SAÚDE: Benefícios da prática do Kenko Taissô vira febre na Melhor Idade no Brasil

Fazer exercício físico é sem dúvida nenhuma um benefício em todas as idades, porém uma nova modalidade vem conquistando cada vez mais adeptos nas quadras em todo o Brasil, o Kenko Taissô. Importada do Japão em 2005, trazida pela professora Toshie Kawazoe e Hiroshi Kawazoe residentes em Ribeirão Pires (SP), a modalidade Kenko (Saúde) Taisso (Ginástica) é originalmente da Universidade de Shizuoka, da cidade de Hamamatsu, do Zen Nihon Kenko Ongaku Kenkyukai tendo como presidente a professora Chiyoko Saito. A modalidade também vem tomando espaço em apresentações nas manifestações culturais da comunidade japonesa.

O Jornal Nippak entrevista a professora Toshie Kawazoe que explica porque o Kenko Taissô vem conquistando os brasileiros. “É uma ginástica que se apoia no tripé de corpo, alma e cérebro”, afirma. “Qualquer pessoa pode praticar, em qualquer lugar aliando várias modalidades de exercícios tais como articulações, aeróbico, alongamento, estimulação, recreação, rítmico, prevenção de queda e ginástica de expressão”, destaca a sensei Kawazoe.

 

"A modalidade está difundida entre nikkeis e brasileiros da terceira idade, e é uma das soluções na prevenção de doenças e na melhora na qualidade de vida" (foto: Luci Judice Yizima)

“A modalidade está difundida entre nikkeis e brasileiros da terceira idade, e é uma das soluções na prevenção de doenças e na melhora na qualidade de vida” (foto: Luci Judice Yizima)

 

“O Kenko Taissô movimenta o corpo ao som de melodias que estão saudosamente em nossa memória. Enquanto executamos repetidamente os movimentos fáceis, pensamos no que vem na sequência, e fazemos o uso do cérebro para lembrá-los, cerca de 400 músicas. A tensão e a concentração não percebidas no dia a dia fazem com que o cérebro seja mais ativado e nos leva ao equilíbrio e ao bem estar. Também aumenta a capacidade de ressocializar e fazer novas amizades”, destaca a mestra precursora do Kenko Taissô no Brasil, Toshie Kawazoe.

“Hoje a modalidade está presente em bairros de São Paulo como: Tremembé, Parque de Carmo, Aclimação, Vila Moraes, Praça da Árvore, Campo Limpo, Okinawa Kenjinkai, Vila Mariana, Shimane Kenjinkai, Nippon Country, São Judas, Ipélandia, Itaquera, Três Coroas, Holines, Liberdade. Também município de Registro, Jundiaí, Osasco, Ribeirão Pires, Arujá, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Santo André e em Brasília. Temos atualmente 50 grupos. A modalidade está difundida entre nikkeis e brasileiros da terceira idade, e é uma das soluções na prevenção de doenças e na melhora na qualidade de vida. O que mais vemos são idosos com cada vez mais vontade de viver e vencendo as barreiras impostas pelo avanço da idade. As atividades são benéficas, aumentando a resistência e a força muscular, que são necessárias para atividades comuns do dia a dia”, garante sensei Kawazoe.

 

Equipe Nippon Country Club em Arujá (foto: Luci Judice Yizima)

Equipe Nippon Country Club em Arujá (foto: Luci Judice Yizima)

 

A aluna Shizue Arai de 79 anos de idade, pratica Kenko Taissô no Enkyo a um ano, e fala da satisfação dos resultados. “Antes não tinha tempo para dedicar a ginástica, pois trabalhava muito na farmácia e cuidava da minha mãe”, conta. “Agora estou aposentada, pratico Kenko Taissô a um ano e me sinto revigorada. Fiz muitas amizades, estou com muita saúde e tenho qualidade de vida, que é o mais importante”, orgulha-se Shizue.

De modo geral, a ginástica pode trazer respostas musculares muito rápidas e eficientes, sendo ideal para o combate a doenças comuns que atingem a melhor idade: osteoporose, ligamentos e tendões fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação motora, entre outras. Fazer exercício físico é sem dúvida nenhuma um benefício em todas as idades, auxiliando sempre na manutenção saúde, bem-estar e qualidade de vida.

De acordo com Kawazoe, ao praticar Kenko Taissô, além de combater a obesidade, colesterol, hipertensão evita e retarda o surgimento de diabetes, melhora também a capacidade aeróbica (respiração), sendo possível reduzir a perda de massa óssea e em alguns casos até recuperá-la. Também são fatores determinantes para diminuir o risco de quedas e possíveis fraturas. A autoestima das pessoas melhora muito, pois se sentem capazes e independentes, produzindo neles a sensação de bem estar e estimulando a superação de pequenos desafios, deixando longe deles a depressão.

Durante anos de atividades a Associação Cultural e Assistência Social Kenko Hyogen Taissô do Brasil, afiliada do Japão, vai dar início em 28 de fevereiro de 2015, no Fukushima Kenjinkai, o curso para sub instrutor, uma vez por mês, durante 1 ano e 2 meses, ministrado pela sensei Toshie Kawazoe, com diplomação para os aprovados. A entrega dos diplomas será feita em maio de 2016, pela presidente Chiyoko Saito, a professora Yoko Matsumoto e o professor Eiji Toyota vindos especialmente do Japão.

(Luci Júdice Yizima)

 

Serviço:

Aulas no bairro da Liberdade

Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

Rua São Joaquim, 381 – Sala de Exposição

Toda 4ª feira das 10h às 12h

 


 

Esperança Fujin kai

Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

Rua São Joaquim, 381- 5º Andar – Sala de Esperança.

5a feira das 10:00hs ás 11:30

 


 

 

Enkyo

Rua Fagundes, 121

Toda 4ª feira das 10h30 ás 11h30

Toda 6ª feira das 09h30 ás 10h30

 


 

 

Saga Kenjinkai do Brasil

Rua Pandiá Calógenas, 108

Toda 2ª feira das 10h às 12h

 


 

 

Jykuren – Federação dos Anciões

Rua Siqueira Campos, 134

Todo Sábado das 08h às 10h e das 10h às 12h

 


 

 

Shizuoka Kenjinkai do Brasil

Rua Vergueiro, 193

Toda 5ª feira das 09h30 às 11h30

 


 

 

Fukushima Kenjinkai do Brasil

Rua da Glória, 721

Toda 2ª feira das 13h às 16h (alunos avançados)

 


 

 

Okinawa Kenjinkai do Brasil

Rua Tomas de Lima, 72

Toda 6ª feira das 07h ás 08h

 


 

 

kenko-taissoAssociação Kenko Taissô do Brasil

ブラジル健康体操協会

Sucursal Brasileiro de ZEN KEN ON do Japão

Mais Informações tel.: (11) 4828-3611 (Kawazoe)

E-mail: kenkotaisso@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CIDADES/JABOTICABAL: 29ª Exposição Nacional de Orq...   A Prefeitura de Jaboticabal, a Câmara Municipal e Associação Jaboticabalense dos Orquidófilos realizam nesta sexta, sábado e domingo (de 7 a...
RIO DE JANEIRO: Moti Tsuki encerra 2013 na Associa...   A Associação Nikkei do Rio de Janeiro finalizou seus eventos em 29 de dezembro de 2013 com animado Moti Tsuki na sede da Rua Cosme Velho, 11...
SOCIAL: Inauguração dos novos Centro Cirúrgicos e ... ENKYO – Com a presença de autoridades, entre eles o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, e politicos, como o deputado estadual Jooji ...
PALESTRA: Especialista internacional discute a rel... Dr. Rajaram Panda estará nas Faculdades Integradas Rio Branco   As Faculdades Integradas Rio Branco recebem no próximo dia 16 de agosto, quar...

2 Comments

  1. Boa Tarde!

    Poderiam por favor me informar, o endereço da atividade na Praça da Arvore e São Judas?
    Obrigada,
    Rosa.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *