SAÚDE: TREINAMENTO DO HOSPITAL NIPO-BRASILEIRO COMPARTILHA CONHECIMENTOS SOBRE SEPSE

O Dia Mundial da Sepse foi lembrado no dia 13 de setembro. Para marcar essa data, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) promoveu o Treinamento Institucional “O Valor da Vida! O Tempo é Agora”, reunindo cerca de 100 profissionais da instituição, com palestras e apresentação de estudos sobre a doença.

A sepse é um enorme de problema de saúde pública no mundo, com incidência crescente. Embora os números reais não sejam conhecidos, estima-se entre 15 a 17 milhões de casos de sepse por ano no mundo, e cerca de 670 mil no Brasil.

 

Evento reuniu cerca de 100 profiissionais da instituição. Foto: divulgação

Evento reuniu cerca de 100 profiissionais da instituição. Foto: divulgação

 

A letalidade brasileira é elevada. Recentemente, um estudo conduzido pelo ILAS (Instituto Latino-Americano da Sepse) em 227 unidades de terapia intensiva no Brasil, concluiu que 30% dos leitos de UTI estão ocupados por pacientes com sepse, e a taxa de letalidade é de 55%. Dessa maneira, é importante alertar os profissionais de saúde para a gravidade do problema.

“A mortalidade por sepse é alta, até pelo desconhecimento dos próprios profissionais de saúde. Todos precisam ter a necessária humildade e compreensão de que o importante é lutar pelo nosso paciente. Além da conscientização sobre a gravidade da sepse, disponibilizamos informações técnicas nestes eventos, que são promovidos por uma equipe multidisciplinar”, afirmou o Dr. Walter Amauchi, superintendente geral do HNB.

 

O superintendente geral do HNB, Walter Amauchi. Foto: divulgação

O superintendente geral do HNB, Walter Amauchi. Foto: divulgação

 

Sobre a sepse – A sepse é uma condição de risco de vida que surge como resposta do corpo a uma infecção, danificando os seus próprios tecidos e órgãos. Ao invés de uma infecção local causar uma inflamação local, que seria a resposta apropriada a uma infecção, agora temos uma resposta inflamatória sistêmica à infecção. A sepse é a principal causa de morte por infecção em todo o mundo, apesar dos avanços da medicina moderna, como vacinas, antibióticos e cuidados intensivos. Milhões de pessoas ao redor do mundo morrem de sepse todos os anos. (Fonte: ILAS – Instituto Latino-Americano de Saúde).

 

Sobre o HNB – Inaugurado em 1988  e considerado hoje um dos hospitais de referência em todo o Estado de São Paulo, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB), localizado no Parque Novo Mundo, em São Paulo – SP, conta com uma moderna estrutura de atendimento integrada por 243 leitos  divididos em apartamentos e enfermaria, duas UTI’s  Geral, UTI Neonatal e  UTI Coronariana, Centro Cirúrgico com seis salas, Maternidade, Pediatria e Berçário.

Apoiado em indicadores que confirmam sua condição de referência hospitalar regional, o Hospital Nipo-Brasileiro apresenta um perfil operacional integrado por 243 leitos, 9 salas de cirurgias, 55 consultórios ambulatoriais, 18 consultórios no Pronto Atendimento; serviços médico-hospitalares em 30 especialidades; 23 leitos de UTI; 10 leitos de UCO e 17 leitos de neonatal.

 

 

 

 

Related Post

NESTE SÁBADO: HOSPITAL SANTA CRUZ REALIZA 1º FORUM... O Hospital Santa Cruz realizará neste sábado (3), das 8 às 18 horas, no auditório do HSC (zona Sul de São Paulo) o 1º Forum de Anestesia em Oftalmolog...
SAÚDE – UNIFESP recruta voluntários A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, oferece vagas para voluntários nas...
SILVIA IN TOKYO: PRODUTOS BÁSICOS FICAM MAIS CAROS... PRODUTOS QUE PERMANECIAM INALTERADOS HÁ 41 ANOS NÃO RESISTEM À INFLAÇÃO.     Chocolates da Lotte sofrem reajustes pela 1ª vez em 41 ...
FORÇAS ARMADAS: Jamil Ono prestigia posse do gener... O prefeito de Andradina (SP), Jamil Ono (PT) participou, no último dia 28, no Quartel General da 11ª Região Militar, em Brasília, da passagem de cargo...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *