SÃO PAULO-OSAKA: Vice-prefeita de SP recebe comitiva de Osaka

 

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, recebeu na sede da Prefeitura de São Paulo na segunda-feira (25), o vice-prefeito de Osaka, Seigo Tanaka, e o presidente da Câmara de Vereadores, Masatatsu Tokoda, para comemorar os 45 anos da união entre o município japonês e São Paulo como cidades-irmãs. No encontro, houve troca de experiências nas áreas de planejamento urbano, gestão de resíduos sólidos e mobilidade.

As duas cidades trocaram experiências nas áreas de planejamento (foto: Luiz Guadagnoli /SECOM)

As duas cidades trocaram experiências nas áreas de planejamento (foto: Luiz Guadagnoli /SECOM)

“Esta visita é uma grande oportunidade para falarmos sobre os desafios de governar cidades tão grandes. Ao final dos eventos, poderemos identificar em quais áreas novos protocolos de cooperação podem ser firmados”, afirmou Nádia Campeão.

Para Seigo Tanaka, a parceria entre as cidades deve prosseguir com novos temas. “Desde 1969, quando ocorreu o irmanamento, foram feitos muitos trabalhos de cooperação entre as prefeituras, principalmente na área de tecnologia ambiental. Agora nos preparamos para cooperar na questão do planejamento urbano”, disse o vice-prefeito de Osaka. Em 2002, as cidades firmaram uma parceria para ações de gestão de resíduos sólidos, informatização administrativa e recuperação urbanística.

Na reunião, Masatatsu Tokoda, presidente da Câmara de Vereadores de Osaka, afirmou estar interessado em conhecer as políticas para mulheres da Capital. “É um tema importante para nós sabermos como fazer com que mais mulheres cheguem a postos de destaque no Japão”, disse Tokoda.

Seminário – Integrando as comemorações, foi realizado na segunda-feira (25), na sede da Prefeitura, o seminário “Descubra Osaka” em que as duas cidades puderam apresentar e trocar experiências de políticas públicas adotadas nas áreas de desenvolvimento urbano e meio ambiente. No evento, São Paulo mostrou os eixos principais do novo Plano Diretor Estratégico (PDE), que foca na aproximação entre oportunidades de emprego e moradias, duplicando as áreas demarcadas como Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) para a construção de unidades habitacionais para famílias de baixa renda e criando perímetros de incentivo fiscal com a isenção de IPTU e ISS para levar empresas para a periferia da cidade.

Osaka apresentou o uso e ocupação dos rios que passam por toda a cidade com a promoção de cruzeiros fluviais e eventos nas margens como atrativos turísticos, além das criações de zonas especiais de estratégia internacional e nacional, que concedem incentivos fiscais para trazer novos investimentos. As medidas de transporte público tomadas pela cidade japonesa, como ampliação da malha metroviária, que hoje conta com 127 km de extensão e emite certificados aos usuários por atrasos superiores a cinco minutos também foram debatidas.

Aprendizado – “Espero que além de compartilhar o que Osaka tem realizado para o meio ambiente, reorganização urbana e planejamento econômico, possamos ter um aprendizado mútuo, estreitando as relações de amizades e também de cooperação de ações ou políticas públicas”, afirmou o vice-prefeito de Osaka, Seigo Tanaka.

Os responsáveis pelos setores de Planejamento Urbano da cidade japonesa, Yasuo Tatsumi, e de Estratégias Econômicas, Inoue Masayuki, também participaram do seminário. O presidente da Câmara de vereadores de Osaka, Masatatsu Tokoda, também integra a comitiva japonesa. Tanaka e Tokoda lideram uma delegação de 20 pessoas, entre vereadores, técnicos e membros da Associação Cidades-Irmãs Brasil-Osaka.

Além do seminário, a agenda da delegação previa reunião com vereadores e com as secretarias de Relações Internacionais e Federativas e do Verde e do Meio Ambiente, visitas a Escola de Ensino Fundamental Cidade de Osaka, o Consulado Geral do Japão e a Câmara de Comércio da Indústria Japonesa no Brasil, além de encontros com a comunidade japonesa da cidade.

(do site da PMSP)

 

 

 

=========================================================================

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Motorista Particular   Por comodidade –confusão no trânsito, dificuldade de estacionar – há tempo só ando de táxi.  Já fiz até cálculo minucioso para constatar que...
COMUNIDADE: Vereador Aurélio Nomura entrega Título...   Em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (16), no Plenário 1º de Maio, a Câmara Municipal de São Paulo homenageou o advogado, emp...
Exposição: Bordados Maxi Ponto Cruz no Kohii Café... O Maxi Ponto Cruz, ou Ponto Cruz Gigante, é uma subversão ao tradicionalíssimo  bordado em ponto cruz.  Para produzir um maxi bordado conta-se com o e...
EVENTOS: 5º Japan Matsuri espera cerca de 20 mil v...   Considerado o maior evento da comunidade nikkei da região Oeste de São Paulo, acontece neste fim de semana (7 e 8), em Osasco (SP), a quinta...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *