SAÚDE: Projeto Jica Guatemala é apresentado durante evento em SP

A Associação Paulista de Medicina (APM) promoveu, de 2 a 9 de dezembro, em sua sede, na Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278, em São Paulo, através do Programa CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar – o evento “CQH 2016 – Encontro dos Grupos do Nageh – Benchmarking em Saúde”. A abertura contou com a presença do presidente da Abrampas,  Antônio Eduardo Fernandes D’Aguiar.

 

Apresentação do Projeto Jica Guatemala contou com a presença do diretor do hospital de Guatemala. Foto: divulgação

 

Os grupos de estudos do Núcleo de Apoio à Gestão Hospitalar (Nageh) do CQH são formados por profissionais de diferentes hospitais e visam estimular a troca de informação e melhoria da qualidade dos serviços, por meio da criação, padronização e validação de indicadores de desempenho hospitalar.

São grupos abertos formados por hospitais interessados e organizações indicadas. Os grupos são um dos diferenciais do programa CQH, uma vez que estimula que o programa não seja utilizado apenas como ferramenta de avaliação, mas também como caminho para a construção de um Modelo de Excelência em Gestão.

A contribuição deste núcleo ocorre pelo estímulo ao aprendizado organizacional, a gestão baseada em dados e fatos e a orientação por processos, gerando valor e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços de saúde.

O Encontro foi dividido em Enfermagem, Clientes, Iras (Infecção Relacionada à Assistência à Saúde), Gestão de Pessoas, Hotelaria e Indicadores Clínicos.

No dia 5, foi apresentado o Projeto Jica Guatemala, que vem sendo realizado desde 2012 e tem como meta a melhoria da gestão hospitalar do Hospital Regional De El Quiché-HRQ.

O Hospital Regional De El Quiché-HRQ está situado na Guatemala, no Departamento de Quiché, na cidade de Santa Cruz, distante 160 km da Cidade de Guatemala, capital do país.

O Hospital Regional de Quiche tem 171 leitos no total e é considerado um hospital de nível terciário.

O projeto desenvolveu-se através de parceria entre o CQH-Programa de Compromisso com a Qualidade e o Proahsa – Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde do Hospital das Clinicas da FMUSP patrocinado pela Jica (Japan International Cooperation Agency).

 

Modelo – Nestes 4 anos foram realizados treinamentos na Guatemala e no Brasil a gestores do HRQ com o objetivo de consolidar e disseminar a metodologia CQH para a melhoria da qualidade assistencial.

Após 4 anos de projeto o Hospital Regional De El Quiché-HRQ tornou-se referência para o Ministério da Saúde da Guatemala como modelo de gestão assistencial.

O projeto prosseguirá até 2020 quando o Ministério da Saúde da Guatemala espera ter implantado o Modelo CQH em todos os hospitais públicos da Guatemala.

Para apresentar os resultados obtidos ate o presente estiveram presentes o diretor administrativo do Hospital Regional de Quiche , Ronaldo Alvarado e a coordenadora de projetos da Jica Guatemala, Lourdes Acjip.

 

 

Related Post

COMUNIDADE BRASILEIRA NO JAPÃO: Press Awards Japão... A segunda edição do Brazilian International Press Award Japão será realizada este ano no dia 19 de julho, na capital japonesa. O evento tem como objet...
A SAMURAI: Campanha para viabilizar graphic novel ... Imagine-se no Japão, meados do período Edo. Você é uma menina que, ainda muito pequena, foi vendida para o okiya (casa das gueixas) para ser doutrinad...
COMUNIDADE: Reimei Yoshioka é condecorado pelo gov... O professor Reimei Yoshioka foi o Condecorado da Primavera deste ano pelo governo japonês. Ele foi agraciado com a medalha Ordem do Sol Nascente, Raio...
AMAZÔNIA: Imigração japonesa na Amazônia merece ma... Por Heitor Shimizu, de Tóquio   Hiroaki Maruyama, da Universidade Rikkyo, destaca que a presença de japoneses, apesar do pequeno número, f...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *