SAÚDE: Nishimoto quer criar o programa de prevenção de isquemia cerebral

O deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) está trabalhando pela aprovação do Projeto de Lei 237/2009, que institui o Programa Estadual de Isquemia Cerebral e Recuperação de Sequelas dela decorrentes. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo e já recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde do legislativo.

A isquemia cerebral é a forma de AVC (Acidente Vascular Cerebral), decorrente da insuficiência no fluxo sanguíneo no cérebro, causada por obstrução de vasos sanguíneos. Entre os principais sintomas estão: dor de cabeça muito forte, acompanhada de náuseas ou vômitos, fraqueza ou dormência, geralmente de um dos lados do corpo, paralisia (dificuldade ou incapacidade de movimentação), perda súbita da fala ou dificuldade de se comunicar, perda ou dificuldade de visão, tontura, perda de equilíbrio ou de coordenação e confusão mental.

O deputado estadual Helio Nishimoto (foto: divulgação)

 

De acordo com o projeto de Nishimoto, a Secretaria de Estado da Saúde será responsável pela coordenação do programa que terá parceria com as secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação.

“O objetivo é chamar a atenção da população para o problema, desenvolvendo ações como a Semana Estadual de Prevenção da Isquemia Cerebral e Recuperação das Sequelas dela decorrentes, nas unidades de saúde de todas as cidades paulistas”, afirma Hélio Nishimoto.

Assim, o paciente que apresentar qualquer fator de risco será orientado sobre programas de exercícios físicos, hábitos alimentares saudáveis, males do tabagismo e, quando necessário, solicitados exames laboratoriais de análises sanguíneas e de imagens (tomografia computadorizada de encéfalo, ultrassonografia ou outros que se mostrarem necessários).

“Tenho certeza que a criação do programa estadual vai auxiliar na prevenção dessa doença tão grave e recorrente”, finaliza o deputado.

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MAKE VERÃO: Como adequar a maquiagem às tendências...   Por Yumi Kataoka   Make Verão - Para o dia   Como referência nos grandes desfiles, vimos que a utilização de cores met...
MISS: Minas Gerais elege sua representante para o ... A estudante Isadora Mitsue Rincon, de 16 anos, foi eleita a Miss Nikkey Minas Gerais e representará o Estado no concurso nacional, que acontece em jul...
MISS: Inscrições para o 8º Miss Akimatsuri entram ... As inscrições para o concurso Miss Akimatsuri entraram na reta final. Os cadastros, que são gratuitos, podem ser feitos até 13 de março (domingo). Jov...
Beleza by YUMI KATAOKA: Look Nude Eyes prático par...   Olá meninas, Para você que quer um look sofisticado e prático e poder abusar de um batom mais forte, aqui fica a dica de um look perfeito. &...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *