SÃO CAETANO DO SUL: Fundação Pró-Memória recebe exposição internacional de arte contemporânea

 

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul (Região da Grande São Paulo), por meio da Pinacoteca Municipal, apresenta a exposição Eclipse – I Mostra Internacional de Arte Contemporânea Brasil/Japão, que reúne obras de cerca de 30 artistas contemporâneos entre brasileiros, nikkeys e japoneses, e faz parte do projeto de intercâmbio entre a Musashino Art University e o Ateliê Fidalga, com apoio do JBAC (Japan Brazil Art Center). A abertura será no dia 15 de março, às 11h, na sede da Pró-Memória (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula) e contará com apresentações da Corporação Musical Yolanda Ascencio, da Escola Estadual de mesmo nome, e do grupo de taikô Shinkyo Daiko do Clube Recreativo Esportivo Santa Paula – Gonzaga.

 

Fernando Velzquez o atirador de band aids 2014 (foto: divulgação)

 

O JBAC é constituído por um grupo de artistas visuais japoneses que tem como objetivo espalhar a amizade entre o Japão e o Brasil. A Musashino Art University, localizada em Tóquio, é uma das principais universidades de arte no Japão. Foi fundada em 1929 e entre seus principais cursos figuram pintura japonesa, escultura, desenho industrial, interiores, cenografia e arquitetura.

O Ateliê Fidalga, localizado na cidade de São Paulo há 14 anos, é um espaço criado para trocas, discussões, experimentações, encontros de  artistas, com distintas formações, como filosofia, arquitetura, comunicação, literatura e artes visuais, com o objetivo de dialogar sobre suas pesquisas no campo da arte.

 

Naoki Yamamoto return (foto: divulgação)

 

 

Propostas – A Pinacoteca Municipal é o braço artístico da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, instituição que, há 23 anos, dirige ainda o Centro de Documentação Histórica e o Museu Histórico Municipal, edita livros e a revista Raízes.  Há 11 anos, a Pinacoteca abriga um acervo de obras de arte contemporânea, além de exibir, preservar, divulgar e promover ações ligadas à arte com ênfase na formação de públicos, além de encontros, oficinas, palestras e demais ações visando difundir a cultura no município e na Grande São Paulo.

“Nesta mostra os artistas japoneses nos trazem obras que remetem a tradição oriental em novas propostas, novos materiais, ideias e elaboração. Os brasileiros inovam e mostram estar inseridos nessa dissolução de limites entre a modernidade e a contemporaneidade. Nas obras dos nikkeis talvez haja o encontro, a assimilação e a compreensão de dois universos que estudaram ou com o qual tiveram contato. Talvez”, afirma a coordenadora da Pinacoteca Municipal, Neusa Schilaro Scaléa.

 

Serviço

A exposição Eclipse – Mostra Internacional de Arte Contemporânea Brasil/Japão fica em cartaz na Pinacoteca até o dia 19 de abril, com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780 ou pelo site www.fpm.org.br.

 

Programação paralela – Como parte da programação paralela da exposição Eclipse, a Fundação Pró-Memória irá oferecer o workshop de Sumi sobre papel washi nesta sexta-feira (14/3), às 19h, na Casa de Vidro (Praça do Professor – ao lado do prédio da Fundação). A oficina visa apresentar a técnica de sumi e dos pigmentos da pintura japonesa. Ela será ministrada por Futoshi Yoshizawa, artista da Universidade Musashino (Tóquio), com residência no Ateliê Fidalga (São Paulo – Brasil).

São oferecidas 20 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo email pinacoteca@fpm.org.br ou pelo telefone 4223-4780.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

GUATAPARÁ: Comunidade japonesa comemora 50 anos Há 50 anos, doze famílias vindas do Japão formaram a comunidade Mombuca, em Guatapará (SP) – a 50 km de Ribeirão Preto. Hoje, são mais de 400 japonese...
SILVIA IN TOKYO: MULHER É CONDENADA APÓS 10 ANOS BRASILEIRA QUE CAUSOU MORTE DE CRIANÇA EM ACIDENTE DE TRÂNSITO EM SHIZUOKA TEM SENTENÇA CONFIRMADA NO BRASIL   Rua em Kosai (Shizuoka) onde ...
Japão tem homenagens para lembrar um ano de tsunam... No Japão, o domingo (11) foi marcado pelas cerimônias em homenagem às vítimas do terremoto seguido de tsunami, que devastou cidades, deixou 16 mil mor...
BAIRRO ORIENTAL: Apesar da crise, 49ª edição do To... Realizada pela Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – e seus associados no último final de semana (dias 2 e 3), na Praça da Liberdad...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *