SAKURA MATSURI: Apesar do mau tempo, Festival das Cerejeiras Bunkyos recebe bom público

 

 

O Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, no município de São Roque (SP), sediou neste fim de semana (7 e 8), o 16º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras. No domingo, apesar do tempo chuvoso, uma longa fila se formou logo que os portões se abriram. Embora ainda não haja uma estatística oficial por parte do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), a expectativa inicial de receber um público estimado em 25 mil pessoas, certamente foi atingida.

 

Kokushikan conta com cerca de 400 pes de cerejeiras (Aldo Shiguti)

 

As raras aberturas de sol até animou o clima, mas predominou mesmo o frio que parecia mais intenso com a chuva fina. Com isso, as obras de terraplanagem acabaram dificultado um pouco o acesso do público entre uma tenda e outra, no estacionamento e na via para as novas áreas do Sakura Matsuri – uma Praça de Alimentação e um palco para shows artísticos e demonstrações esportivas – a novidade deste ano do Bunkyo com o intuito de atrair patrocinadores para a implantação do Centro de Cultura Nipo-Brasileira Bunkyo-Kokushikan, cuja maquete ficou exposta na tenda VIP.

 

Outro detalhe das cerejeiras -(foto: Aldo Shiguti)

 

Mas nada que tirasse o ânimo dos visitantes diante da beleza dos pés de cerejeiras floridos.

 

Publico enfrentou chuva e frio no domingo (foto: Aldo Shiguti)

 

Percussionistas do Tangue Setsuko Taiko (foto: Aldo Shiguti)

 

No palco, se revezam atrações como cantores com grupos como o Tangue Setsuko Taiko Dojo. Dentro do ginásio, as várias exposições  – ikebana, bonsai, bonecos do Japão, coleção de fotografias de locais considerados Patrimônios Mundiais no Japão, coleção de quimonos do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, coleção de objetos de makiê e omikoshi do Pavilhão Japonês – despertavam a atenção do público tanto quanto o Espaço Criança, que reuniu uma série de atividades para a garotada, que aprendeu como fazer uma série de brinquedos de material reciclado, bonecos de alpiste, vaso ecológico e origami, além de palestras sobre etiqueta japonesa com a professora Lumi Toyoda.

 

 

 

Praca de Alimentacao ficou lotada (foto: Aldo Shiguti)

 

Para esquentar, so mesmo com cha (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Na Praça de Alimentação, entre um yakissoba e um udon, os visitantes também puderam apreciar a culinária de outras nacionalidades, como a da barraca que ostentava o nome e a bandeira da Alemanha, mas comandada pela simpática Dona Carmen, do grupo de dança austríaco (!!!) Tirol. A explicação foi dada pelo filho de Dona Carmen, Gustavo Schulz. Segundo ele, como a Áustria faz fronteira com a Alemanha, muitos pratos são comuns nos dois países.

 

 

Gustavo Schulz e Dona Carmen (foto: Aldo Shiguti)

 

Dada a explicação “geográfica”, vamos para o cardápio. O que chamou a atenção da reportagem do Jornal Nippak e que ficamos sabendo depois, foi o Eisben (joelho de porco cozido, defumado, grelhado e assado na manteiga servido com batata soutê e chucrute), além dos famosos salsichões. Com chopp para acompanhar.

 

Visitante contempla a paisagem no Kokushikan (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Enfim, foi um domingo agradável. Apesar do mau tempo – e da lama nos sapatos.

 

Orquideas tambem marcaram presenca no Sakura Matsuri (foto: Aldo Shiguti)

 

Visitante contempla exposicao de bonsai (foto:Aldo Shiguti)

 

 

O 16º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos foi uma realização do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social e Prefeitura da Estância Turística de São Roque, com apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura. O evento contou com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Jica, Fundação Japão, Fundação Kunito Miyasaka e Sansuy e coordenação do Bunkyo, Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista, Associação Cultural de Mairinque, Centro Cultural de Ibiúna e Associação Mallet Golf Kokushikan.

 

 

 

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

GAIMUSHO: Embaixador do Japão na Argentina, Norite... O embaixador do Japão na Argentina, Noriteru Fukushima, confirmou presença no XV Encontro Latino-Americano de Ex-Bolsistas do Ministério das Relações ...
HIROSHIMA E NAGASAKI: Evento em São Paulo reúne ex...   Entre os dias 11 e 21 de setembro será realizado no Instituto de Psicologia (IP) da USP, o evento “Hiroshima e Nagasaki em São Paulo: testem...
COMUNIDADE: Missa budista de um ano de falecimento... MISSA – Foi celebrada no último dia 9, no salão social da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, missa budista ...
VISITA DE SUAS ALTEZAS IMPERIAIS: Em Brasília, dep... O deputado Fernando Francischini (Solidariedade- PR) protagonizou uma cena inusitada durante a visita de Suas Altezas Imperiais à Câmara dos Deputados...
Tags:

One Comment

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *