SANTOS-SP: Associação Japonesa de Santos exibe animação “Ghost in The Shell” com palestra sobre anime e mangá

Palestra será ministrada pela pesquisadora da cultura pop japonesa Profª Drª Sonia Luyten.

Evento acontecerá dias antes da estreia de adaptação hollywoodiana para os cinemas.

 

Exibição “Ghost in The Shell” com palestra sobre animê e mangá

 

A Associação Japonesa de Santos, SP, realizará a exibição do filme animado “Ghost in The Shell” (攻殻機動隊, 1995), com palestra sobre a cultura pop japonesa, no dia 25 de março (sábado), a partir das 17h, no salão de eventos da entidade. Os ingressos limitados são gratuitos e podem ser conseguidos por meio de inscrição prévia no site http://bit.ly/gitssantos.

A sessão e a palestra acontecerão em meio à expectativa para o filme “A Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell” (Paramount Pictures/Dreamworks), adaptação hollywoodiana da animação japonesa e do mangá, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 30 de março e tem como protagonista a atriz Scarlett Johansson. 

Antes da exibição haverá uma palestra sobre animês, mangás e o título “Ghost in The Shell”, ministrada pela Profª Drª Sonia Luyten, renomada pesquisadora da cultura pop japonesa. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com tese sobre mangá, ela também foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações ECA/USP e professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio (Japão). 

Sonia Luyten é autora de livros como “Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses” e “Cultura Pop Japonesa: animê e mangá”. Obteve prêmios nacionais e internacionais, entre eles a honraria do governo japonês pela atuação na divulgação e pesquisa da Cultura Pop Japonesa. Atualmente faz parte da comissão organizadora do Troféu HQMix, considerado o “Oscar dos quadrinhos” no Brasil. 

Ainda durante o evento haverá o sorteio de brindes do filme “A Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell”, cortesia da Paramount Pictures. 

“Ghost in The Shell” é considerado um dos clássicos da animação japonesa e do gênero cyberpunk, gênero de ficção científica que tem como cenário um futuro distópico em que a tecnologia é usada para dominação ou destruição da sociedade. O título influenciou fortemente a famosa trilogia “Matrix” e aborda questões da filosofia e da sociologia. 

A animação de 1995 foi dirigida por Mamoru Oshii e é baseada no mangá homônimo de Masamune Shirow, publicado pela editora Kodansha entre 1989 e 1990. No Brasil, o mangá é publicado pela Editora JBC. 

O filme, com duração de 83 minutos, será exibido com legendas em português e áudio em japonês. Não é recomendado para menores de 12 anos. A Associação Japonesa de Santos fica na Rua Paraná, 129 – Vila Mathias. A iniciativa é do Departamento de Jovens (seinenbu) da Associação Japonesa de Santos. 

 

 

Sinopse

A história de “Ghost in The Shell” se passa no ano 2029, em que é possível manipular as pessoas controlando suas mentes. Major Motoko, líder da unidade do serviço secreto Esquadrão Shell, só tem sua alma como parte do seu “eu” original. Seu corpo é totalmente cibernético. 

O Esquadrão vai à caça de um hacker, chamado de Mestre das Marionetes, que é especialista em computadores e capaz de controlar a vontade dos outros. No caminho ela se envolve em uma trama perigosa que pode levá-la às autoridades mais elevadas do governo envolvidas em uma conspiração.

 

Sobre a Associação Japonesa de Santos

A Associação Japonesa de Santos é uma entidade civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a integração da comunidade nipo-brasileira, a preservação e divulgação da cultura japonesa, e o ensino da língua japonesa.

A entidade é sucessora da antiga Sociedade Japonesa de Santos, cujos primeiros registros datam de 1929 em uma escola mantida para ajudar no ensino dos descendentes de imigrantes. Hoje, o espaço recebe eventos, cursos e atividades culturais, além de manter o ensino da língua japonesa em uma escola com mais de 100 alunos.

 

Serviço

Exibição “Ghost in The Shell” com palestra sobre animê e mangá

Quando? Sábado, 25 de março de 2017

Onde? Associação Japonesa de Santos (Rua Paraná, 129 – Vila Mathias)

Quanto? Entrada gratuita, com inscrições limitadas pelo site http://bit.ly/gitssantos 

Classificação etária: 12 anos

Related Post

CURITIBA: A.YOSHII LANÇA SEGUNDO EMPREENDIMENTO NA... Depois de inovar no conceito de show room único, a A.Yoshii Engenharia acaba de lançar o segundo empreendimento em Curitiba, o Maison Legend Ecoville....
CARNAVAL: Na Ala de Compositores da Mocidade Alegr... Se o carnaval para uns é pura brincadeira e diversão, para outros é paixão, muito trabalho e responsabilidade. É o caso do gerente financeiro, músico ...
KARAOKÊ: Nipo de Araçatuba realiza seletiva para o... Com realização do Departamento Artístico do Nipo de Araçatuba e promoção da Liga Noroeste da Canção Japonesa, foi realizado no dia 12 de outubro, na s...
RIO DE JANEIRO: Multidão prestigia a ‘Noite do Jap... Excelente. Esse foi o resultado da pesquisa de opiniões para a “Noite do Japão” realizada no último dia 11, na sede da Associação Nikkei do Rio de Jan...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *