SÃO PAULO: Para Nomura, administração do PT está deixando população de lado

Os temporais que desabaram sobre a capital paulista nos últimos dias trouxeram à tona velhos transtornos para os paulistanos. Além de inundações e alagamentos, a queda de árvores tem sido uma preocupação constante para quem mora em São Paulo. Somente no último dia 21, última pancada de chuva, a Prefeitura registrou 32 quedas de árvore na capital. Pinheiros, na zona oeste; Itaquera, na zona leste; Casa Verde, na norte; e Sé, no centro, foram os bairros mais afetados.

 

‘População está sendo deixada de lado pelo PT’, diz Nomura. Foto: arquivo

‘População está sendo deixada de lado pelo PT’, diz Nomura. Foto: arquivo

 

Autor do Projeto de Lei 165/2012 que prevê indenização por danos materiais causados por queda de árvores no município de São Paulo, o vereador Aurélio Nomura, líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo chama a atenção para o “desinteresse da administração municipal em investir no meio ambiente”. “Não existe investimento em pessoal capacitado, em equipamentos adequados, muito menos na manutenção e plantio de árvores novas em substituição das condenadas”, disse Nomura, acrescentando que “falta também manutenção e um mapeamento das árvores que necessitam de poda ou remoção”.

De acordo com o parlamentar, o objetivo do PL, que encontra-se em tramitação, é “oferecer aos cidadãos mecanismos mais ágeis para a reparação dos prejuízos materiais, contribuindo para a desobstrução da instância judiciária”.

“Além de a população sofrer com prejuízos físicos existem também os casos de danos materiais. Na rua Santo Antônio, ao lado da Câmara Municipal de São Paulo, por exemplo, uma árvore caiu sobre um carro e atingiu a fiação da rede de ônibus elétricos. O município tem culpa ao falhar na prestação de serviços de manutenção ao manter árvores em local e condições inadequados, sujeitas à queda diante de eventos da natureza, e tem responsabilidade civil ao se omitir no seu dever de dar segurança às condições de tráfego na via”, destaca o parlamentar, que cirtica o “descaso da administração petista” não só em relação ao meio ambiente.

 

“Na hora de elaborar um projeto, o prefeito simplesmente exclui a população”, diz Aurélio Nomura. Foto: divulgação.

“Na hora de elaborar um projeto, o prefeito simplesmente exclui a população”, diz Aurélio Nomura. Foto: divulgação.

 

Lei de Diretrizes – “A participação popular, a política de idosos e o fortalecimento das subprefeituras e a construção de áreas verdes na cidade também estão sendo deixados de lado”, diz Nomura, referindo-se ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2017 enviado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) à Câmara Municipal de São Paulo.

“O prefeito mais uma vez infringiu a Lei Complementar nº131/2009 que estabelece o incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos”, critica o parlamentar, explicando que, com base no PLDO aprovado pelo Legislativo, o Executivo elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte.

“Desde o início o prefeito tem falado que seu governo é transparente e aberto à participação popular e na hora de elaborar um projeto tão importante para a cidade ele simplesmente exclui a população e tira do projeto temas tão importantes para a sociedade”, afirmou.

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Curiosidade do karaokê   Ainda não se escreveu tudo a respeito dessa atividade artística. Não se sabe quantos a praticam – só se sabe que são milhares – nem o montan...
    RIO DE JANEIRO: Exposição de Ikebana encanta públi... Mais uma vez foi muito apreciada a Exposição da Escola Seiguetsu – Filial do Rio de Janeiro no Forte de Copacabana, Praça Coronel Eugênio Franco, 1, P...
    Elza Oda participa de exposições em Piracicaba A artista plástica Elza Oda participa de duas exposições na cidade de Piracicaba (SP). Uma delas é o 1º Salão de Aquarela, que fica em cartaz até 3 de...
    TÊNIS DE MESA: Circuito Fedeesp Butterfly incentiv... O Circuito Fedeesp Butterfly de Tênis de Mesa é um evento revolucionário que veio para somar, não para dividir ou gerar discórdia, respeitando as data...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *