SALVADOR-BA: Salvador recebe o VII Festival da Cultura Japonesa – XXII Bon Odori neste final de semana

 

Em sua sétima edição, a Associação Nipo-Brasileira de Salvador (Anisa) realizará o VII Festival da Cultura Japonesa – XXII Bon Odori, que tem como tema o Ikebana, e deverá atrair mais de 40 mil pessoas nos dias 31 de agosto e 1º de setembro (sábado e domingo), das 10h às 23h, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Piatã, na capital baiana. Com abertura oficial prevista para ás 17h do sábado (31). Entre as diversas atrações para este ano, o destaque é a apresentação do ilusionista Mario Kamia, e o segundo concurso de Miss Nikkey realizado em Salvador, apresentado pelo ator Kendi Yamai. Também terá desfile de Cosplayer (fantasias dos personagens dos quadrinhos de Mangá). O evento contará com o Bon Odori, festa religiosa de tradição budista, faz uma homenagem às almas dos antepassados, com músicas alegres e danças em rodas iluminadas com inúmeras lanternas e ao som de Taikô (instrumento de percussão japonês).

 

Em sua sétima edição, a Associação Nipo-Brasileira de Salvador (Anisa) realizará o VII Festival da Cultura Japonesa – XXII Bon Odori (foto: Luci Judice Yizima)

 

Em entrevista ao Jornal Nippak, o presidente da Anisa, Roberto Mizushima fala do tema principal do evento, o Ikebana. “Todos os anos nós preparamos algo diferente, esse ano será a vez de mostrarmos a arte milenar do Ikebana, que se baseia em arranjos florais”, comenta. “Sabemos que é expressivo o interesse dos baianos pela cultura japonesa e principalmente pela nossa gastronomia. Então temos obrigação de melhorarmos e diversificarmos a cada ano o festival”, destaca Mizushima.

“A comunidade japonesa na Bahia não é tão expressiva quanto no Sudeste do país, mas o povo baiano aderiu muito bem ao nosso festival, à nossa culinária”, explica. “O festival é um evento para toda a família. Diferente de outros eventos da cultura japonesa no país, esse é um espaço onde tentamos mostrar ao visitante o que é a nossa cultura e tradições. A intenção é passar um pouco dela para os baianos, mostrar o que temos de bom. É um momento de integração”, conclui Roberto.

 

O festival é um evento para toda a família (foto: Luci Judice Yizima)

 

Aos poucos a comunidade japonesa foi conquistando seu espaço no estado. Eles estão presentes na capital e no interior baiano, e organizam o maior Festival do Japão do Nordeste. Com uma programação diversificada das outras edições, como a apresentação artística do Grupo Yuubi – Japanese Dance Company, Escola de Bailado Kinryu Hanayagui de São Paulo, Kaito Shamidaiko de São Paulo, show do cantor Joe Hirata. Além das apresentações do Coral Kosmos e Ateneu Musical Osvaldo Devay (corais), Grupo Musical de Karaokê, Matsuri Dance (dança pop japonesa integrativa, com o Grupo Wadô), Odori (dança típica japonesa), Taikô (percussão japonesa, com o Grupo Cultural Wadô de Salvador), Yosakoi Soran (dança pop japonesa, com o Grupo Cultural Wadô). O esporte estará presente com exibição de Sumô (Federação Paulista de Sumô), Kenjutsu, Karatê, Judô, Aikido, Iaido.

 

Taikô é uma das apresentações. (foto: Luci Judice Yizima)

 

O visitante poderá degustar na praça de alimentação de yakisoba, tempurá, sashimi, temaki, guioza, pastel, udon, yakisakana (peixes grelhados), entre muitos outros pratos da culinária japonesa. E a novidade para esse ano é o Espaço Cultural, com workshops de Ikebana e Oshibana Art, origami, Shodô (escrita em tinta), Bonsai,  Mangá, Pipas, Kirigami,  e as atividades de lazer infantil (cama elástica, brinquedos infláveis como tobogan e muitas brincadeiras). Haverá exposições de Ikebana, Mangás, Pipas gigantes, Mahikari (messiânica), Seicho-no-ie (budista), Primordial, Kyoujyu Pires. Mais de 30 bazaristas estarão expondo artigos e produtos importados e nacionais.

 

Para o coordenador geral do festival, João Koji Sunano, revela que a cada ano o festival seduz muitos empresários e apreciadores da cultura oriental. (foto: Luci Judice Yizima)

 

Para o coordenador geral do festival, João Koji Sunano, revela que a cada ano o festival seduz muitos empresários e apreciadores da cultura oriental. “O evento a cada ano cresce o número de empresas com interesse em expor seus produtos nos estandes do festival”, comemora. “A festa promove além de lazer e cultura, gera negócios, network, exibe produtos em lançamentos. Nesses 21 anos de eventos, estamos sempre preocupados em trazer novidades com qualidade, com tecnologia de ponta e o mais importante, difundir a cultura japonesa no estado da Bahia”, finaliza João.

 

(Luci Júdice Yizima)

 

 

Serviço

VI Festival de Cultura Japonesa / XXI Bon Odori de Salvador

Onde: Associação Atlética Banco do Brasil – Piatã – Salvador – Bahia

Quando: 31 de agosto e 1º de setembro (sábado e domingo),

Horário: Das 10h às 23h

Ingressos: R$ 7,00 (antecipado) e R$ 14,00 (bilheteria no dia do evento)

Contato: (11) 3353-8791

Informações: No site www.bonodorisalvador.com.br ou pelo e-mail contato@anisa.com.br

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CINEMA: Veja 3 trailers do remake japonês do weste... Por: Mayara Malucelli / Pipoca Moderna   A Warner Bros. divulgou três trailers para o remake japonês de “Os Imperdoáveis” (1992), de Clint ...
OSHIBANA ART: Exposição em São Paulo transforma bu...   A Exposição Oshibana Art reúne 500 obras de arte produzidas a partir de flores secas e prensadas. As peças foram criadas pela mestra em Oshi...
SOCIAL: 11ª Festa Junina com Boi no Rolete do Kibô...   Festa - A Sociedade Beneficente Casa da Esperança – Kibo-No-Iê promoveu sua “11ª Festa Junina com Boi no Rolete”, no dia 02 de junho na sede...
RIO DE JANEIRO: 3 nikkeis no Rio   Em 14 de julho de 2014 Ana Yumi Kitahara Giuliano, Luci Sayuri Oliveira e Teruko Okagawa Monteiro se encontraram no Centro de Visitantes do ...

One Comment

  1. oi bom dia tenho um filho de 3 anos e gostaria de saber a parti de que idade e cobrado a entrada

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *