SÃO ROQUE: Com Ciranda Cultural e banheiros químicos, Festival das Cerejeiras espera cerca de 20 mil visitantes

Com realização do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social e co-promoção do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista, Associação Cultural e Esportiva de Mairinque, Associação Mallet Golf Kokushikan e Cotia Seinem Renraku Kyoguikai, acontece neste fim de semana (1 e 2 de julho), no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque (SP), a 21ª edição do Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos.

 

Festival das Cerejeiras espera cerca de 20 mil visitantes neste fim de semana. Foto: Aldo Shiguti

 

O local, que passou por melhorias para receber a festa, possui mais de 400 pés de cerejeiras – a maioria da variedade Okinawa – que, anualmente, florescem nesta época de início do inverno. A expectativa do Coordenador do Evento, Celso Norimitsu Mizumoto, é que este ano o público deste ano supere ou pelo menos iguale a edição passada, quando cerca de 20 mil pessoas passaram pelo Kokushikan.

 

Visitantes aproveitam o dia ensolarado para contemplar os pés de cerejeiras no Kokushikan. Foto: Aldo Shiguti

 

Para isso, conforme antecipou o Jornal Nippak, foram programadas algumas novidades para o público, como as voltas do “trenzinho” e da exposição de produtos e maquinários agrícolas. A Praça de Alimentação também ficou mais ampla, passando de 30 para 37 barracas, além de 10 food trucks.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Jorge Yamashita, as mudanças podem ser percebidas já na entrada. “Montamos um novo mapa de distribuição dos veículos visando otimizar o espaço e facilitar a movimentação deles”, conta Yamashita.

Segundo Celso Mizumoto, a área do estacionamento também ficou maior, com mil vagas a mais, aumentando a  capacidade para 2500 veículos.

 

Cerimônia do chá é uma das atrações da programação. Foto: Aldo Shiguti

 

Banheiros químicos – Jorge Yamashita, que também é o 1º vice-presidente do Bunkyo, conta que os organizadores também estão atentos para uma antiga reclamação dos visitantes: o problema de congestionamento dos banheiros – principalmente os femininos. Para isso, foi ampliada as instalações com os banheiros químicos.

“Além disso, criamos um novo espaço para receber os nossos convidados especiais oferecendo a eles um local privilegiado para poder admirar a paisagem florida das cerejeiras”, disse Yamashita, acrescentando que os visitantesn também poderão participar da “Ciranda Cultural”, com a distribuição de tendas, cada qual com um evento cultural no meio das cerejeiras. “É uma forma de proporcionar mais interação entre o ambiente enfeitado pelas flores e as atividades culturais”, explicou.

 

Visitantes podem participar de diversas oficinas. Foto: Aldo Shiguti

 

Atrações – Destaque ainda para a programação artística, que terá shows de música e dança com artistas nikkeis e grupos de taiko e artes marciais. No sábado, presenças dos convidados internacionais Treasure Garden e a Dupla Delphina (Keiko e Yoko), que também estarão se apresentando no palco do 20º Festival do Japão, no São Paulo Expo. Também no sábado sobem ao palco os cantores Mariko Nakahira e Ricardo Nakase. No domingo, será a vez de Joe Hirata, Edson Saito e Y.ES Band, Sergio Tanigawa e Takeshi Nishimura, entre outros.

Tem ainda a Praça de Bazaristas, venda de flores e verduras produzidas na região e de mudas de cerejeiras cultivadas no Kokushikan.

 

Edson Saito e Y.ES Band é destaque no domingo. Foto: Aldo Shiguti

 

Destaque ainda para a demonstração da ginástica “Iki-Iki Taissô”, oficina de pipas com o mestre Ken Yamazato e horóscopo oriental com Teruo Hama. Será realizado também o Concurso Bunkyo de Fotografias tendo como prêmio três máquinas fotográficas da Fujifilm.

O Festival das Cerejeiras Bunkyos acontece nos dias 1 e 2 de julho, sábado e domingo, das 8h às 17h, com entrada franca (contribuição de R$ 20,00 por veículo que dá direito a concorrer ao sorteio de uma TV LCD).

O Bunkyo informa que, devido a grande procura, colocou um ônibus extra no domingo, que também teve sua lotação esgotada ainda nesta terça-feira.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    21º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos

    Quando: Dias 1 e 2 de julho de 2017, sábado e domingo, das 8h às 17h

    Onde: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku (Estrada do Carmo, 801 – São Roque – entrada pela Rodovia Bunjiro Nakao, km 48)

    Entrada franca.

    Colaboração por veículo: R$ 20,00 (concorra ao sorteio de um TV LCD)

    Informações: (11) 3208-1755

    www.bunkyo.org.br

     

     

    Related Post

    EXPOSIÇÃO: Takako Nakayama expõe no Centro Cultura...   O Centro Cultural da USP São Carlos promove a mostra Takako Nakayama: Caminhos, de 5 a 18 de novembro. A exposição, composta por desenhos, o...
    COMUNIDADE: JCI Brasil-Japão celebra sucesso do Re... Mais de 300 pessoas compareceram ao RevitaLiba, projeto idealizado pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo e organizado pela JCI Brasil-Japão no úl...
    JOOJI HATO: 2016 será um ano bastante especial É com satisfação que me dirijo aos amigos e leitores do Jornal Nippak para mais um balanço legislativo. Foram muitas e diversas as atividades em 2015,...
    RIBEIRÃO PIRES: Complexo da Torre de Miruku abre s... No início deste mês, o Complexo da Torre de Miruku, localizado em Ribeirão Pires (SP), abriu suas portas (e seu píer) para receber convidados da comun...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.