de televisão no local”, diz o secretário.

 

Visitantes podem pegar carona no trenzinho para conhecer o local (foto: Aldo Shiguti)

 

Os organizadores informam ainda que haverá ônibus para o Kokushikan saindo em frente ao edifício do Bunkyo,em São Paulo, às 8h, 8h30 e 9h, com retorno, respectivamente, às 16, 16h30 e 17h, nos dois dias.

“É bom lembrar que, quem foi com um ônibus deverá voltar no mesmo ônibus”, avisa Nakashima, esclarecendo ainda que, para fazer a reserva, os interessados devem informar o nome, número do RG e um telefone para contato.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

SERVIÇO

18º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos

Data/Horário: Dias 28 e 29 de junho de 2014, das 8h às 17h

Local: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku

Estrada do Carmo, 801 – Bairro do Carmo – São Roque-SP

Entrada Franca

Estacionamento: R$ 20,00

Passagem para quem optar ir de ônibus: R$ 30,00 (por pessoa). Informações pelo telefone: 11/3208-1755 (com Aurora)

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SILVIA IN TOKYO: A FORÇA NÃO DESPERTA NO JAPÃO STAR WARS PERDE EM BILHETERIA PARA YOKAI WATCH         O segundo filme de animação da série “Yokai Watch: the Mov...
DINNER SHOW: Joe Hirata e Karen Ito dividem o mesm... Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. Apesar de já estarem na estrada há anos e não só se conhecerem há muito tempo como também se apresentarem nos...
ELEIÇÕES NO BUNKYO: COMISSÃO ELEITORAL RECEBE 80 C... Encerrado o prazo para as inscrições ao Conselho Deliberativo do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), a Comissão...
LINS: Centenário da Imigração terá presença do em... A comunidade nipo-brasileira de Lins está comemorando 100 Anos da Imigração Japonesa. Para marcar a data, a Abcel (Associação Beneficente, Cultural e ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *