SÃO PAULO: Líder do Governo na Câmara Municipal, Aurélio Nomura faz balanço da gestão Doria

O vereador Aurélio Nomura (PSDB) foi indicado pelo prefeito João Doria para exercer a liderança do Governo na Câmara Municipal de São Paulo, durante reunião realizada nesta segunda-feira (16) na Prefeitura da qual participaram os secretários Milton Flávio (Secretário Especial de Relações Governamentais), Bruno Covas (Secretário Municipal das Prefeituras Regionais) e Julio Semeghini (Governo).

 

Líder do Governo na Câmara, Aurélio faz balanço dos primeiros dias de Doria. Foto: Jiro Mochizuki

 

Eleito com 41.954 votos nas eleições 2016 para exercer seu 6º mandato, o vereador Aurélio Nomura é o primeiro parlamentar nikkei a ocupar a Liderança de Governo, posto estratégico na administração municipal. Além de nortear a discussão e a votação das propostas do Executivo, o parlamentar terá uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e partidária.

Na prática, isso quer dizer que Nomura será o “porta-voz” do prefeito na Câmara Municipal e vai liderar toda a base governista, além do PSDB. Pelos cálculos de Nomura, dos 55 vereadores eleitos em outubro do ano passado, “entre 38 e 42 parlamentares” devem compor com o governo.

Este é o terceiro posto de grande importância no Legislativo paulistano ocupado por Nomura apenas nos últimos dois anos: Em 2016, foi líder da bancada do PSDB; e em 2015, 1º Secretário.

 

O vereador Aurélio Nomura, o prefeito João Doria e o vice-prefeito, Bruno Covas no To-Sa Matsuri. Foto: Aldo Shiguti

 

Aumento – “Assumo a Liderança do Governo com muita tranquilidade e confiança de um diálogo transparente e de respeito entre os poderes, como desde o início vem sendo anunciado pelo prefeito João Doria”, disse o parlamentar, que mostrou estar em sintonia com as ações do prefeito ao abrir mão do reajuste salarial de 26,3% proposto pelos próprios vereadores, o que representa um aumento de R$ 15 mil para quase R$ 19 mil.

Antes da ação do Tribunal de Justiça de São Paulo, que barrou o aumento, Aurélio Nomura havia votado contra a proposta e reafirmou seu compromisso assinando uma declaração em que se compromete devolver, até 2020, o valor equivalente ao reajuste.

Segundo ele, “o momento não é propício”. “Estamos atravessando uma grave crise e todos temos que nos esforçar para ajudar na recuperação do país”, disse o vereador, que também fez um balanço positivo dos primeiros dias de governo de Doria. “Nem parece que ele está há menos de um mês na Prefeitura. Ele vem mostrando trabalho e dedicação a questões que até então pareciam insolúveis, como o caso dos exames médicos”, explicou Nomura, referindo-se ao programa Corujão da Saúde, que tem por objetivo acabar, até meados de abril, com a fila de espera da rede pública para exames médicos em São Paulo.

“A princípio, a sensação era de que precisávamos instalar mais Unidades Básicas de Saúde e comprar uma série de equipamentos. Mas ele veio com uma proposta bastante interessante”, disse o vereador, destacando que o programa conta com participação de hospitais privados que aceitaram realizar os procedimentos em horários ociosos da sua rede de atendimento – recebendo o valor da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Aurélio Nomura destacou também outras ações como as blitze conjuntas entre órgãos estaduais e municipais que fazem parte do programa “Cidade Segura” e a operação São Paulo Cidade Linda, que teve início no dia 2 de janeiro e cujo objetivo é revitalizar as áreas degradadas da cidade, “mostrando que que o programa é bom não só para  o Centro Expandido como também para a periferia”.

 

Nomura: “Diálogo transparente e de respeito entre os poderes”. Foto: divulgação

 

Choque de gestão – “A gente percebe que o prefeito está vendo a cidade com vários olhos e o que ele prometeu durante a campanha está efetivamente cumprindo, seja no combate ao desperdício seja promovendo um melhor funcionamento da máquina pública. É uma proposta de choque de gestão e que a população parece estar não só enetendendo como também aceitando”, disse o tucano.

“Em poucos dias, apesar de todas as dificuldades, o prefeito vem mostrando que veio para fazer a diferença em nossa cidade e aqui na Câmara não será diferente. Vamos dialogar com todos os partidos, pois sabemos que os projetos dos vereadores são importantes e tem como foco principal a melhoria da cidade”, assegurou Aurélio Nomura, agora líder do governo na Câmara.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    LITERATURA: Livro conta a história da colônia japo...   Jornalista Sérgio Coelho relata trabalho da Ucens e do povo que "arregaçou as mangas" na agricultura, no comércio, na indústria   Por...
    JAPAN FEST: Reunião define detalhes do lançamento ... Com objetivo de definir todos os detalhes do lançamento, que ocorrerá no próximo dia 22 de março, no Marília Shopping, diretores do Nikkey Clube de Ma...
    BERTIOGA: Festa da Tainha supera expectativas e re...   Cerca de 10 mil pessoas já passaram pelo evento, que segue até o dia 03 de agosto   No último fim de semana, a Festa da Tainha de Ber...
    JAPANSUL: ‘Ryu Jackson’ rouba a cena n... O pequeno Ryu Jackson deu um show de intrepretação (foto: Aldo Shiguti)   O astro mirim Erick Ryu Murakami, de apenas 7 anos, o "Ryu Jacks...

    One Comment

    1. Compartilhando de Aldo Shiguti san, Redator-Chefe do Jornal Nippak: Em seu “6º mandato, o vereador Aurélio Nomura é o primeiro parlamentar nikkei a ocupar a Liderança de Governo, posto estratégico na administração municipal.” … No terceiro posto de grande importância no Legislativo paulistano, “em 2016, foi líder da bancada do PSDB; e em 2015, 1º Secretário.”
      PARABÉNS a Aurélio Nomura san, EXEMPLO & ESTÍMULO, orgulho para todos, principalmente marilienses, nikkeis!!! Seja MUITO abençoado em suas nobres funções!! Teruko, admiradora de quem se esforça e vence

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *