SAÚDE: Nishimoto quer criar o programa de prevenção de isquemia cerebral

O deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) está trabalhando pela aprovação do Projeto de Lei 237/2009, que institui o Programa Estadual de Isquemia Cerebral e Recuperação de Sequelas dela decorrentes. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo e já recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde do legislativo.

A isquemia cerebral é a forma de AVC (Acidente Vascular Cerebral), decorrente da insuficiência no fluxo sanguíneo no cérebro, causada por obstrução de vasos sanguíneos. Entre os principais sintomas estão: dor de cabeça muito forte, acompanhada de náuseas ou vômitos, fraqueza ou dormência, geralmente de um dos lados do corpo, paralisia (dificuldade ou incapacidade de movimentação), perda súbita da fala ou dificuldade de se comunicar, perda ou dificuldade de visão, tontura, perda de equilíbrio ou de coordenação e confusão mental.

O deputado estadual Helio Nishimoto (foto: divulgação)

 

De acordo com o projeto de Nishimoto, a Secretaria de Estado da Saúde será responsável pela coordenação do programa que terá parceria com as secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação.

“O objetivo é chamar a atenção da população para o problema, desenvolvendo ações como a Semana Estadual de Prevenção da Isquemia Cerebral e Recuperação das Sequelas dela decorrentes, nas unidades de saúde de todas as cidades paulistas”, afirma Hélio Nishimoto.

Assim, o paciente que apresentar qualquer fator de risco será orientado sobre programas de exercícios físicos, hábitos alimentares saudáveis, males do tabagismo e, quando necessário, solicitados exames laboratoriais de análises sanguíneas e de imagens (tomografia computadorizada de encéfalo, ultrassonografia ou outros que se mostrarem necessários).

“Tenho certeza que a criação do programa estadual vai auxiliar na prevenção dessa doença tão grave e recorrente”, finaliza o deputado.

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

20º FESTIVAL DO JAPÃO: Representante da Bahia venc... Larissa Lopes Mano, representante da Bahia, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, foi eleita a mais bela nipo-brasileira no concurso de beleza...
TOCANTINS: Embaixada japonesa doa equipamentos hos...   O HGPP – Hospital Geral Público de Palmas foi contemplado na tarde dessa segunda-feira, 28, com 06 instrumentos de respiração artificial e 0...
EVENTO: Hospital Santa Cruz reforça parceria com U... A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Universidade de Tsukuba (UT), Hospital Santa Cruz (HSC) e Japan Society for Promotion of Science (JSPS) realiz...
Alimentos Saudáveis por ERIKA MIZUTANI: Tomar caf...   Bom dia! Vocês sabiam que o café possui uma substancia chamada Tanino. Esta substancia reduz a absorção de uma vitamina muito importante, a ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *